Caminhos do mercado de trabalho no Brasil do século XIX [recurso eletrônico] : livres, libertos e escravizados nas construções de pontes e estradas da província de Minas Gerais
Télio Anísio Cravo
TESE
Português
T/UNICAMP C855c
[Paths of the labour market in nineteenth-century Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (291 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Milena Fernandes de Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O tema desta pesquisa refere-se à especificidade dos trabalhadores empregados na construção/manutenção de pontes e estradas na província de Minas Gerais (1834-1888). Valendo-se deste universo do trabalho, temos a intenção de analisar o processo de transição do trabalho escravo para o livre....
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Resumo: O tema desta pesquisa refere-se à especificidade dos trabalhadores empregados na construção/manutenção de pontes e estradas na província de Minas Gerais (1834-1888). Valendo-se deste universo do trabalho, temos a intenção de analisar o processo de transição do trabalho escravo para o livre. A construção viária ensejou a participação intensiva de mão de obra, bem como a atuação de engenheiros, além da condição financeira da província para investimentos em infraestrutura. Tais obras envolveram uma teia específica de atores: assembléia provincial, presidente de província, engenheiros e contratantes das obras. Com base nos indivíduos empregados, constata-se a presença concomitante de trabalhadores livres, libertos, escravos, africanos livres e imigrantes, a estrutura ocupacional e a dominância e persistência do sistema de aluguel de escravos. Pontes e estradas indicam a ausência de legislação proibitiva do uso de cativos; a interação entre política e edificações viárias; os limites explicativos do modelo "ferrovia, agroexportação e trabalho assalariado" e o perfil qualitativo e quantitativo dos proprietários alugadores de escravos
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Abstract: The question of this research refers to the specificity of the workers employed in the construction/maintenance of bridges and roads in the province of Minas Gerais (1834-1888). Using this universe of work, we intend to analyze the process of transition from slave labor to free labor. The...
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Abstract: The question of this research refers to the specificity of the workers employed in the construction/maintenance of bridges and roads in the province of Minas Gerais (1834-1888). Using this universe of work, we intend to analyze the process of transition from slave labor to free labor. The construction of roads led to the intensive participation of labor force, as well as of engineers, besides the financial condition of the province for investments in infrastructure. These works involved a specific web of actors: provincial assembly, provincial president, engineers and contractors of the works. Based on the employed individuals, we observed the concomitant presence of free workers, freedmen, slaves, free Africans and immigrants, the occupational structure, and the dominance and persistence of the slave rental system. Bridges and roads indicate the absence of legislation banning the use of captives; the interaction between politics and road constructions; the explanatory limits of the "railroad, agroexport and wage labor" model and the qualitative and quantitative profile of the slave renting owners
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Caminhos do mercado de trabalho no Brasil do século XIX [recurso eletrônico] : livres, libertos e escravizados nas construções de pontes e estradas da província de Minas Gerais
Télio Anísio Cravo
Caminhos do mercado de trabalho no Brasil do século XIX [recurso eletrônico] : livres, libertos e escravizados nas construções de pontes e estradas da província de Minas Gerais
Télio Anísio Cravo