Paralexia [recurso eletrônico] : compreendendo o fenômeno por meio de um estudo de caso no contexto das afasias
Diana Michaela Amaral Boccato
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B63p
[Paralexia]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O fenômeno das paralexias consiste na troca/substituição de uma palavra pretendida por outra, em contextos de leitura. Relaciona-se, no âmbito das patologias, às Dificuldades de Encontrar Palavras, sobretudo às parafasias (trocas na produção verbal oral) e às paragrafias (nos contextos de...
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Resumo: O fenômeno das paralexias consiste na troca/substituição de uma palavra pretendida por outra, em contextos de leitura. Relaciona-se, no âmbito das patologias, às Dificuldades de Encontrar Palavras, sobretudo às parafasias (trocas na produção verbal oral) e às paragrafias (nos contextos de produção escrita). A pesquisa foi guiada pelos princípios teórico-metodológicos da Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva, que privilegia a linguagem em funcionamento e seus aspectos subjetivos (Coudry, [1986] 1988; 2002). Inscreve-se, assim, nas chamadas teorias sócio-histórico-culturais, com o desenvolvimento de abordagens qualitativas que têm como um de seus métodos a realização de estudos de caso. O trabalho foi desenvolvido longitudinalmente, ao longo de três anos, com o sujeito BS, um jovem afásico que participa das atividades do Grupo III do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) desde 2014. BS sofreu um AVCi (Acidente Vascular Cerebral isquêmico) em 2013, passando a apresentar um quadro de afasia predominantemente motora, com a produção de enunciados de estilo telegráfico e trocas motivadas por semelhanças fonológicas e, em especial, por enlaces semânticos. BS, à época do episódio neurológico, cursava Logística em uma universidade privada na região de Campinas e sempre foi um leitor voraz de autores consagrados e também de best sellers. É músico e fazia parte de uma banda de rock, tocando guitarra. Serão apresentados e analisados dados que emergiram de episódios dialógicos com BS em atividades de leitura de diversos gêneros (notícias, literário, científico etc.). As sessões foram vídeo-filmadas, registradas em diário e transcritas discursivamente. As análises são orientadas pelo paradigma microgenético (Vygotsky) e pelos postulados de Luria (1986) acerca dos enlaces semânticos, sonoros e afetivos relativos às trocas e buscam dar visibilidade (i) ao trabalho que o sujeito realiza para enfrentar suas dificuldades ¿ com destaque para os processos de seleção e combinação lexical ¿ e aos enlaces fonológicos, semânticos e afetivos entre as palavras-alvo (desejadas) e as palavras produzidas (paralexias), ao longo do processo de leitura; (ii) à relação das paralexias produzidas e as práticas de letramento do sujeito e (iii) ao papel do pesquisador na construção conjunta da significação, característica própria das pesquisas qualitativas. Destaca-se, nesse contexto, o trabalho epi- e metalinguístico colocado em evidência pelo sujeito BS em seus enunciados, o que nos dá pistas para compreender os processos, como salienta Vygotsky acerca das pesquisas qualitativas. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/Unicamp (Parecer: 1.602.647/2016) e teve apoio da Capes (Processo: 1581028)
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Abstract: The phenomenon of paralexia consists in the exchange/replacement of a word intended by another, in reading contexts. It is related, in the scope of the pathologies, to the Word Finding Difficulties, especially to the paraphasia (exchanges in the oral verbal production) and the paragraphia...
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Abstract: The phenomenon of paralexia consists in the exchange/replacement of a word intended by another, in reading contexts. It is related, in the scope of the pathologies, to the Word Finding Difficulties, especially to the paraphasia (exchanges in the oral verbal production) and the paragraphia (in the contexts of written production). The research was guided by the theoretical-methodological principles of enunciative-discursive Neurolinguistics, which privileges the functioning language and its subjective aspects (Coudry, [1986] 1988; 2002). It is thus subsumed in the so-called socio-historical-cultural theories, with the development of qualitative researches that have as one of its methods the case studies. The work was developed longitudinally over three years with subject BS, a young aphasic participant in the activities of Group III of the CCA (Center for the Cohabitation of Aphasics) since 2014. BS suffered a stroke (Ischemic Stroke) in 2013, beginning to present a predominantly motor aphasia, with the production of telegraphic style utterances and exchanges motivated by phonological similarities and, in particular, by semantic links. BS, at the time of the neurological episode, was attendeding Logistics at a private university in the Campinas region and was always a voracious reader of well-known authors and best sellers. He is a musician and was part of a rock band, playing guitar. Data that emerged from dialogic episodes with BS in reading activities of different genres (news, literary, scientific, etc.) will be presented and analyzed. The sessions were video-filmed, recorded in diary and transcribed discursively. The analyzes are guided by the microgenetic paradigm (Vygotsky) and the postulates of Luria (1986) about the semantic, phonologic and emotional links related to the exchanges and seek to give visibility to (i) the work that the subject performs to face his difficulties ¬¿ the processes of lexical selection and combining ¿ and the phonological, semantic and emotional links between the target (intended) words and the produced words (paralexia), throughout the reading process; (ii) the relationship between the paralexia produced and the subject's literacy practices, and (iii) the researcher's role in the joint construction of meaning, characteristic of qualitative research. In this context, the epi- metalinguistic work highlighted by BS in his utterances is highlighted, which gives us clues to understand the processes, as Vygotsky points out in qualitative research. The research was approved by CEP/Unicamp (1.602.647/2016) and was supported by Capes (1581028)
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Orientador
Oliveira, Marcus Vinicius Borges, 1980-
Avaliador
Souza-Cruz, Thalita Cristina, 1986-
Avaliador
Paralexia [recurso eletrônico] : compreendendo o fenômeno por meio de um estudo de caso no contexto das afasias
Diana Michaela Amaral Boccato
Paralexia [recurso eletrônico] : compreendendo o fenômeno por meio de um estudo de caso no contexto das afasias
Diana Michaela Amaral Boccato