O ingresso na universidade [recurso eletrônico] : narrativas de estudantes do Curso de Pedagogia/Unicamp
Caroline Daniela Julio
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP J945i
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (51p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre experiências de ingresso de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), convocados para a quarta chamada de matrícula do ano de 2013. O ingresso na Universidade é um período de grandes mudanças e...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre experiências de ingresso de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), convocados para a quarta chamada de matrícula do ano de 2013. O ingresso na Universidade é um período de grandes mudanças e deslocamentos e este processo influencia diretamente e é constitutivo na vida acadêmica do estudante. Na primeira semana de aula dos ingressantes, acontece a semana de integração com atividades, dinâmicas e exploração dos espaços do campus. Mas o que acontece com aqueles estudantes que perdem esta semana de integração, pois quando são convocados para a matrícula as aulas já tiveram início e esse momento já aconteceu? Como este período de adaptação constitui a vida acadêmica do estudante na universidade? Como se dão os desdobramentos de experiências acadêmicas dos estudantes ao longo da graduação? A pesquisa desenvolvida tomou como referência a perspectiva de pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica que, enquanto abordagem teórico-metodológica, tem como potencial possibilitar movimentos indissociáveis de construção do conhecimento e formação para todos os envolvidos, de explicitação e teorização sobre as experiências vividas, na trajetória de vida dos sujeitos. Com base nas questões de estudo e nessa fundamentação foi realizada uma roda de conversa a fim de ouvir as narrativas e memórias de três estudantes, incluindo a autora do TCC. A partir das experiências compartilhadas, foi realizada uma reflexão dialógica entre as narrativas
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O ingresso na universidade [recurso eletrônico] : narrativas de estudantes do Curso de Pedagogia/Unicamp
Caroline Daniela Julio
O ingresso na universidade [recurso eletrônico] : narrativas de estudantes do Curso de Pedagogia/Unicamp
Caroline Daniela Julio