Elza Soares na escola [recurso eletrônico] : gênero e relações étnico-raciais na música popular brasileira e no ensino de história
Juliana Cintia Videira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V668e
[Elza Soares at school]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (143[28] p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luana Saturnino Tvardovskas
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho visa analisar e elaborar práticas didáticas sobre a temática gênero e as relações étnico-raciais no ensino de história por meio da produção artística e da biografia da cantora Elza Soares. Para isso, a pesquisa se ampara nos estudos das fontes sobre a cantora: canções,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho visa analisar e elaborar práticas didáticas sobre a temática gênero e as relações étnico-raciais no ensino de história por meio da produção artística e da biografia da cantora Elza Soares. Para isso, a pesquisa se ampara nos estudos das fontes sobre a cantora: canções, entrevistas e biografias. As fontes musicais nos auxiliam nas análises sobre as representações do feminino construídas ao longo da história do Brasil, sobretudo no que se refere ao contexto da mulher negra. Sua biografia permite examinar como a artista negociou, reagiu às normas sociais, investiu em práticas de resistência e de criação de si. Busca-se com esse trabalho problematizar e sensibilizar os educandos e educandas do Ensino Fundamental II sobre a temática proposta, para o desenvolvimento de práticas e vivências antirracistas, antissexistas, como de respeito às diferenças. O embasamento teórico e metodológico se ampara nos estudos de gênero pelas perspectivas pós-estruturalista e interseccional de educadoras e educadores e teóricas feministas. Com base nesta temática foi elaborado um material didático no formato de um pequeno livro, contendo atividades de análise de canções e de entrevistas da artista Elza Soares
Ver menos
Abstract: This paper proceeds an analysis and undergoes didactic practices over gender and ethnic-racial relations on the History teaching. Such analysis is carried on through the artistic production and lifetime of the singer Elza Soares. It is supported by the study of sources over the singer,...
Ver mais
Abstract: This paper proceeds an analysis and undergoes didactic practices over gender and ethnic-racial relations on the History teaching. Such analysis is carried on through the artistic production and lifetime of the singer Elza Soares. It is supported by the study of sources over the singer, mostly her songs, interviews and biography. The musical sources bear the analysis over the representation of the feminine built throughout Brazilian history, mainly over the context of the "black" woman; her biography is base for the understanding of how she dealt with, reacted to and invested in resistance practices and in the (establishment of her persona ¿ construction of her own self). The present study goal is to discuss and raise awareness on students from elementary classes over the proposed subject, aiming the development of antiracist and antisexist practices as well as the respect to the differences. The theoretical and methodological basis is supported by gender studies from the post-structuralist and intersectional perspective of educators and feminist writers. The outcome is an activity book with exercises based on the analysis of songs and interviews of Elza Soares
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Tvardovskas, Luana Saturnino, 1983-
Orientador
Freitas Neto, José Alves de, 1971-
Avaliador
Nascimento, Giovana Xavier da Conceição
Avaliador
Elza Soares na escola [recurso eletrônico] : gênero e relações étnico-raciais na música popular brasileira e no ensino de história
Juliana Cintia Videira
Elza Soares na escola [recurso eletrônico] : gênero e relações étnico-raciais na música popular brasileira e no ensino de história
Juliana Cintia Videira