Reflexão sobre as posições de terapeuta frente às dificuldades de leitura e escrita na clínica fonoaudiológica [recurso eletrônico]
Ana Paula Marcelino Ramos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R147r
[Reflection on therapist's positions facing the difficulties in reading and writing in the speech language therapy]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Irani Rodrigues Maldonade
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as práticas terapêuticas adotadas pela fonoaudióloga durante o atendimento de dois trios de crianças com dificuldade de leitura e escrita em terapia na Clínica de Fonoaudiologia da Prefeitura Municipal de Americana/SP. Para realizar a...
Ver mais
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre as práticas terapêuticas adotadas pela fonoaudióloga durante o atendimento de dois trios de crianças com dificuldade de leitura e escrita em terapia na Clínica de Fonoaudiologia da Prefeitura Municipal de Americana/SP. Para realizar a reflexão sobre a posição da terapeuta frente aos erros de fala/leitura/escrita procurou-se contrapor os conceitos de: língua(gem), sujeito e outro - presentes na Fonoaudiologia Tradicional e na teorização Interacionista. Observou-se que na Fonoaudiologia Tradicional a língua(gem) é vista como objeto que pode ser aprendido; o sujeito como aprendiz e o outro como aquele que detém o saber sobre a língua(gem). Já na teorização Interacionista o sujeito é capturado pelo funcionamento da língua(gem), ou seja, o sujeito não aprende a língua(gem) enquanto objeto, nem é o outro quem o ensina. Ao contrário, ele o interpreta. Para realização desta pesquisa, as sessões foram filmadas e transcritas, evidenciando-se nas análises os efeitos que a fala, leitura e escrita das crianças produziram na terapeuta. Foram analisados dois conjuntos de dados que mostraram a posição da fonoaudióloga diante do erro na fala/leitura/escrita das crianças: (1) a fonoaudióloga barrando os sentidos produzidos crianças em seu texto (oral/escrito/lido) e (2) a fonoaudióloga corrigindo os "erros" dos textos (oral/lido/escrito) delas. As práticas fonoaudiológicas que barraram a fala/ leitura/escrita das crianças fizeram com que as mesmas se calassem, promovendo a finalização do diálogo. Já nas correções dos "erros" na fala, leitura e escrita das crianças pela fonoaudióloga compareceram muito mais a língua enquanto objeto a ser aprendido pela criança e ensinado pela terapeuta, do que a relação da criança com a língua em funcionamento e com o outro. Ambas as posições assumidas revelaram práticas utilizadas pela Fonoaudiologia Tradicional, em que o fonoaudiólogo coloca-se na posição de quem tem um saber que a criança não tem e por isso, ensina, molda e corrige. No entanto, em alguns momentos em que a fonoaudióloga fez a correção, pôde se destacar outra posição da terapeuta, que se deixou tocar pela fala/leitura/escrita das crianças; sendo que as crianças ora se relacionaram com a fala da terapeuta, ora com a sua própria fala. Para tanto, a aproximação da teorização Interacionista e das concepções da Clínica de Linguagem fizeram com que a fonoaudióloga vislumbrasse novo fazeres, que só podem ser alcançados com a reflexão ativa da prática. Foi por meio da escuta das transcrições que a terapeuta assumiu a posição de investigadora e tomou nova posição em seu fazer, colocando-se mais próxima da Clínica de Linguagem permitindo-se observar como sua fala afeta a fala, leitura e escrita das crianças em atendimento. Neste sentido, a fonoaudióloga pôde refletir criticamente sobre sua prática, promovendo sua modificação
Ver menos
Abstract: This article aimed to reflect on the therapeutic practices adopted by the speech therapist during the care of two trios of children with reading and writing difficulties at the Speech and Hearing Clinic of the Municipal Prefecture of Americana / SP. In order to reflect on the position of...
Ver mais
Abstract: This article aimed to reflect on the therapeutic practices adopted by the speech therapist during the care of two trios of children with reading and writing difficulties at the Speech and Hearing Clinic of the Municipal Prefecture of Americana / SP. In order to reflect on the position of the therapist in face of speech / reading / writing errors, the concepts of: language, subject and other - present in both Traditional Speech-Language Pathology and Interactionist theorization were discussed. It was observed that in Traditional Speech-Language Pathology language is seen as an object that can be learned; the subject as an apprentice and the other as the one who holds the knowledge about the language. Yet in the Interactionist theorization the subject is captured by the functioning of the language, that is, the subject does not learn the language as an object, neither is the other who teaches it to him. On the contrary, the other interprets him. For the development of this research, the sessions were filmed and transcribed, highlighting in the analyzes the effects that the children's speech, reading and writing produced in the therapist. Two sets of data that showed the position of the speech therapist in face of children speech/reading/writing errors were analyzed: (1) the speech therapist barring the senses produced by the children in their text (oral/written/read) and (2) the speech therapist correcting their "errors" texts (oral/read/ written). The therapist practices that barred the children's speech, reading and writing, caused them to stop talking, promoting the finalization of the dialogue. Yet in the corrections of specch/reading/writing "errors" by the speech therapist, it was seen moreover the language as an object to be learned by the children and taught by the therapist, rather than the relation of the children to the language and to the other. Both assumed positions revealed practices used by Traditional Speech-Language Pathology, where the speech therapist places himself in the position of who has a knowledge that the child does¿nt have and therefore teaches, shapes and corrects. However, in some moments which the speech therapist made the correction, it was highlighted another therapist position, that let herself to be touched by the children's speech/reading/writing; so that the children sometimes related to the therapist speech, and sometimes with their own speech. In order to do so, the aproximation with the Interactionist theorization and the concepts of the Clinical Language have made the speech therapist see new practices that can only be achieved with the active reflection of the practice. It was by the listening of the transcriptions that the therapist assumed the position of researcher and placed herself in a new position, more close of Clinical Language, allowing to observe how her speech affects the children's speech, reading and writing. In this sense, the speech therapist was able to reflect critically on her practice, promoting its modification
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Maldonade, Irani Rodrigues, 1963-
Orientador
Silva, Kelly Cristina Brandão da, 1972-
Avaliador
Reflexão sobre as posições de terapeuta frente às dificuldades de leitura e escrita na clínica fonoaudiológica [recurso eletrônico]
Ana Paula Marcelino Ramos
Reflexão sobre as posições de terapeuta frente às dificuldades de leitura e escrita na clínica fonoaudiológica [recurso eletrônico]
Ana Paula Marcelino Ramos