Espaços e masculinidades em Nagisa Oshima [recurso eletrônico] : Tabu e Furyo = Spaces and masculinities in Nagisa Oshima: Taboo and Merry Christmas Mr. Lawrence
Pedro de Araujo Nogueira Tinen
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T493e
[Spaces and masculinities in Nagisa Oshima]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Em dois de seus últimos filmes ¿ Furyo (Merry Christmas Mr. Lawrence, 1983) e Tabu (Gohatto, 1999) ¿ Nagisa Oshima tornou a explorar as intersecções entre sexualidade e a história do Japão. Neles, as espacialidades se tornam um lugar privilegiado da figuração do tempo histórico e de...
Ver mais
Resumo: Em dois de seus últimos filmes ¿ Furyo (Merry Christmas Mr. Lawrence, 1983) e Tabu (Gohatto, 1999) ¿ Nagisa Oshima tornou a explorar as intersecções entre sexualidade e a história do Japão. Neles, as espacialidades se tornam um lugar privilegiado da figuração do tempo histórico e de masculinidades em crise. Este estudo analisou ambos os filmes, observando como o militarismo de suas prisões e quartéis produz um espaço enclausurado e teatralizado, lócus de uma sexualidade reprimida, onde a homossocialização, a violência e a atração sexual são encenadas, onde o olhar se torna tanto um veículo de desejo quanto de controle sobre o outro
Ver menos
Abstract: In his last two films ¿ Taboo (Gohatto, 1999) and Merry Christmas Mr. Lawrence ¿ Nagisa Oshima explored once more the intersection between sexuality and the history of Japan. In both of them, its spacial configurations become a privileged place for the figuration of time and of...
Ver mais
Abstract: In his last two films ¿ Taboo (Gohatto, 1999) and Merry Christmas Mr. Lawrence ¿ Nagisa Oshima explored once more the intersection between sexuality and the history of Japan. In both of them, its spacial configurations become a privileged place for the figuration of time and of masculinities in crisis. This study analyses both films, observing how the militarism of its prisons and barracks produces an enclosed and theatrical space, locus of a repressed sexuality, where violence, sexual attraction and a homosocialization are staged, where the gaze becomes a vehicle for sexual desire and for the desire of control
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Espaços e masculinidades em Nagisa Oshima [recurso eletrônico] : Tabu e Furyo = Spaces and masculinities in Nagisa Oshima: Taboo and Merry Christmas Mr. Lawrence
Pedro de Araujo Nogueira Tinen
Espaços e masculinidades em Nagisa Oshima [recurso eletrônico] : Tabu e Furyo = Spaces and masculinities in Nagisa Oshima: Taboo and Merry Christmas Mr. Lawrence
Pedro de Araujo Nogueira Tinen