Formação política do agronegócio [recurso eletrônico]
Caio Pompeia Ribeiro Neto
TESE
Português
T/UNICAMP P772f
[Political formation of agribusiness]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (352 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: José Maurício Paiva Andion Arruti, Ieva Jusionyte
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Harvard University
Resumo: Nesta tese, investiga-se o agronegócio como um fenômeno político. Com esse objetivo, analisam-se o surgimento e as mobilizações da noção de agribusiness nos Estados Unidos, de 1955 até a década de 1970, nas dimensões acadêmica, corporativa, midiática e estatal. Em um segundo momento,...
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Resumo: Nesta tese, investiga-se o agronegócio como um fenômeno político. Com esse objetivo, analisam-se o surgimento e as mobilizações da noção de agribusiness nos Estados Unidos, de 1955 até a década de 1970, nas dimensões acadêmica, corporativa, midiática e estatal. Em um segundo momento, estudam-se os meios pelos quais a noção foi exportada ao Brasil e as formas com que ela começou a ganhar proeminência no país, também levando em consideração as dimensões citadas acima. Posteriormente, aborda-se a constituição, no Brasil, de um projeto político-econômico fundamentado no resgate da noção original de agribusiness, tal como formulada na Harvard Business School. Em seguida, trata-se dos modos como esse projeto ganhou materialidade no que se intitula concertação política do agronegócio. Procuram-se, a partir desse ponto, compreender as distintas configurações dessa concertação ao longo dos últimos 25 anos - incluindo tanto suas proposições e estratégias quanto as controvérsias em que foi inserida - até chegar à centralidade que detém atualmente no processo político brasileiro
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Abstract: In this dissertation, agribusiness is investigated as a political phenomenon. With this objective, this research analyzes the emergence and mobilizations of the notion of agribusiness in the United States, from 1955 to the 1970s, in the academic, corporate, media, and state dimensions. In...
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Abstract: In this dissertation, agribusiness is investigated as a political phenomenon. With this objective, this research analyzes the emergence and mobilizations of the notion of agribusiness in the United States, from 1955 to the 1970s, in the academic, corporate, media, and state dimensions. In a second moment, it examines how the notion was exported to Brazil and began to gain prominence in this country, also taking into account the dimensions mentioned above. Subsequently, it investigates the constitution, in Brazil, of a political-economic project based on the original notion of agribusiness, as it was formulated at Harvard Business School. Then, the focus shifts to the ways in which this project gained materiality in what is called, in the dissertation, the political organization of agribusiness. From this point onwards, this research seeks to understand the different configurations of this organization over the last 25 years - including its proposals, strategies and the controversies in which it was inserted - until it reached the centrality it currently has in the Brazilian political process
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Arruti, José Maurício Paiva Andion, 1967-
Orientador
Jusionyte, Ieva
Coorientador
Almeida, Mauro William Barbosa de, 1950-
Avaliador
Leite, Sergio Pereira, 1965-
Avaliador
Marques, Paulo Eduardo Moruzzi
Avaliador
Sauer, Sergio, 1961-
Avaliador
Formação política do agronegócio [recurso eletrônico]
Caio Pompeia Ribeiro Neto
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