Terminal de consulta web

57 registros encontrados - programa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional

A água nossa de cada dia : uma sequência didática investigativa
1.

A água nossa de cada dia : uma sequência didática investigativa

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Sa59a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Mananciais

Resumo: A sequência didática proposta ajudará os alunos a entenderem a importância do estudo sobre o uso sustentável dos mananciais hídricos. No... Ver mais
A educação em saúde como proposta transversal  : desenvolvimento de uma matriz interdisciplinar para o ensino médi
2.

A educação em saúde como proposta transversal [recurso eletrônico] : desenvolvimento de uma matriz interdisciplinar para o ensino médi

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP P658e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação

Resumo: A escola é um espaço de relações, ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a contribuição na formação de valores. Logo, a... Ver mais
A fisiologia endócrina em jogo : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio
3.

A fisiologia endócrina em jogo [recurso eletrônico] : proposta pedagógica lúdica para o ensino médio

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP P377f

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Fisiologia

Resumo: Há uma busca constante pela melhor maneira de ensinar, sendo um desafio aos educadores de todas as esferas uma reformulação em seus métodos e... Ver mais
A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia
4.

A horta escolar como ferramenta pedagógica no ensino de biologia [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C253h

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Horta escolar

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo para implantação de Horta Escolar e descrever através de Sequências Didáticas, a forma... Ver mais
Alternativas para o ensino de biologia com foco nas habilidades e competências propostas pelos parâmetros curriculares nacionais
5.

Alternativas para o ensino de biologia com foco nas habilidades e competências propostas pelos parâmetros curriculares nacionais [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Q32a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Competências

Resumo: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o desenvolvimento de competências e habilidades dentro do currículo promove a... Ver mais
Análise crítica das representações docente e discente sobre a correlação entre culturas, ciências e sociedade
6.

Análise crítica das representações docente e discente sobre a correlação entre culturas, ciências e sociedade [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Y83a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Biologia - Estudo e ensino

Resumo: O conceito de ciência não é único ou isento de disputas, e o processo de construção das diferentes concepções existentes sobre a ciência... Ver mais
Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia
7.

Apesar de asqueroso, possui relevância biológica? [recurso eletrônico] : análise de uma sequência didática investigativa em ensino de biologia

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP V546a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Biologia - Estudo e ensino

Resumo: Acreditando que o Ensino de Biologia deva ser exercido de forma ativa pelo aluno e que ao professor cabe o papel de mediador do conhecimento,... Ver mais
Aplicações didáticas para o ensino de biologia : aulas práticas e jogos para o ensino médio
8.

Aplicações didáticas para o ensino de biologia [recurso eletrônico] : aulas práticas e jogos para o ensino médio

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C823a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Aprendizagem

Resumo: A falta de motivação e envolvimento dos alunos pelas aulas de biologia gera uma busca constante por novas metodologias de ensino a fim de... Ver mais
As escolhas alimentares e sua relação com o surgimento de doenças : abordagem através de uma sequência didática investigativa
9.

As escolhas alimentares e sua relação com o surgimento de doenças : abordagem através de uma sequência didática investigativa

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP AL87e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Sequência didática

Resumo: Tratando-se de qualidade de vida, a alimentação saudável, aliada a outros aspectos, é um dos pilares para uma boa saúde. A educação pode... Ver mais
Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras
10.

Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia [recurso eletrônico] : uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docente nas escolas estaduais brasileiras

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP So89a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Biologia - Estudo e ensino

Resumo: A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 pelo Ministério da Educação (MEC), propõe que os estudantes ampliem as... Ver mais
Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
11.

Botânica no ensino médio [recurso eletrônico] : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C337b

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Botânica - Estudo e ensino

Resumo: O Ensino de Botânica no Ensino Médio por vezes fica restrito aos conhecimentos teóricos, memorização de nomes e estruturas, e exemplificado... Ver mais
Células-tronco : uma abordagem investigativa acerca da biotecnologia, suas aplicações de expectativas
12.

Células-tronco : uma abordagem investigativa acerca da biotecnologia, suas aplicações de expectativas

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP So89c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Células-tronco

Resumo: A Biotecnologia, ciência que desperta grande interesse dos estudantes do Ensino Médio, é um objeto de estudo inerente para desenvolver... Ver mais
Curta vida : estudo da educação ambiental e cultura audiovisual na escola
13.

Curta vida [recurso eletrônico] : estudo da educação ambiental e cultura audiovisual na escola

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M562c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Educação ambiental

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as mídias audiovisuais como modo de auxiliar na dinamização de debates sobre as questões... Ver mais
De onde vêm as plantas que comemos na alimentação : desvendando aspectos ecológicos, evolutivos e sociais dos alimentos
14.

De onde vêm as plantas que comemos na alimentação : desvendando aspectos ecológicos, evolutivos e sociais dos alimentos

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP B777d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Biologia - Estudo e ensino

Resumo: O ensino de Biologia, frequentemente apresentado de forma fragmentada no currículo, demanda uma maior integração dos conteúdos da disciplina.... Ver mais
Desafio dos sistemas : jogo didático cooperativo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio
15.

Desafio dos sistemas [recurso eletrônico] : jogo didático cooperativo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do ensino médio

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M791d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Jogos educativos

Resumo: A abordagem sistêmica do corpo humano é pouco trabalhada durante o ensino médio, geralmente os órgãos e sistemas são apresentados de forma... Ver mais
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
16.

Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP L537d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Biologia - Estudo e ensino

Resumo: O atual cenário da educação se mostra cada vez mais desinteressante aos estudantes, já que os conceitos permeiam meramente o âmbito teórico,... Ver mais
Desenvolvimento de atividades investigativas utilizando a realidade virtual no ensino de biologia = Development of investigative activities using virtual reality in biology teaching
17.

Desenvolvimento de atividades investigativas utilizando a realidade virtual no ensino de biologia [recurso eletrônico] = Development of investigative activities using virtual reality in biology teaching

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP L934d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Fisiologia humana

Resumo: A utilização da Realidade Virtual (R.V) nas Escolas Públicas do nosso país está longe de ser realidade, vários fatores são apresentados para... Ver mais
Desenvolvimento de um material de apoio didático baseado em projetos para a introdução de ecologia no ensino médio
18.

Desenvolvimento de um material de apoio didático baseado em projetos para a introdução de ecologia no ensino médio [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M187d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Material didático

Resumo: Este trabalho de conclusão de mestrado teve o objetivo de desenvolver um material de apoio didático baseado em projetos para as aulas de... Ver mais
DNA: da descoberta aos transgênicos : desenvolvimento de sequência didática e jogo educativo para alunos do ensino médio público do estado de São Paulo
19.

DNA: da descoberta aos transgênicos [recurso eletrônico] : desenvolvimento de sequência didática e jogo educativo para alunos do ensino médio público do estado de São Paulo

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si38d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Genética - Estudo e ensino

Resumo: Nossas escolhas dependem das vivências e relações interpessoais e tais decisões têm impacto na vida pessoal tanto quanto na sociedade.... Ver mais
Educação em bioética ambiental : um novo paradigma para tratar a problemática do lixo na sociedade contemporânea
20.

Educação em bioética ambiental [recurso eletrônico] : um novo paradigma para tratar a problemática do lixo na sociedade contemporânea

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP R618e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Bioética

Resumo: Embora nunca tivesse reunido tantos conhecimentos acerca do mundo natural, a humanidade parece ignorar ou considerar pouco significante viver... Ver mais
Elaboração da sequência didática investigativa : estudando a biologia do Aedes aegypti e a construção do comitê escolar no combate à dengue, chikungunya e zika
21.

Elaboração da sequência didática investigativa : estudando a biologia do Aedes aegypti e a construção do comitê escolar no combate à dengue, chikungunya e zika

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP In71e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Aedes aegypti

Resumo: Neste trabalho foi elaborada uma sequência didática em que o tema é o mosquito Aedes aegypti devido a sua importância como vetor de agentes de... Ver mais
Elaboração de projeto para o ensino médio utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas    : fazendo ciência, investigando doenças = Project development for high school using the problem based learning methodology : Making science, investigating diseases  
22.

Elaboração de projeto para o ensino médio utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas   [recurso eletrônico] : fazendo ciência, investigando doenças = Project development for high school using the problem based learning methodology : Making science, investigating diseases  

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M366e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Aprendizagem baseada em problemas

Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia centrada no aluno, que protagoniza sua aprendizagem através da interpretação,... Ver mais
Elaboração de sequência investigativa aplicada ao ensino de evolução
23.

Elaboração de sequência investigativa aplicada ao ensino de evolução [recurso eletrônico]

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP So89e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Sequência didática

Resumo: O ensino da evolução biológica é fundamental para o entendimento da biologia como um todo; portanto, é importante que se dê de forma eficiente... Ver mais
Ensino por investigação para aprendizagem significativa de biologia : abelhas sem ferrão e as interações ecológicas
24.

Ensino por investigação para aprendizagem significativa de biologia : abelhas sem ferrão e as interações ecológicas

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP So11e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Ecologia - Estudo e ensino

Resumo: As aulas tradicionais no ensino de biologia têm se demonstrado pouco efetivas no aprendizado dos estudantes, isso porque existe pouca... Ver mais