Efeitos de ocupação e dragagem de aprofundamento na estabilidade da desembocadura do estuário de Santos [recurso eletrônico] = Land reclamation and deepening dredging effects on the stability of Santos estuary inlet
Thiago Bezerra Corrêa
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP C817e
[Land reclamation and deepening dredging effects on the stability of Santos estuary inlet]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Tiago Zenker Gireli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: Durante as últimas duas décadas, os incentivos governamentais à expansão do porto levaram Santos a ser um dos principais centros de investimentos em infraestrutura. No entanto, a ocupação de terras, principalmente pela construção de terminais portuários em áreas estuarinas, afetou a...
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Resumo: Durante as últimas duas décadas, os incentivos governamentais à expansão do porto levaram Santos a ser um dos principais centros de investimentos em infraestrutura. No entanto, a ocupação de terras, principalmente pela construção de terminais portuários em áreas estuarinas, afetou a estabilidade de entrada das marés do estuário de Santos. Neste trabalho, a simulação de quatro cenários utilizando modelagem hidrodinâmica aplicada auxiliou a avaliação dos efeitos derivados da ocupação de terras e da dragagem de aprofundamento na estabilidade da desembocadura do estuário de Santos entre 2006 e 2014. Revisão bibliográfica mostra que a dragagem de aprofundamento tende a aumentar prisma de maré, enquanto a ocupação de terras tende a diminuir o prisma de maré. O cenário de linha de base (2006) antecede a construção de dois terminais portuários (EMBRAPORT e BTP) e o aprofundamento da dragagem no canal de navegação do Porto de Santos. A avaliação da estabilidade na entrada do estuário de Santos consistiu em um novo método derivado da relação empírica Área-Prisma. O Método de Fatias aprimorou a precisão da estimativa da área transversal e permitiu a avaliação das alterações do perfil transversal da desembocadura do estuário. Nesse caso, o efeito da ocupação de terras se sobrepôs ao efeito da dragagem de aprofundamento e reduziu o prisma de marés do estuário de Santos. Durante esses oito anos, o prisma de maré do estuário de Santos diminuiu de 55,1×106 m³ para 53,6×106 m³, a garganta do estuário de Santos ficou mais rasa e a área da seção transversal da desembocadura reduziu 5,5%. Portanto, os efeitos cumulativos da ocupação de terra na estabilidade da desembocadura devem ser estudados para definir estratégias de mitigação do assoreamento no canal
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Abstract: During the past two decades, governmental incentives on port expansion have led Santos to be a hotspot of infrastructure investments. Nevertheless, land reclamation, mainly by port terminal construction in estuarine areas, has affected Santos estuary tidal inlet stability. Herein, the...
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Abstract: During the past two decades, governmental incentives on port expansion have led Santos to be a hotspot of infrastructure investments. Nevertheless, land reclamation, mainly by port terminal construction in estuarine areas, has affected Santos estuary tidal inlet stability. Herein, the simulation of four scenarios using hydrodynamic modelling assisted the evaluation of the effects derived from land reclamation and deepening dredging in the stability of Santos estuary inlet between 2006 and 2014. Bibliographic review shows that deepening dredging tends to increase tidal prism, while land reclamation tends to decrease tidal prism. The baseline scenario (2006) is prior to the construction of two port terminals (EMBRAPORT and BTP) and to the deepening dredging in the navigation channel of Port of Santos. The assessment of Santos estuary inlet stability consisted of a new method derived from the empirical Area-Prism relationship. The Slice Method enhanced the cross-sectional area estimative accuracy and enabled the evaluation of inlet cross-sectional profile changes. In this case, land reclamation overlapped deepening dredging effects and reduced Santos estuary tidal prism. During these eight years, Santos estuary tidal prism decreased from 55.1×106 m³ to 53.6×106 m³, Santos estuary inlet got shallower and the cross-sectional area reduced 5.5%. Therefore, cumulative effects of land reclamation on inlet stability shall be studied to define mitigation strategies for channel siltation
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Efeitos de ocupação e dragagem de aprofundamento na estabilidade da desembocadura do estuário de Santos [recurso eletrônico] = Land reclamation and deepening dredging effects on the stability of Santos estuary inlet
Thiago Bezerra Corrêa
Efeitos de ocupação e dragagem de aprofundamento na estabilidade da desembocadura do estuário de Santos [recurso eletrônico] = Land reclamation and deepening dredging effects on the stability of Santos estuary inlet
Thiago Bezerra Corrêa