Modelo para análise ex-ante de políticas de logística urbana baseadas em centros de distribuição urbanos [recurso eletrônico] : uma abordagem utilizando dinâmica de sistemas
Reinaldo Daniel Fioravanti
TESE
Português
T/UNICAMP F511m
[Model for ex-ante analysis of urban logistics policies based on urban distribution centers]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Orlando Fontes Lima Junior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O aumento do número de veículos de carga nos centros urbanos causa diversas externalidades negativas sob os aspectos financeiro, ambiental e econômico; como o aumento dos congestionamentos e das emissões de gases de efeito estufa, e a deterioração acelerada da infraestrutura. Por outro lado,...
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Resumo: O aumento do número de veículos de carga nos centros urbanos causa diversas externalidades negativas sob os aspectos financeiro, ambiental e econômico; como o aumento dos congestionamentos e das emissões de gases de efeito estufa, e a deterioração acelerada da infraestrutura. Por outro lado, os custos da chamada última milha representam ao redor de 28% dos custos totais da cadeia de suprimentos das empresas, por isso, a formulação de políticas públicas que buscam melhorar o desempenho da logística urbana tem ganhado importância nas agendas dos gestores públicos. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de propor um modelo para apoiar a formulação de políticas públicas de logística urbana com ênfase nos Centros de Distribuição Urbanos (CDUs). O método usado é a simulação matemática contínua baseado em dinâmica de sistemas que incorpora elementos de gestão da cadeia de suprimentos. O modelo contém dois níveis: nível estratégico (NEST), o qual tem o objetivo de avaliar o retorno econômico dos CDUs e de outras medidas ao longo do tempo e o nível operacional (NOPE), que permite estimar o retorno financeiros dos CDUs sob diferentes tipos de parcerias público-privadas (PPPs). Os resultados indicam que os CDUs são soluções robustas sob os aspectos econômicos e ambientais e podem reduzir tanto os custos logísticos das empresas como as emissões de CO2, e superam outras políticas em vários cenários; no entanto, os CDUs se aplicam principalmente em cidades que atingiram níveis de congestionamento críticos. Finalmente, embora a sustentabilidade financeira dos CDUs seja de difícil alcance, as simulações indicam que a escolha da melhor modalidade de parceria com o setor privado, incluindo o tipo de contrato de PPP, pode equilibrar os riscos e reduzir os recursos públicos envolvidos. Finalmente, propõe-se um procedimento para a replicação do modelo, bem como um marco para o desenho de políticas públicas de logística urbana focadas nos CDUs
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Abstract: The increase in the number of freight vehicles in urban areas causes several negative externalities on the financial, environmental and economic aspects, such as increased congestion and greenhouse gas emissions, and accelerated deterioration of infrastructure. On the other hand, the costs...
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Abstract: The increase in the number of freight vehicles in urban areas causes several negative externalities on the financial, environmental and economic aspects, such as increased congestion and greenhouse gas emissions, and accelerated deterioration of infrastructure. On the other hand, the costs of the so-called last mile logistics represent around 28% of the total supply chain costs for private companies, therefore, the formulation of public policies to improve the performance of urban logistics has gained importance in the agenda of policy makers and public administrators. In this context, the purpose of this work is to propose a model to support the formulation of public policies focused on urban logistics, with emphasis on Urban Distribution Centers (UDCs). The method used is mathematical simulation based on System Dynamics and incorporates elements of supply chain management. The model has two levels: the strategic level (NEST), which aims to assess the economic return of UDCs over time vis a vis other policies; and the operational level (NOPE), which evaluates the financial return of UDCs under different types of Public-Private partnerships (PPPs). The results, measured by total logistics costs and CO2 emissions, indicate that the UDCs are robust solutions from the economic and environmental perspective, and can reduce both logistics costs and emissions and outperform other policies. However, the UDCs are mostly feasible in cities that have reached critical congestion levels. Finally, while the financial sustainability of UDCs is difficult to achieve, the simulations indicate that choosing the best partnership scheme with the private sector (type of PPP contract) can contribute to balance the risks and reduce the public resources involved. Finally, a procedure for the replication of the model is proposed, as well as a framework for the design of public policies on urban logistics focused on UDCs
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Orientador
Costa, Diogenes Cortijo, 1951-
Avaliador
Silva, Iris Bento da, 1950-
Avaliador
Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
Avaliador
Modelo para análise ex-ante de políticas de logística urbana baseadas em centros de distribuição urbanos [recurso eletrônico] : uma abordagem utilizando dinâmica de sistemas
Reinaldo Daniel Fioravanti
Modelo para análise ex-ante de políticas de logística urbana baseadas em centros de distribuição urbanos [recurso eletrônico] : uma abordagem utilizando dinâmica de sistemas
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