O efeito retroativo do EPLIS nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo [recurso eletrônico]
Paula Ribeiro e Souza
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89e
[The washback of EPLIS on teachers' and learners' perceptions, attitudes and actions in an air traffic initial training course]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (384 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa teve como foco de investigação o efeito retroativo do EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro) nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo. O EPLIS é...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve como foco de investigação o efeito retroativo do EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro) nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo. O EPLIS é um exame de proficiência, aplicado, anualmente, a controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica, desde 2007, em cumprimento às normas e regras da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) quanto à avaliação da proficiência dos profissionais envolvidos nas operações de voo internacionais. Em 2014, esse exame foi estendido a alunos do último semestre de um curso de dois anos de formação em controle de tráfego aéreo. Adotando um desenho metodológico misto, este estudo é composto por duas fases consecutivas. A primeira fase, denominada quantitativa, objetivou analisar padrões e tendências nas percepções e atitudes dos participantes em relação à influência do exame em diversos aspectos do ensino e aprendizagem de inglês. Para isso, foi elaborado um questionário, e as informações coletadas foram analisadas com o emprego de técnicas estatísticas. A segunda fase, de natureza qualitativa, pretendeu explicar, expandir e corroborar os resultados iniciais, gerando dados por meio de grupo focal, entrevistas individuais e observações de aulas. Os resultados mostraram que o exame influenciava as habilidades desenvolvidas, os tipos de tarefas realizadas e seus formatos, as avaliações em sala de aula e a abordagem de ensino do professor. Fatores como a proximidade do EPLIS, a proficiência dos alunos, o nível de conhecimentos de alunos e professores sobre o exame e a alta-relevância das provas de rendimento realizadas em sala de aula interferiram nesse processo. Assim, o efeito retroativo era mais intenso na última série do curso, quando aspectos do teste eram mais mencionados e discutidos, e as habilidades orais eram mais exploradas em sala de aula. Contudo, deficiências na capacitação dos professores em relação ao exame pareceram contribuir para que algumas características do teste fossem mais enfatizadas em detrimento de outras. Somado a isso, a alta-relevância das avaliações escritas fez com que o desenvolvimento da produção oral fosse diminuído em sala de aula, principalmente, nas 2ª e 3ª séries. O nível de proficiência percebido dos alunos também influenciou a intensidade do efeito. Assim, alunos mais proficientes demonstraram maior confiança, motivação e atitudes positivas, atribuindo níveis mais elevados de relevância ao exame, bem como à frequência com que buscavam informações se engajando em atividades preparatórias. Nas turmas mais avançadas, também foi constatado que os professores desenvolviam mais a produção oral, promoviam mais oportunidades de interação entre os alunos e exploravam mais atividades semelhantes às do exame. Por fim, limitações nas funções comunicativas avaliadas no exame se refletiram negativamente na sala de aula, o que fez com que tarefas com foco no gerenciamento do diálogo piloto-controlador e no uso de estratégias de negociação de sentido tendiam ser negligenciadas
Ver menos
Abstract: This research aimed at investigating the washback effect of EPLIS (Aviation English Language Proficiency Exam for the Brazilian Airspace Control System) on teachers' and students' perceptions, attitudes and actions in an air traffic control initial training program. EPLIS is a proficiency...
Ver mais
Abstract: This research aimed at investigating the washback effect of EPLIS (Aviation English Language Proficiency Exam for the Brazilian Airspace Control System) on teachers' and students' perceptions, attitudes and actions in an air traffic control initial training program. EPLIS is a proficiency test, which has been applied to Brazilian in-service air traffic controllers and aeronautical station operators every year since 2007, in compliance with ICAO's (International Civil Aviation Organization) guidelines pertaining to the proficiency assessment of professionals involved in international flight operations. In 2014, pre-service air traffic controllers in Brazil started sitting EPLIS in the last semester of their two-year training program. Adopting a mixed methods design, this study comprised two consecutive phases. In the first phase, the focus was to identify patterns and trends of perception and attitude among participants in relation to the influence of EPLIS on various aspects of English teaching and learning. To this end, a questionnaire was designed and statistical analyses were conducted on the data. In the second phase, qualitative data were collected through a focus group, individual interviews and class observations, in order to explain, expand on and corroborate the initial results. The results showed that the exam influenced the skills developed in the classroom, the types of tasks and their formats, the school achievement tests, and the teachers' teaching approach. Factors such as the proximity to the test date, the learners' proficiency level, the teachers¿ and learners' knowledge about the exam, as well as the high-stakes classroom tests played a role in this process. Thus, washback was more intense in the last semester of the course, when aspects of the exam were mentioned and discussed more often and oral skills were further explored in the classroom. However, gaps in teachers' training in the test seemed to contribute to some characteristics being overemphasized, to the detriment of other exam aspects. Moreover, the high-stakes school paper and pencil tests led to a decrease of oral production in the classroom, especially in the 2nd and 3rd grades. Learners' level of English also influenced washback intensity. Learners with a higher proficiency demonstrated greater confidence, motivation and positive attitudes towards EPLIS, rating exam relevance higher, as well as the frequency with which they searched for more information and engaged in preparation activities more often. In higher level classes, it was found that teachers developed the oral production skills further, promoted more opportunities for interaction among learners and explored more activities similar to those in the exam. Lastly, limitations in the communicative functions assessed in the exam had a negative impact in the classroom, therefore tasks that focused on the management of pilot-controller dialogue and on the use of meaning negotiation strategies tended to be overlooked
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Orientador
Gattolin, Sandra Regina Buttros
Avaliador
Damião, Silvia Matravolgyi
Avaliador
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Avaliador
O efeito retroativo do EPLIS nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo [recurso eletrônico]
Paula Ribeiro e Souza
O efeito retroativo do EPLIS nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo [recurso eletrônico]
Paula Ribeiro e Souza