"In-Between" - o mundo comum entre Hannah Arendt e Karl Jaspers [recurso eletrônico] : da existência política ao exemplo moral
Igor Vinícius Basílio Nunes
TESE
Português
T/UNICAMP N922i
["In-Between" - the common world between Hannah Arendt and Karl Jaspers]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (259 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Yara Adario Frateschi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho reestrutura os principais conceitos políticos e morais do pensamento de Hannah Arendt ao aproximá-los argumentativamente da filosofia existencial de Karl Jaspers. A tese se divide em dois eixos que formam a sua centralidade problemática. No primeiro eixo, defendo que a formação...
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Resumo: Este trabalho reestrutura os principais conceitos políticos e morais do pensamento de Hannah Arendt ao aproximá-los argumentativamente da filosofia existencial de Karl Jaspers. A tese se divide em dois eixos que formam a sua centralidade problemática. No primeiro eixo, defendo que a formação política de Arendt, a partir dos anos de 1930, bem como a consequente criação de seus próprios termos teóricos e filosóficos na década de 1950, entram em comunicação privilegiada com as reflexões jasperianas para a definição do que representaria, para a autora, por exemplo, a existência política dos homens no mundo. Nesse contexto, destaco e desenvolvo os significados das experiências humanas e mundanas da pluralidade, da natalidade, da liberdade e as disposições afetivas envolvidas e caracterizantes do emblema político arendtiano do amor mundi. No segundo eixo, defendo que os conceitos morais utilizados por Arendt a partir de 1960, desde o julgamento e a punição do burocrata nazista Adolf Eichmann, podem ser iluminados por meio da figura pessoal de Jaspers. Assim, apresento Jaspers como um modelo exemplar nos textos arendtianos, sobretudo nos escritos em que a figura pessoal e a filosofia jasperianas aparecem vinculadas às categorias do pensamento subversivo e da mentalidade alargada, tais como são definidas por Arendt com recorrência a Sócrates e a Kant, respectivamente. Durante as discussões presentes nos dois eixos, faço interligações entre o âmbito da ética e o da política na teoria arendtiana, além de debater os motivos pelos quais Jaspers é um legítimo kantiano para ela. Dessa maneira, a hipótese cardeal elaborada e disposta nesta tese de doutorado é a de que, tendo em conta a comprovação do diálogo contínuo entre as filosofias de Jaspers e de Arendt - isso somado à constatação da escassa produção bibliográfica de fontes secundárias sobre esse tema -, seria possível demarcar novas perspectivas de interpretação e novos contornos de sentidos e significados às preocupações políticas e morais arendtianas. De modo geral, portanto, proponho explicar de quais maneiras e em quais medidas a teoria existencial de Jaspers preparou Arendt para os temas políticos e a provocou para imaginar exemplos éticos, sem, no entanto, fazer dela uma simples discípula dele. De modo mais específico, num primeiro momento, o trabalho rastreia a gênese da preocupação com a pluralidade humana nas obras de Arendt e, ao discutir sobre isso, revela uma semelhante noção de humanidade nas teorias de ambos os autores. Essa concepção peculiar de humanidade, por sua vez, orienta o trabalho até a tese sobre o conceito de amor em Agostinho, de Arendt, e se finca como um elemento central para interpretar esse escrito de 1929. Uma vez inserido nos temas da tese de doutorado de Arendt, sustento em sequência que as filosofias de Jaspers e de Arendt são teorias sobre o tempo presente, tempo no qual se atualizam a natalidade e a liberdade humanas, seja esta última interpretada quer pelo espectro político quer pelo espectro existencial. Num segundo momento, argumento que existe um circuito de afetos vinculado a essas filosofias que lidam com o tempo presente, com o agora, e, não obstante, discuto e repenso o termo amor mundi pela via das disposições afetivas retiradas das obras de Arendt. Por fim, num terceiro momento, o trabalho estabelece uma conexão entre as reflexões morais e políticas arendtianas: que seria o método do pensamento vicário, ou seja, o modo de pensar sobre as experiências mundanas fazendo as vezes de um "quem", de um alguém, visitando perspectivas alheias e diversas
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Abstract: This work restructures the main political and moral concepts of Hannah Arendt's thinking by approaching them argumentatively to the existential philosophy of Karl Jaspers. The thesis is divided into two axes that form its problematic centrality. In the first axis, I argue that Arendt's...
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Abstract: This work restructures the main political and moral concepts of Hannah Arendt's thinking by approaching them argumentatively to the existential philosophy of Karl Jaspers. The thesis is divided into two axes that form its problematic centrality. In the first axis, I argue that Arendt's political formation beginning in the 1930's, as well as the consequent creation of her own theoretical and philosophical terms in the 1950's, enter into a privileged communication with the Jasperian reflections for the definition of what would represent, for Arendt, for example, the political existence of men in the world. In this context, I highlight and develop the meanings of the human and worldly experiences of plurality, natality, freedom and the affective dispositions involved and characterizing the Arendtian political emblem of amor mundi. On the second axis, I argue that the moral concepts used by Arendt since 1960, from the trial and punishment of the Nazi bureaucrat Adolf Eichmann, can be enlightened through the personal figure of Jaspers. Thus, I present Jaspers as an exemplary model in the Arendtian texts, especially in the writings in which the Jasperian personal figure and philosophy appears linked to the categories of subversive thinking and the enlarged mentality, as defined by Arendt with recurrence to Socrates and Kant, respectively. During the discussions in the two axes, I make interconnections between the scope of ethics and politics in Arendtian theory, as well as discussing the reasons why Jaspers is an authentic disciple of Kant for her. In this way, the cardinal hypothesis elaborated and arranged in this doctoral thesis is that, given the proof of the continuous dialogue between the philosophies of Jaspers and Arendt - this added to the fact of the scarce bibliographical production of secondary sources on this subject -, it would be possible to demarcate new perspectives of interpretation and new contours of meanings to Arendtian political and moral concerns. In general, therefore, I propose to explain in which ways Jaspers' existential theory prepared Arendt for political subjects and provoked her to imagine ethical examples, without, however, making her a mere disciple of him. More specifically, in the first place, the work traces the genesis of concern about human plurality in Arendt's works, and in discussing it, reveals a similar notion of humanity in the theories of both authors. This peculiar conception of humanity, in its turn, guides the work up to the thesis on Arendt's concept of love in Augustine, and is considered as a central element to interpret this writing of 1929. Once inserted in the themes of the doctoral thesis of Arendt, I maintain in sequence that the philosophies of Jaspers and Arendt are theories about the present time, at which time natality and human freedom are updated, whether the latter is interpreted either by the political spectrum or by the existential spectrum. Secondly, I argue that there is a circuit of affection linked to these philosophies that deal with the present time, with the "now", and yet I discuss and re-think the term amor mundi considering the affective dispositions taken from the works of Arendt. Finally, in a third moment, the work establishes a connection between the Arendtian moral and political reflections: which would be the method of vicarious thinking, that is, the way of thinking about worldly experiences from the perspective of a "who", of a someone, visiting different and diverse perspectives
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Frateschi, Yara Adario, 1973-
Orientador
Hulshof, Monique, 1982-
Avaliador
Assy, Bethânia de Albuquerque
Avaliador
Adverse, Helton Machado
Avaliador
Carvalho, José Sérgio Fonseca de
Avaliador
"In-Between" - o mundo comum entre Hannah Arendt e Karl Jaspers [recurso eletrônico] : da existência política ao exemplo moral
Igor Vinícius Basílio Nunes
"In-Between" - o mundo comum entre Hannah Arendt e Karl Jaspers [recurso eletrônico] : da existência política ao exemplo moral
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