Towards better tools and methodologies to teach computational thinking to children [recurso eletrônico] = Na direção de melhores ferramentas e metodologias para o ensino de pensamento computacional para crianças
Laís Vasconcellos Minchillo
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP M661t
[Na direção de melhores ferramentas e metodologias para o ensino de pensamento computacional para crianças]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Juliana Freitag Borin, Edson Borin
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Resumo: Pensamento computacional é uma ferramenta para resolver problemas que se aplica a todas as áreas de conhecimento. Diferente de Matemática e outras ciências, o ensino de Computação, especialmente para crianças, ainda é bastante recente. Há iniciativas ao redor do mundo para ensinar pensamento...
Ver mais
Resumo: Pensamento computacional é uma ferramenta para resolver problemas que se aplica a todas as áreas de conhecimento. Diferente de Matemática e outras ciências, o ensino de Computação, especialmente para crianças, ainda é bastante recente. Há iniciativas ao redor do mundo para ensinar pensamento computacional e programação para crianças, entretanto, ainda não há um consenso em como fazê-lo. Nosso objetivo é contribuir na direção de melhores metodologias de ensino de pensamento computacional para crianças. Para isso, realizamos um levantamento dos conceitos de pensamento computacional mais citados por importantes fontes e suas propostas de módulos de ensino. Levantamos também recursos e ferramentas que foram desenvolvidas nos últimos anos para dar suporte ao ensino de pensamento computacional. Com base nesse estudo, desenvolvemos uma série de experimentos com um protótipo de ferramenta educacional em uma escola pública que nos permitiram observar e coletar dados sobre a forma de interação das crianças com a ferramenta e com o conhecimento que estava sendo apresentado. A partir da análise desses resultados derivamos hipóteses que poderão fomentar e/ou direcionar novas pesquisas na área
Ver menos
Abstract: Computational thinking is a tool to solve problems that applies to all areas of knowledge. Unlike Mathematics and other sciences, teaching Computing, especially to children, is a very recent field. Efforts around the world aim to teach children computational thinking and programming,...
Ver mais
Abstract: Computational thinking is a tool to solve problems that applies to all areas of knowledge. Unlike Mathematics and other sciences, teaching Computing, especially to children, is a very recent field. Efforts around the world aim to teach children computational thinking and programming, however, there is still no consensus on how to do it. Our goal is to contribute towards better methodologies to teach computational thinking to children. To accomplish this, we made a survey on the most cited computational thinking concepts by key sources and their proposals for teaching modules. We also reviewed resources and tools that were developed in the last few years to support computational thinking teaching. Based on this study, we developed a series of experiments with an educational tool prototype in a public school that allowed us to observe and collect data on how children interact with the tool and the knowledge being presented. From the analysis of these results we derived hypothesis that can promote and/or direct new research in the field
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Borin, Juliana Freitag, 1978-
Orientador
Borin, Edson, 1979-
Coorientador
Anido, Ricardo de Oliveira, 1956-
Avaliador
Otsuka, Joice Lee, 1972-
Avaliador
Towards better tools and methodologies to teach computational thinking to children [recurso eletrônico] = Na direção de melhores ferramentas e metodologias para o ensino de pensamento computacional para crianças
Laís Vasconcellos Minchillo
Towards better tools and methodologies to teach computational thinking to children [recurso eletrônico] = Na direção de melhores ferramentas e metodologias para o ensino de pensamento computacional para crianças
Laís Vasconcellos Minchillo