Percepções de professores acerca do desenvolvimento integral da criança matriculada na educação infantil [recurso eletrônico] = Teachers' perceptions about the integral development of the child enrolled in preschool
Luiza Zonzini Ramos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R147p
[Teachers' perceptions about the integral development of the child enrolled in preschool]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, visando complementar as ações da família e da comunidade no desenvolvimento infantil. Os professores da educação infantil...
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Resumo: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, visando complementar as ações da família e da comunidade no desenvolvimento infantil. Os professores da educação infantil permanecem longos períodos próximos às crianças, durante as fases mais cruciais e intensas de crescimento e desenvolvimento, tornando esse espaço privilegiado para promover o desenvolvimento e identificar fatores que podem estar alterando seu curso. Considerando tais afirmações, esta pesquisa teve como objetivo geral, conhecer a percepção de professores acerca do desenvolvimento integral da criança matriculada na educação infantil. Foi realizada pesquisa descritiva, de caráter exploratório, a partir dos dados das entrevistas individuais com uso da abordagem qualitativa. Empregou-se como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa, o Discurso do Sujeito Coletivo que tem como fundamento a teoria da representação social. A pesquisa foi realizada em nove escolas de educação infantil de um município do interior de São Paulo. Foram sujeitos do estudo 35 professores com formação de nível superior em pedagogia, que atuavam em escolas públicas e privadas da região. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes do inicio da pesquisa. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas individuais gravadas e preenchimento de questionário de caracterização da amostra. Na percepção desses, a importância principal da educação infantil se encontra ligada à formação, preparo da criança e socialização. Problemas como a falta de autonomia das crianças, inversão de prioridades das famílias valorizando a alfabetização precoce e condutas inadequadas dificultam o desenvolvimento de habilidades importantes. Para esses professores, a escola não é apenas um lugar de aprendizagem acadêmica e sim de promoção de desenvolvimento e a maioria demonstrou conhecimento ao falar sobre o desenvolvimento integral da criança, elencando diversas estratégias de atividades, planejamento, postura do professor e formas de promove-lo dentro do espaço escolar. Quase que a totalidade desses professores receberam em suas salas, crianças com dificuldades de aprendizagem e/ou com deficiências e relataram a falta de formação e o despreparo para esta atuação específica. Os relatos chamaram a atenção para os sentimentos de insegurança, frustração, choque, que parecem estar diretamente relacionados à gravidade do quadro apresentado pela criança e indiretamente relacionado ao grau de suporte oferecido pela escola e equipe de saúde que realizava assistência às essas crianças. Como dualidade, muitos professores relataram o quanto o trabalho com estas crianças foi gratificante, possibilitando o crescimento pessoal e se estendendo a toda a comunidade escolar, às crianças e às famílias. Os participantes declararam a necessidade de trabalho de caráter integrado dentro do espaço escolar, visando o desenvolvimento integral da criança independente de diagnóstico. A participação no presente estudo instigou os professores a refletirem a respeito dos temas abordados dando possibilidade a mudanças de olhares e de modificações ambientais na prática diária, no que também diz respeito a pensar na escola como local de promoção de saúde e promoção do desenvolvimento integral
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Abstract: According to the Law of Guidelines and Basis of National Education, the aim of Preschool is the integral development of the child up to five years of age, aiming to complement the actions by the family and community in the child¿s development. Preschool teachers accompany the children...
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Abstract: According to the Law of Guidelines and Basis of National Education, the aim of Preschool is the integral development of the child up to five years of age, aiming to complement the actions by the family and community in the child¿s development. Preschool teachers accompany the children during the most crucial and intense phases of growth and development, making this a privileged moment and relationship to promote development and identify factors that may be altering its course. Considering these statements, this research had as general purpose of understanding the teachers' perception about the integral development of the child enrolled in Preschool. On the methodological aspects, the research utilized a survey approach, with qualitative-quantitative analysis, using the "Discurso do Sujeito Coletivo" (Collective Subject Speech - DSC) and the research was carried out at Preschools in a city in the countryside of São Paulo State. Participants of the study were 35 individuals with higher education in pedagogy that worked in public and private schools. All participants signed the Informed Consent Form before starting the research. The data was obtained from individually recorded interviews with an average time of 26 minutes and also by filling out a questionnaire characterizing the sample, equally applied individually. In the perception of these, the main importance of preschool is linked to the formation, preparation of the child and socialization. Problems such as the lack of autonomy of the children, inversion of the priorities of the families valuing the precocious literacy and inadequate conducts difficult the development of important abilities. For these teachers, school isn't just a place for academic learning but also of development promotion. Most of them demonstrated knowledge when talking about the integral development of the child, listing strategies of activities, planning, teacher posture and ways to promote it within the school environment. Almost all of these teachers received in their classrooms children with learning difficulties and / or disabilities and reported the lack of training and preparation for this specific action. The reports drew attention to feelings of insecurity, frustration, and shock that seem to be directly related to the severity of the clinical condition presented by the child and indirectly related to the degree of support offered by the school and health team that assisted these children. As a duality, many teachers reported that working with these children was rewarding, enabling personal growth and extending to the school community, children and families. Participants stated the need of integrated work within the school, aiming at the integral development of the child independent of diagnosis. The participation in the present study instigated the teachers in the process of reflection on the topics discussed giving possibility to promote vision changes and modifications in the daily practice concerning thinking school also as a place of health promotion and promotion of integral development
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Rossit, Rosana Aparecida Salvador
Avaliador
Percepções de professores acerca do desenvolvimento integral da criança matriculada na educação infantil [recurso eletrônico] = Teachers' perceptions about the integral development of the child enrolled in preschool
Luiza Zonzini Ramos
Percepções de professores acerca do desenvolvimento integral da criança matriculada na educação infantil [recurso eletrônico] = Teachers' perceptions about the integral development of the child enrolled in preschool
Luiza Zonzini Ramos