Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública [recurso eletrônico] : educação, cinema e ética hacker
Katharine Rafaela Diniz Nunes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N922p
[A research-intervention creating "free and open source 3D animation" in a public school ]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online ( 251 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa - intervenção acompanha experimentações estéticas entre cinema e animação 3D de código livre que se deram no ambiente escolar. Elas faiscaram através de/impulsionadas por/provocadas por práticas colaborativas de criação - em contato com plataformas virtuais como Blend Swap e...
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Resumo: Esta pesquisa - intervenção acompanha experimentações estéticas entre cinema e animação 3D de código livre que se deram no ambiente escolar. Elas faiscaram através de/impulsionadas por/provocadas por práticas colaborativas de criação - em contato com plataformas virtuais como Blend Swap e Blender Cloud - entre estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Francisco Álvares, situada em Campinas - SP. Feitos com software livre e compartilhados através de licenças Creative Commons, os exercícios de experimentação serviram-se de princípios da Ética Hacker e da noção de dispositivo de criação de imagens apresentada por Cezar Migliorin, para propor reflexões sobre desvios e linhas de fuga que possam surgir na elaboração de projetos abertos quando submetidos a linhas de controle e linhas de abertura. Apoiando-se nas "Pistas do método da cartografia", organizadas por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia, e na ideia de "Igualdade das Inteligências", discutida por Jacques Rancière, observou-se que gestos de experimentação de uma comunidade escolar podem oferecer rearranjos e lançar novos desafios às redes de criação que as culturas de desenvolvimento colaborativo virtuais têm construído até agora. Com esta pesquisa, vislumbra-se contribuir para o debate sobre o lugar da criação e das tecnologias dentro da escola, ao sugerir pistas de potências estéticas escolares para o cinema e para a computação gráfica
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Abstract: This work of research - intervention follows a series of aesthetic experiments in a field between cinema and 3D animation on free code that took place in the school environment. They were flashed through / driven by / sparked by collaborative creative practices - in touch with virtual...
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Abstract: This work of research - intervention follows a series of aesthetic experiments in a field between cinema and 3D animation on free code that took place in the school environment. They were flashed through / driven by / sparked by collaborative creative practices - in touch with virtual platforms like Blend Swap and Blender Cloud - among Middle School and High School students from State School Prof. Francisco Álvares, in Campinas - SP. Made with free software and shared under Creative Commons licenses, the experimental exercises used principles of Hacker Ethics and the notion of image creating devices presented by Cezar Migliorin, to propose reflections on deviations and lines of flight that may arise in the elaboration of open projects submitted to control lines and opening lines. Guided by "The Cartographic Method of Research-Intervention", organized by Eduardo Passos, Virginia Kastrup and Liliana da Escóssia, and the idea of "Equality of Intelligences", discussed by Jacques Rancière, it was observed that gestures of experimentation of a school community can offer rearrangements and present new challenges to the creative networks that the collaborative virtual development cultures have built so far. It is expected that this research may contribute to the debate on the role of creation and technologies within the school, by suggesting clues of the school's aesthetic potencies for the creation on cinema and computer graphics
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Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública [recurso eletrônico] : educação, cinema e ética hacker
Katharine Rafaela Diniz Nunes
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Katharine Rafaela Diniz Nunes