O ensino de sociologia no Brasil [recurso eletrônico] : as construções de sentido da disciplina entre os anos 1920 e 1940
Vinicius Carvalho Lima
TESE
Português
T/UNICAMP L628e
[Teaching sociology in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Para tanto, nos interessa investigar a relação entre a produção e a sistematização do conhecimento sociológico no Brasil e os momentos de reconhecimento institucional da disciplina nos...
Ver mais
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Para tanto, nos interessa investigar a relação entre a produção e a sistematização do conhecimento sociológico no Brasil e os momentos de reconhecimento institucional da disciplina nos currículos escolar e acadêmico. Especificamente, com a intenção de capturar sentidos do Ensino de Sociologia entre as décadas de 1920-1940, a pesquisa investiga e relaciona o debate em torno da presença da disciplina na escola básica e seu surgimento no espaço acadêmico. Nossa hipótese centra-se na ideia de que, no período destacado, estabeleceu-se uma disputa em torno do estabelecimento de sentidos ¿ conectados ora à escola, ora à universidade - para sistematização do conhecimento sociológico no Brasil. Nos interessa, sobretudo, investigar os pontos de aproximação e de distanciamento entre tais sentidos e os porquês destas movimentações. Em outras palavras, como operam os processos de aceitação ou recusa da disciplinarização escolar e acadêmica da Sociologia, vistas a partir dos documentos curriculares oficiais, das reformas do ensino secundário e do debate em torno do retorno da disciplina ao currículo e como, de fato, tal processo se dá no período destacado. Pretendemos identificar - através do mapeamento dos espaços de produção e debate, portanto da circulação das ideias - como diferentes concepções de Sociologia e Educação acabaram por produzir diferentes sentidos sobre o ensino e a pesquisa em Sociologia
Ver menos
Abstract: This thesis aims to investigate aspects of the institutionalization of social sciences in Brazil. Therefore, we are interested in investigating the relationship between the production and the systematization of sociological knowledge in Brazil and the moments of institutional recognition...
Ver mais
Abstract: This thesis aims to investigate aspects of the institutionalization of social sciences in Brazil. Therefore, we are interested in investigating the relationship between the production and the systematization of sociological knowledge in Brazil and the moments of institutional recognition of the discipline in the academic and academic curricula. Specifically, with the intention of capturing meanings of Sociology Teaching between the decades of 1920-1940, the research investigates and relates the debate around the presence of the discipline in the basic school and its emergence in the academic space. Our hypothesis is centered on the idea that, in the period under review, a dispute was established around the establishment of meanings - connected either to the school or to the university - to systematize sociological knowledge in Brazil. We are mainly interested in investigating the points of approximation and distance between these senses and the reasons for these movements. In other words, how do the processes of acceptance or refusal of the academic and academic discipline of Sociology operate, seen from the official curricular documents, the reforms of the secondary education and the debate about the return of the discipline to the curriculum and how, this process takes place during the highlighted period. We intend to identify - through the mapping of spaces of production and debate, therefore of the circulation of ideas - as different conceptions of Sociology and Education ended up producing different meanings about teaching and research in Sociology
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Chaguri, Mariana Miggiolaro, 1983-
Orientador
Handfas, Anita
Avaliador
Meucci, Simone
Avaliador
Paixão, Alexandro Henrique, 1978-
Avaliador
Silva, Mário Augusto Medeiros da, 1982-
Avaliador
O ensino de sociologia no Brasil [recurso eletrônico] : as construções de sentido da disciplina entre os anos 1920 e 1940
Vinicius Carvalho Lima
O ensino de sociologia no Brasil [recurso eletrônico] : as construções de sentido da disciplina entre os anos 1920 e 1940
Vinicius Carvalho Lima