Entre o couro e a carne [recurso eletrônico] : Jacques Lacan e a questão da identidade e identificação
Alexandre Augusto Garcia Starnino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP St28e
[Entre cuir et chair]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (244 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Daniel Omar Perez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Université de Paris VII - Diderot
Resumo: Este trabalho em sentido amplo examina e articula a concepção de identidade e identificação estabelecidas por Jacques Lacan, bem como suas implicações. Nossa referência teórica principal é o Seminário IX - A Identificação. A partir desse seminário, circunscrevemos nossa problemática...
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Resumo: Este trabalho em sentido amplo examina e articula a concepção de identidade e identificação estabelecidas por Jacques Lacan, bem como suas implicações. Nossa referência teórica principal é o Seminário IX - A Identificação. A partir desse seminário, circunscrevemos nossa problemática fundamentalmente em dois eixos centrais: (1) A via sustentada por Lacan como uma perspectiva avessa ao próprio conceito tradicional de identidade, correlativo a concepções de idêntico a si (A =A), idem, si mesmo. (2) Lacan vai apontar o Outro como via de regra na consumação do que se entende por identidade, apontando a ordem do discurso, linguagem - operações e produtividade significante - como referenciais implicados no que tradicionalmente se concebe como sujeito, identidade, subjetividade. "A Identificação é com o significante", nos diz Lacan, e é ela - a identificação - que "se cristaliza numa identidade". Por esses fatores, insistimos na delimitação do campo do Outro; dos registros do enunciado e enunciação; bem como a diferença entre signo e significante. Por razões estritamente metodológicas, dividimos o texto em duas partes: Na primeira parte apresentamos os pressupostos de uma possível concepção de identidade e identificação em Lacan, forjando o termo operação de enodamento, que, por sua vez, se consuma na relação con-stitutiva entre as noções lacanianas de (1) sujeito descentrado e cindido, (2) significante e (3) afetividade. O desígnio principal desta primeira parte foi articular sistematicamente os tais elementos estruturais que compõem o discurso identitário, com vistas a fundamentar o que denominamos operação de enodamento. Na segunda parte da dissertação, nossa reflexão abrigou-se na formação e constituição das identidades coletivas em seu nível mais elementar e estrutural. Visamos apontar as operações de enodamento que se estabelecem nas identidades ditas coletivas numa espécie de retomada do que abordamos na primeira parte. As noções laclaunianas como cadeia de equivalência, significante vazio, investimento radical, demanda, nomeação, entre outros - conceitos com intima implicação da matriz freudolacaniana - formaram o núcleo teórico fundamental para compreensão da formação das identidades coletivas. Os casos específicos aqui discutidos e as formalizações apresentadas, tanto na primeira quanto na segunda parte, nos deram a base para solidificar a teoria apresentada. A interlocução com autores contemporâneos circunscritos ao campo freudolacaniano, muito nos favoreceu em nossa alçada em termos metodológicos. Como conclusão da dissertação, estabelecemos quatro proposições ampliadas acerca do processo identitário em termos de contingência e necessidade que a seguir sintetizamos: (1) o significante a ser sustentado como identificação é contingente, mas (2) os princípios que determinam a inscrição do significante são necessários; (3) não há sujeito sem a necessária operação significante; (4) há necessariamente circuitos afetivos, também contingentes, que se afirmam e se reconfiguram no enodamento da cadeia discursiva ¿ numa verdadeira dialética de compromisso mútuo ¿ em modos de alienação e separação
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Abstract: This work in a broad sense examines and articulates the conception of identity and identification established by Jacques Lacan, as well as its implications. Our main theoretical reference is Seminar IX - The Identification. From the respective seminar, we circumscribe our problematic...
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Abstract: This work in a broad sense examines and articulates the conception of identity and identification established by Jacques Lacan, as well as its implications. Our main theoretical reference is Seminar IX - The Identification. From the respective seminar, we circumscribe our problematic fundamentally in two central axes: (1) The way sustained by Lacan is an outlook on what refers to the very traditional concept of identity, correlative to conceptions identical to itself (A = A), idem itself. (2) Lacan will point out the Other as a rule in the consummation of what is meant by identity, pointing to the order of discourse, language - operations and significant productivity - as referential implied in what has traditionally been conceived as subject, identity, and subjectivity. "Identification is with the significant," Lacan tells us, and it is it - the identification - that "crystallizes into an identity." By these factors, we insist on the delimitation of the field of the Other; of the records of the statement and enunciation; as well as the difference between sign and signifier. For strictly methodological reasons, we divide the text into two parts: In the first part we present the assumptions of a possible conception of identity and identification in Lacan, forging the term enameling operation, which, in turn, is consumed in the relationship between the Lacanian notions of (1) off-centered and split-off subject, (2) significant and (3) affectivity. The main purpose of this first part was to systematically articulate the structural elements that make up the identity discourse, in order to substantiate what we call the enodamento operation. In the second part of the dissertation our reflection was centered on the formation and constitution of collective identities at their most elementary and structural level. We aim to point out the enameling operations that are established in the so-called collective identities in a sort of resumption of what we discussed in the first part. The laclaunian notions as chain of equivalence, void significant, radical investment, demand, naming, among others - concepts with intimate implication of the 'freudolacanian matrix¿ - formed the fundamental theoretical core for understanding the formation of collective identities. The specific cases discussed here and the formalizations presented in both the first and second parts gave us the basis for solidifying the theory presented. The interlocution with contemporaneous authors circumscribed to the 'freudolacanian field¿, very favored us in our wing in methodological terms. As a conclusion of the dissertation, we have established four expanded propositions about the identity process in modes of contingency and necessity that are summarized below: (1) the significant to be held as identification is contingent, but (2) the principles that determine the significant are necessary; (3) there is no subject without the necessary significant operation; (4) there are necessarily affective circuits, also contingent, that affirm and reconfigure themselves in the enameling of the discursive chain - in a true dialectic of mutual commitment - in modes of alienation and separation
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Entre o couro e a carne [recurso eletrônico] : Jacques Lacan e a questão da identidade e identificação
Alexandre Augusto Garcia Starnino
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