115 registros encontrados - programa Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra

A Caatinguinha fica no Nordeste? : ludicidade e ensino de Geografia
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A Caatinguinha fica no Nordeste? [recurso eletrônico] : ludicidade e ensino de Geografia

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP M467c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: Lúdico

Resumo: Esta pesquisa objetivou explorar como a ludicidade pode contribuir em processos de reconstrução e desconstrução de concepções da Região...
Resumo
Resumo: Esta pesquisa objetivou explorar como a ludicidade pode contribuir em processos de reconstrução e desconstrução de concepções da Região Nordeste brasileira. Para tal, a pesquisadora: elaborou uma sequência de práticas educativas utilizando desenhos, fotografias, cartazes, cartões-postais e jogos sobre a Região Nordeste; verificou as concepções de um grupo de estudantes sobre o tema; verificou evidências de ludicidade e também analisou suas contribuições para essas práticas educativas. A hipótese é que a ludicidade pode estar presente em diferentes contextos geográficos e, da mesma maneira, propulsionar importantes fatores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, tais como: imaginação, criatividade, ampliação de repertório, formulação e problematização de diferentes pontos de vista e trocas de experiências, considerando conjuntamente o processo de mediação (direta ou indireta) estabelecido pelos sujeitos com as práticas desenvolvidas. A pesquisa é de cunho qualitativo e a pesquisadora atuou como observadora participante. Os dados foram registrados em cadernos de campo, gravações de áudio e fotografias, e enfatizam os aspectos de ensino e aprendizagem dos temas discutidos nas práticas educativas, uma vez que os estudantes modificaram modos de pensar e olhar para a difusão de estereótipos sobre a Região Nordeste. A utilização de estratégias diversificadas para o ensino de Geografia pode instigar os estudantes a criar, problematizar e a levantar diferentes pontos de vista, por meio dos quais, eles aprendem e concatenam conceitos geográficos
Acervo digital do patrimônio natural e cultural de Cubatão
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Acervo digital do patrimônio natural e cultural de Cubatão [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP B777a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2023.

Assunto: Patrimônio cultural

Resumo: A presente Dissertação propõe a construção do Acervo digital do Patrimônio Natural e Cultural da Região de Cubatão, Estado de São Paulo,...
Resumo
Resumo: A presente Dissertação propõe a construção do Acervo digital do Patrimônio Natural e Cultural da Região de Cubatão, Estado de São Paulo, cidade localizada no sopé da Serra do Mar, distante 60 km da capital, e integrante da região metropolitana da Baixada Santista. A cidade de Cubatão possui um acervo de Bens Naturais e Culturais relevantes que merecem a sistematização e sua identificação para o acesso ao público. Nesse sentido, o propósito do acervo consiste em disponibilizar a informação à população a respeito dos bens patrimoniais existentes no município. Visa auxiliar o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC) como subsídio para construção dos inventários e ser apoio da Educação Patrimonial na Rede Municipal de Ensino. Pretende se tornar ferramenta importante para resgate histórico e cultural do Município. Busca despertar a consciência histórica e um sentimento de pertencimento aos munícipes, colaborando para o turismo loc
A construção da teoria da tectônica de placas : um diálogo com a sociologia da ciência
3.

A construção da teoria da tectônica de placas [recurso eletrônico] : um diálogo com a sociologia da ciência

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C175c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Ciência - Aspectos sociais

Resumo: O trabalho tem como objetivo problematizar a construção da Teoria da Tectônica de Placas através dos processos de exploração marinha ocorridos...
Resumo
Resumo: O trabalho tem como objetivo problematizar a construção da Teoria da Tectônica de Placas através dos processos de exploração marinha ocorridos entre os anos 40 até o final dos anos 60, discutindo-a através das práticas laboratoriais dos navios-pesquisa, utilizados nas expedições marinhas, e por meio dos artigos científicos publicados pelos cientistas atuantes. Essa discussão baseia-se metodologicamente em alguns aspectos da teoria Ator-Rede de Bruno Latour e também de outras discussões acerca dos estudos em Sociologia das Ciências dos anos 80. Assim, mediante livros e artigos documentais acerca da História da Tectônica de Placas, as portas dos laboratórios são abertas para a discussão do fazer científico e da produção de suas imagens. Uma análise conceitual através da historicidade das práticas científicas ¿ passando pelas transformações conceituais acerca do entendimento e funcionamento da dinâmica terrestre - é realizada a partir do evento marcante do Terremoto de Lisboa de 1755 até o advento da Teoria da Tectônica de Placas por meio de uma análise discursiva e imagética. Para esta última serão utilizados o conceito de objetividade imagética de Lorraine Daston e análises acerca das imagens em Geociências de Rudwick. A intenção é retomar uma história das ciências não enclausurada, desconectada do passado e, sim, abordar de forma crítica para que discussões transdisciplinares possam ocorrer através dessa temática e possam acrescentar tanto para o leigo quanto para o cientista uma contextualização crítica acerca das práticas científicas dentro da área de Ciências da Terra. Tal importância se deve ao fato de ser uma área diretamente ligada aos recursos terrenos e dialoga diretamente com a ampla exploração e escassez dos mesmos, levando a consequências, muitas vezes, irreversíveis
A construção dos espaços participativos em comitês de bacias hidrográficas por meio dos projetos de educação ambiental e na perspectiva da geoética
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A construção dos espaços participativos em comitês de bacias hidrográficas por meio dos projetos de educação ambiental e na perspectiva da geoética [recurso eletrônico]

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP AL64c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Educação ambiental

Resumo: Este trabalho busca analisar os principais aspectos relacionados à participação de todos os segmentos que envolvem a sociedade civil no Comitê...
Resumo
Resumo: Este trabalho busca analisar os principais aspectos relacionados à participação de todos os segmentos que envolvem a sociedade civil no Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). Para tal, temos como foco investigar as inter-relações entre os processos naturais e sociais, do ponto de vista da geoética, que ocorrem nas áreas urbanizadas em uma bacia hidrográfica, e como se dá a prática e inclusão da educação ambiental nestes comitês. A participação popular, garantida aos representantes nos comitês, envolve três eixos, a administração pública, tanto na esfera estadual quanto na esfera dos munícipios componentes dos comitês, e da sociedade civil. A análise histórica do desenvolvimento do CBH-PCJ, no contexto da evolução das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, apontou a gradativa participação e inserção da sociedade civil em geral. A metodologia adotada envolveu a pesquisa documental, a participação em reuniões dos comitês, a aplicação de instrumentos de pesquisa qualitativa na forma de questionários e entrevistas, estruturados com atores sociais envolvidos em projetos de educação ambiental no CBH-PCJ. Deste modo, na forma de um estudo de caso, foi possível verificar os desafios e perspectivas para o estabelecimento de vínculo entre sociedade, comitês de bacia e diversas instituições inseridas nos comitês. Utilizou-se um procedimento para inventariar e quantificar critérios que valorizam questões ligadas à geoética em projetos de educação ambiental e assim oferecer uma oportunidade de uma nova abordagem aos coordenadores e educadores envolvidos. Em uma etapa posterior realizou-se um levantamento das propostas e objetivos da Agenda 21 e da Agenda 2030, considerados importantes documentos de governança ambiental global além dos principais princípios da ética ecológica, estabelecidos na Rio-92, possibilitando um estudo comparativo entre os capítulos da Agenda 21 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 com os Princípios da Geoética. A análise dos resultados ressalta a importância de espaços participativos em comitês de bacia hidrográfica, por meio de projetos de educação ambiental, que apresentam como características fator de continuidade, com aspectos que valorizam questões ligadas à geoética, de forma que se construam nesses espaços o pensamento crítico e a conscientização ambiental dos interlocutores. A experiência pioneira da cobrança pelo uso dos recursos hídricos tem mostrado bons resultados para uma melhor gestão, como se observou nas bacias do CBH-PCJ. Os levantamentos bibliográficos contribuíram para identificar na Agenda 2030 a proposta de buscar soluções para a constante degradação dos recursos naturais, em especial a água, por meio dos 17 ODS e 169 metas, no qual estão correlacionados diversos princípios da geoética. Este documento tem propostas para os grandes problemas e desafios que afetam a humanidade, para que deste modo se atinja os pilares do desenvolvimento sustentável
A contribuição do Conselho Nacional do Petróleo e da Petrobras na formação de profissionais para a exploração do petróleo no Brasil
5.

A contribuição do Conselho Nacional do Petróleo e da Petrobras na formação de profissionais para a exploração do petróleo no Brasil

TESE

Número de chamada: T/UNICAMP P463c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2014.

Assunto: PETROBRAS

Resumo: Em 1864, um acontecimento singular e oficial iniciou e transformou o rumo das pesquisas relacionadas ao petróleo no Brasil: o Decreto n°...
Resumo
Resumo: Em 1864, um acontecimento singular e oficial iniciou e transformou o rumo das pesquisas relacionadas ao petróleo no Brasil: o Decreto n° 3.352-A, no qual, pela primeira vez, cita-se a palavra petróleo no corpo de um texto da Legislação Brasileira. Correlacionado a esse acontecimento, tem-se a criação da Escola de Minas de Ouro Preto em 1875, onde o ensino de Geociências no país começa a ser sistematicamente praticado. Embora formalmente titulados como engenheiros de minas, muitos atuaram na realidade como geólogos antes da existência de um curso específico de Geologia. Nos desdobramentos de busca e exploração de petróleo no Brasil durante o do século XX tivemos iniciativas particulares e governamentais (Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, Comissão White, Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil) que contribuíram para a pesquisa e futuramente para a prospecção do petróleo no país. Em 1938, cria-se o Conselho Nacional do Petróleo ¿ CNP com o intuito de regulamentar e encontrar petróleo no território brasileiro. No ano seguinte descobre-se a primeira jazida de petróleo na região de Lobato, na Bahia, modificando-se a política do petróleo no Brasil. A descoberta de petróleo serviu como impulso para a indústria e para as atividades que dele dependiam. Enquanto isso, um dos problemas enfrentados pelo CNP foi a falta de pessoal qualificado para as demandas técnicas e de conhecimento geológico sobre o território brasileiro. Em 1954, a Petrobras (1953) iniciou suas atividades a partir do acervo recebido do antigo CNP, com o objetivo de executar tarefas no setor de exploração de petróleo no território. Algumas características do CNP permaneceram na empresa, principalmente em relação à pressão política e nacionalista que buscava consolidar o Brasil como um país rico em petróleo. Nesse processo, tanto o CNP como a Petrobras investiram na elaboração de cursos de aperfeiçoamento e profissionalização de sua própria equipe de trabalho. Inclusive formando profissionais na área de Geologia e Engenharia do Petróleo. Além dela, outras sociedades científicas e convênios com universidades, contribuíram para a formação e constituição das Geociências no Brasil num outro patamar de institucionalização e profissionalização. Assim, esta tese tem por objetivo investigar e compreender o papel do CNP e principalmente da Petrobras na construção e formação de cursos na área de Geociências, como parte do processo histórico de busca e exploração pelo petróleo iniciado aqui em 1864 e finalizando-se em 1968 com a descoberta do primeiro poço offshore, quando também, a Petrobras investe massivamente nas pesquisas para exploração de petróleo no mar. A principal fonte da presente pesquisa concentra-se no Acervo pessoal do paleontólogo Frederico Waldemar Lange (1911-1988), que se encontra sob a guarda e conservação do Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
BCCL (1)
IG (1)
Açorianos, africanos e alemães : O Caminho do Cubatão (1803-1867)
6.

Açorianos, africanos e alemães : O Caminho do Cubatão (1803-1867)

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP T636a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2023.

Assunto: Açorianos

Resumo: O presente trabalho de pesquisa pretende analisar a presença de açorianos, africanos e alemães no entorno do Caminho do Cubatão, na primeira...
Resumo
Resumo: O presente trabalho de pesquisa pretende analisar a presença de açorianos, africanos e alemães no entorno do Caminho do Cubatão, na primeira metade do século XIX. Nessa linha, intenta identificar os mecanismos que ligaram tais atores ao Caminho do Cubatão, obra viária de importância para a Província de São Paulo no escoamento de sua produção agrícola. Nessa estrada os imigrantes desenvolveram ações, em maior ou menor intensidade, mas que repercutiram de forma decisiva no território. Entender esses procedimentos permite que sejam realçadas as características principais de cada grupo, interrelações e conflitos. O estudo se baseia, na maior parte, em fonte primária sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A abordagem etimológica, inclusive, possibilitou ampliar a compreensão do território. Além disso, há intenção de verificar alguns questionamentos que se apresentam tais como quais estrangeiros melhor se adaptaram ao meio, quais ferramentas sociais dispunham e se foram utilizados como propaganda governamental. Compreender esse período histórico da região de Cubatão permite que seja lançada luz sobre os construtores do território e, consequentemente, incentiva para que surjam novas linhas investigativas
A difusão da informação de natureza climatológica na época da seca no semiárido baiano
7.

A difusão da informação de natureza climatológica na época da seca no semiárido baiano [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Sa62d

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Climatologia

Resumo: A seca é uma deficiência da precipitação pluviométrica que resulta em escassez hídrica para diversas atividades, grupos sociais e até mesmo...
Resumo
Resumo: A seca é uma deficiência da precipitação pluviométrica que resulta em escassez hídrica para diversas atividades, grupos sociais e até mesmo para setores ambientais. Esse fenômeno climático ocorre em diversas regiões do Planeta. No Brasil, em particular, destaca-se o Nordeste, como sendo uma das áreas de maior ocorrência. De 2010 a 2015, o semiárido brasileiro enfrentou uma grande condição de seca, com agravamento em 2012, acarretando impactos em diversos setores da sociedade local. Esse evento foi registrado por diversos meios de comunicação. No caso do estado da Bahia, a seca se instalou em 2011, mas se agravou em 2012 e 2015. Os jornais de grande circulação no Estado, "A TARDE" e "O CORREIO", com sede em Salvador (Capital do Estado), relataram o fenômeno. Diante deste fato, esta pesquisa objetivou analisar a relação entre o número de notícias e a precipitação no Semiárido Baiano, bem como descrever como a mídia da Bahia apresenta as informações de natureza climatológica na época da seca, no segmento temporal de 2012-2015. A metodologia foi dividida em três partes que se basearam na técnica de análise do conteúdo e entrevistas. A primeira refere-se à análise qualitativa e quantitativa dos dados pluviométricos do semiárido baiano e das notícias publicadas pelos jornais. A segunda etapa analisou os termos "Combate à Seca" e "Convivência com a Seca" presentes nas matérias propagadas e, por fim, a terceira etapa foi a entrevista com jornalistas dos referidos jornais. Os resultados desta pesquisa demonstraram que há uma relação entre número de notícias e o comportamento da precipitação na região. Constatou-se nas notícias analisadas erros conceituais, informações alarmistas e sensacionalistas. Observou-se, também, que as informações publicadas estão desconexas com a tipologia climática da região. A maioria das notícias analisadas faz apologia ao conceito de "combate à seca". As entrevistas demonstraram que embora os jornalistas baianos entrevistados estejam empenhados para a construção de pautas relacionadas ao tema seca mais interessante e precisa, foi constatado que há deficiência na forma como a mídia publica as informações referentes à seca
A educação a distância na formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, MG
8.

A educação a distância na formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, MG [recurso eletrônico]

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M338e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Geociências - Estudo e ensino

Resumo: Este estudo procurou analisar a contribuição de um curso ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD) para formação de professores de...
Resumo
Resumo: Este estudo procurou analisar a contribuição de um curso ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD) para formação de professores de Geociências na região do Vale do Jequitinhonha, MG, no nível de Especialização voltado para Ensino de Geografia e ofertado pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, no período de 2014 a 2018. A disseminação do conhecimento geocientífico pode ser uma estratégia para formação de uma consciência ambiental por meio de programas de formação de professores em todos os níveis de ensino. Ao longo da pesquisa buscamos responder diferentes questões, entre elas: Como os professores de Geociências estão sendo formados via EAD no Brasil e quais as estratégias, ferramentas e ambientes adotados? Quais as condições favorecedoras para uma melhor formação de professores de Geociências a partir de cursos na modalidade EAD? Como a EAD concorre para um possível desenvolvimento da região do Jequitinhonha? Para tanto, utilizamos modelos teóricos Cognição Distribuída, Teoria da Distância Transacional e apoiamo-nos na Netnografia para coleta de dados e análise de conteúdo a fim de interpretar o corpus da pesquisa, constituído tanto pelo registro documental quanto por produções dos alunos-professores registradas em fóruns. Por fim, foi implementada uma proposta de plataforma educacional, denominada Portal do Conhecimento para compartilhar artigos, vídeos e cursos de formação de professores, bem como foi concebido e testado um arsenal de recursos denominado Kit Professor Virtual. Os resultados indicam que modelos de EAD bem sucedidos refletem a competência docente na criação de itinerários envolventes de aprendizagem capazes de motivar os alunos. Conclui-se que a EAD contribui para formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, principalmente em cursos de Especialização lato sensu, ofertados por instituições públicas e privadas. Este trabalho identifica uma série de desafios a vencer, em uma realidade que provavelmente se repete em outras regiões do País. As principais estratégias de fortalecimento da EAD na região podem ser sintetizadas conforme segue: (1) Valorizar a formação e capacitação de profissionais para atuar em EAD. (2) Reconhecer que cursos EAD não atendem a qualquer perfil de aluno. (3) Libertar o desenvolvimento de um curso da estrutura rígida de um AVA. (4) Valorizar a realidade local e demandas específicas. (5) Tornar os cursos mais flexíveis e reflexivos. (6) Privilegiar a modelagem instrucional e montar equipe especializada. (7) Reconhecer que EAD não deve compensar a inexistência de ensino presencial. (8) Praticar avaliação contínua do curso pelos alunos. (9) Atentar para a motivação dos alunos e gerenciar a evasão dos cursos. (10) Conceber as Geociências como caminho para construção da cultura da sustentabilidade
A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)
9.

A educação ambiental e o ensino de geociências em unidades de conservação : o papel interlocutor da escola no município de Peruíbe (SP)

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP OL4e

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2014.

Assunto: Educação ambiental

Resumo: No Brasil as Unidades de Conservação (UC's) têm com um dos principais objetivos a preservação e a conservação de ambientes naturais, em...
Resumo
Resumo: No Brasil as Unidades de Conservação (UC's) têm com um dos principais objetivos a preservação e a conservação de ambientes naturais, em consonância ao estabelecido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 9.985 de Julho de 2000. Para que os objetivos previstos pelo SNUC sejam alcançados, torna-se necessário a implantação de um programa em Educação Ambiental - EA eficaz, tanto àqueles que visitam as UC's quanto aos que ali residem, bem como no seu entorno. Os objetivos desta pesquisa foram traçar um contexto da Educação Ambiental desenvolvida por duas escolas do município de Peruíbe (Estado de São Paulo, Brasil), uma inserida na unidade de conservação Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI) e a segunda localizada na área de zona tampão do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), identificar a proposta e dificuldades no processo de formação continuada em Educação Ambiental para os professores das escolas e propor alternativas de melhoria na EA. Foi adotada a Metodologia Qualitativa - Estudo de Caso. Para coleta de dados foram realizados pesquisa documental, aplicação de questionários, observação e registro de depoimentos, aplicação de oficinas e visita aos geoparques portugueses de Arouca e Naturtejo. Para análise dos dados foi utilizada teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Lee Shulman. Foi constatado que instituições gestoras das UC's, apesar de exigirem a preservação dos recursos naturais locais, não se envolvem na formação dos professores para exercerem a Educação Ambiental com seus alunos e comunidade. Ao extrairmos elementos das experiências dos geoparques portugueses, sugerimos melhorias na EA que podem envolver a população local e a promover a conservação ambiental.
BCCL (1)
IG (1)
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
10.

A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro [recurso eletrônico] : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP R357f

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2023.

Assunto: Decolonização

Resumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura...
Resumo
Resumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Buscamos fundamentar as análises, acerca das interações ocorridas, através das perspectivas dos professores indígenas, elaborando com e junto deles, outros parâmetros para as disciplinas de Geografia. As perspectivas decoloniais foram relevantes para compreendermos a luta indígena por uma formação fundamentada na interculturalidade crítica, incluindo os olhares dos professores indígenas, seu fazer pedagógico e suas experiências com a práxis docente e alertando para as ameaças da interculturalidade funcional. As análises das narrativas dos professores indígenas indicam a aprovação da interculturalidade crítica, o comprometimento com a transformação da realidade social nas comunidades com protagonismo indígena e o reconhecimento da importância da Geografia nesse processo. Entendemos, portanto, que os estudos decoloniais contribuem sobremaneira para a formação de professores indígenas trazendo elementos importantes para a compreensão do contexto da formação de professores indígenas e para o exercício da práxis intercultural em Geografia, possibilitando "outras" interações fundamentadas na valorização das culturas indígenas no que diz respeito aos aspectos geográficos e espaciais
A geodiversidade do município de Campinas/SP como meio para subsidiar atividades de campo na educação básica
11.

A geodiversidade do município de Campinas/SP como meio para subsidiar atividades de campo na educação básica

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP F225g

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2024.

Assunto: Geociências - Estudo e ensino

Resumo: O ensino de Ciências da Terra na Educação Básica traz inúmeras contribuições para a formação integral e cidadã dos discentes, promovendo um...
Resumo
Resumo: O ensino de Ciências da Terra na Educação Básica traz inúmeras contribuições para a formação integral e cidadã dos discentes, promovendo um melhor desenvolvimento cognitivo, amparando a Educação Ambiental e permitindo a promoção da consciência acerca da premência da Geoconservação, além de possibilitar uma melhor aprendizagem acerca do "fazer científico". No entanto, a abordagem das temáticas geocientíficas nos documentos curriculares da Educação Básica não permite uma apreensão sistêmica e holística destes saberes, visto que, tais temas encontrem-se fragmentados e descontextualizados nas distintas etapas de ensino e disciplinas curriculares. Neste sentido, as atividades práticas de campo potencializam as aprendizagens relativas ao funcionamento do Sistema Terra, pois demandam a correlação de distintos conceitos e saberes do escopo geocientífico e, também, de outros campos científicos, em contato direto com seu objeto de estudo. Ademais, práticas desta natureza permitem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio da utilização de smartphones, que propiciam, através do uso se suas câmeras e de diversos aplicativos, o reconhecimento da área estudada, a orientação em campo, o registro de atributos e imagens, além da produção diversos produtos finais, como mapas, relatórios e apresentações. Não obstante, os docentes que ministram as disciplinas que abordam os temas geocientíficos não possuem uma formação sólida neste campo científico, além de enfrentarem entraves estruturais e organizacionais para o planejamento de atividades de campo. Todavia, a identificação e descrição de elementos da geodiversidade próximos às instituições educacionais descomplexifica e fomenta tais práticas. O município de Campinas/SP possui significativa geodiversidade, dispondo de afloramentos dos principais tipos de rochas, além de vestígios de diversos fenômenos e processos terrestres, fruindo de enorme potencial para a realização de práticas de campo. Assim, o presente estudo objetiva, fundamentalmente, identificar e descrever elementos da geodiversidade do município, mensurando seus potenciais usos educativos e turísticos, além de seus valores científicos e seus riscos de degradação, a fim de subsidiar os docentes das disciplinas curriculares que abordam os saberes geocientíficos no planejamento e realização de atividades práticas de campo com seus alunos. Ademais, fornecer informações que, ainda, podem contribuir para a prática de atividades geoturísticas
A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências e geografia do 6º ano nas escolas municipais de Maceió-AL = The geology that is not teached in the textbook of sciences and geography of the 6th grade in the municipal schools of Maceió-AL
12.

A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências e geografia do 6º ano nas escolas municipais de Maceió-AL [recurso eletrônico] = The geology that is not teached in the textbook of sciences and geography of the 6th grade in the municipal schools of Maceió-AL

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si38g

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Geologia

Resumo: Nesta dissertação é discutida a qualidade e importância dos livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º ano do ensino...
Resumo
Resumo: Nesta dissertação é discutida a qualidade e importância dos livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º ano do ensino fundamental II nas escolas municipais de Maceió-AL com vigência de 2017 até 2019. Busca-se também destacar a relevância do ensino de Geologia na educação básica diante da formação de crianças e jovens, pois estes possuem papeis determinantes no desenvolvimento e equilíbrio deste Planeta. As reflexões embasadas nas legislações que regem a formação continuada dos professores são importantes, pois são os principais responsáveis por selecionar os livros didáticos que serão utilizados, como auxilio para elaboração e realização das aulas; além disso, muitas vezes o livro didático é o único acesso a fontes de conhecimentos sistematizados confiáveis, visto que, há diversos meios eletrônicos acessíveis aos alunos com diferentes tipos de informações. No procedimento de pesquisa foi adotada a análise qualitativa e quantitativa bibliográfica, documental, conteúdo e questionário desenvolvido em 3 etapas: 1) Pré- análise; 2) Exploração do material ou codificação; 3) Tratamento dos resultados e interferência. Nesta última etapa a análise foi dividida em três categorias: a) conceitos e aspectos; b) representações visuais (mapas, fotografias e ilustrações/representações esquemáticas); c) atividades (exercícios teóricos e práticas). Com o método definido, trabalhou-se com o tema Geologia, determinando seguintes conteúdos: O Tempo Geológico; A Estrutura do Interior da Terra; Às Teorias Relacionadas as Placas Tectônicas; Minerais e Rochas; Fenômenos Naturais de Origem Geológica: vulcanismo, terremoto e tsunami; Solo: processo de formação, tipos e características. Entre os principais resultados obtidos identificaram-se problemas relacionados a conceitos, sobretudo devido a definições incompletas e desconexas. Em relação as representações visuais, problemas na qualidade gráfica e ausência dos principais elementos que auxiliem na leitura e interpretação da representação. No caso das atividades, verificou-se que prevalecem as questões objetivas e/ou subjetivas, favorecendo na transmissão de informação em uma proposta que mais valoriza a aprendizagem com ênfase na memorização
A imagem no ensino de geografia : limites e perspectivas a partir de experiências no município de Feira de Santana-BA
13.

A imagem no ensino de geografia [recurso eletrônico] : limites e perspectivas a partir de experiências no município de Feira de Santana-BA

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP An88i

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2016.

Assunto: Imagem

Resumo: As imagens, atualmente, são um recurso de fácil obtenção e utilização. Os avanços tecnológicos, a ampliação do acesso à internet e softwares...
Resumo
Resumo: As imagens, atualmente, são um recurso de fácil obtenção e utilização. Os avanços tecnológicos, a ampliação do acesso à internet e softwares especializados, bem como a explosão de aparelhos multifuncionais dotados de câmeras são algumas das razões para tal facilitação. Entre as várias finalidades que podem ser atribuídas às imagens fotográficas, destaca-se neste trabalho o seu uso como recurso didático em algumas disciplinas escolares. Dentre estas, a Geografia tem ainda maior destaque, uma vez que imagens podem ilustrar e problematizar algum espaço geográfico, potencializando diversas discussões que dialogam com suas raízes epistemológicas. Entretanto, o recurso imagem ainda é pouco explorado na sala de aula. Tanto nas práticas pedagógicas quanto nos livros didáticos, é muito comum encontrar imagens sendo utilizadas apenas como um recurso ilustrativo, método importante, porém redutor do potencial da imagem. Defende-se, neste trabalho, a utilização das imagens como um recurso investigativo, que seja capaz de suscitar discussões diversas sobre temas geográficos, que muitas vezes estão expostas de forma indireta na imagem. O esforço para a construção destas reflexões deve partir, inicialmente, do professor de Geografia, que deve receber aporte teórico para isto no âmbito da sua formação inicial e em serviço. Entretanto, há poucas iniciativas neste sentido no Brasil, o que acaba por comprometer um uso mais significativo da imagem. Com tais pressupostos e idéias, este trabalho busca discutir os limites atuais e perspectivas quanto ao uso da imagem como recurso didático na Geografia, com análise específica da cidade de Feira de Santana-BA. Para se chegar aos pontos centrais desta discussão, o trabalho se utilizou de: a) intervenções pedagógicas em aulas de Geografia no ensino fundamental e médio em escolas de Feira de Santana, através de parceria com professores, conduzindo imagens a estas aulas e observando que avanços os alunos e professores observavam através deste conteúdo; b) oficinas de formação de professores, realizadas no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana; c) análise de matrizes curriculares de alguns cursos de Geografia do Brasil. A pesquisa inferiu que a imagem é um recurso subutilizado e com uma enorme riqueza de possibilidades. Entre as explicações para esta negligência, destaca-se o processo formativo do professor de Geografia, que não explora o recurso em toda a sua capacidade, mas a quantidade de dificuldades para se utilizar o recurso é muito grande, apontando para inesgotáveis discussões, algumas delas, presentes no corpo do texto
A inserção de conteúdos de Geociências nas ações pedagógicas do movimento Escoteiro no Brasil
14.

A inserção de conteúdos de Geociências nas ações pedagógicas do movimento Escoteiro no Brasil

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP Si38i

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2015.

Assunto: Educação não formal

Resumo: O Movimento Escoteiro (ME) no Brasil, a despeito de sua longa existência e do papel que tem exercido como movimento de educação não formal,...
Resumo
Resumo: O Movimento Escoteiro (ME) no Brasil, a despeito de sua longa existência e do papel que tem exercido como movimento de educação não formal, não apresenta estudo que demonstre como o movimento tem se inserido na formação dos milhares de crianças e jovens ao longo de décadas. Podemos contar milhares de brasileiros que estiveram, em algum momento de suas vidas, envolvidos em Grupos Escoteiros (GE) e participaram das atividades Escoteiras que seguem um desenho pedagógico baseado no desenvolvimento de "competências" e "habilidades" atingidas a partir de um programa de méritos. As atividades, em geral, são realizadas ao ar livre, e temas associados a conteúdo das Geociências envolvem o "observar" e "(re)conhecer" os processos da dinâmica terrestre. Neste estudo avaliamos o referencial documental (livros, manuais, guias, etc.) obtidos junto à União de Escoteiros do Brasil - UEB; entrevistamos membros do ME; e identificamos nos eventos Escoteiros a aplicação de atividades que envolvam conteúdos de Geociências. Das avaliações realizadas propusemos roteiros de atividades que abordam conteúdos das Geociências, e elaboramos duas Especialidades que se inserem no sistema de progressão pessoal do ME e que se focam em conteúdos específicos dessa ciência
BCCL (1)
IG (1)
Ambiente Interdisciplinar de Geociências : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender
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Ambiente Interdisciplinar de Geociências [recurso eletrônico] : desfragmentando o ensinar, estratificando o aprender

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Si26a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2018.

Assunto: Geociências

Resumo: O avanço da ciência e a dinâmica da tecnologia, que não se esgotam, envolvem, também, que o conhecimento científico atinja a sociedade humana....
Resumo
Resumo: O avanço da ciência e a dinâmica da tecnologia, que não se esgotam, envolvem, também, que o conhecimento científico atinja a sociedade humana. Ciência, Tecnologia e Conhecimento, novos caminhos em linhas que se entrecruzam, requerem, de imediato, mudanças no modelo epistemológico e organizacional da Educação; uma mudança nos moldes tradicionais de uma educação impositiva, para outra que privilegie a criatividade e a descoberta do conhecimento pelo aluno, possibilitando-o "aprender a aprender". Tais pressupostos envolvem o acesso a qualquer informação disponível, incluindo os recursos disponibilizados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O ensino de Geociências, que no Brasil não se caracteriza por constituir uma disciplina escolar e sim por conteúdos desenvolvidos de forma interdisciplinar, não se beneficia dessa visão integradora em propostas metodológicas. Da mesma forma, não é explorada a proposta do Programa de Estudos Internacional de Geociências, um elemento integrador proposto neste trabalho que norteou os conteúdos para a elaboração de um ambiente interdisciplinar com uso de recursos tecnológicos onde foram aplicadas várias metodologias de ensino, diferentes disciplinas, caracterizando um ensino híbrido e que se mostrou uma valida alternativa para o ensino de Geociências. A escola, apesar das propostas educacionais vigentes no país, ainda mantém um perfil conteudista, privilegiando a memorização, austera e repressiva, de um ensino excessivamente abstrato. Ao professor cabe a aquisição de habilidades pedagógicas e técnicas que respondam aos grandes desafios já estabelecidos e para os quais se sente às vezes despreparado; ao Estado cabe provê-lo garantindo-lhe, para além de formação acadêmica de excelência, outras oportunidades para a aquisição de novas competências no trabalho. Reafirma-se, portanto, neste trabalho, a necessidade de investimento visando à qualidade dos cursos de formação de professores, bem como da formação continuada dos docentes que atuam nas escolas, por meio do aperfeiçoamento profissional e do estabelecimento de condições reais, necessárias a uma construção coletiva de seus projetos pedagógicos
Análise da formação científico social de estudantes do ensino médio do PIC-Júnior no projeto Ribeirão Anhumas na Escola
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Análise da formação científico social de estudantes do ensino médio do PIC-Júnior no projeto Ribeirão Anhumas na Escola

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP C279a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2013.

Assunto: Estudantes do ensino de segundo grau

Resumo: A partir de um projeto voltado à formação continuada de professores com foco na elaboração de conhecimentos escolares relacionados à Ciência,...
Resumo
Resumo: A partir de um projeto voltado à formação continuada de professores com foco na elaboração de conhecimentos escolares relacionados à Ciência, à Sociedade e ao Ambiente derivou-se uma vivência intitulada "Construção coletiva de um projeto de revitalização e primeira intervenção em uma Área de Proteção Permanente urbana, Campinas-SP" que contou com a participação de alunos do ensino médio vinculados ao "Programa de iniciação Científica Júnior, CNPq/UNICAMP (PIC-Jr.)". Essa pesquisa apoiou-se nessa vivência, objetivando refletir sobre as apropriações feitas por estudantes de ensino médio durante sua participação em pesquisa científica, visando identificar o impacto da parceria da Universidade e escola para estes alunos. Para o desenvolvimento da presente dissertação realizou-se entrevistas semiestruturadas e análise dos relatórios de pesquisa dos alunos bolsistas PIC-Jr., bem como entrevistas com as respectivas orientadoras desses estudantes. As análises foram feitas à luz da metodologia da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin. As análises do conteúdo das entrevistas somadas aos relatórios dos estudantes indicaram a construção de conhecimentos científicos vinculados ao local da escola, uma vez que o entorno foi tomado como problema de ensino, possibilitando desenvolver uma concepção ambiental que conduziu os alunos a compreenderem não só as ações de uma determinada área cientifica, mas também relacioná-las com outras áreas do conhecimento. A natureza dos conhecimentos adquiridos sugerem as vertentes de um educação científica voltada para a Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente. Nesse contexto, a parceria entre a universidade e a escola proporcionou a compreensão de conteúdos científicos, mas também possibilitou o desenvolvimento e a aplicação de atividades que tiveram por meta envolver a comunidade local buscando discussões e possível consenso acerca de problemas vivenciados pela mesma. Os dados apontam também que a parceria entre a universidade e a escola conduziu os estudantes a desmistificarem a instituição universitária, propiciando-lhes refletir sobre a possibilidade e a importância de sua inserção nesse espaço
BCCL (1)
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Análise da produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em educação ambiental no ensino fundamental II
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Análise da produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em educação ambiental no ensino fundamental II [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP M489a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2019.

Assunto: Educação ambiental

Resumo: As pesquisas sobre Educação Ambiental ganharam notoriedade nos anos 1980 e vêm crescendo consideravelmente desde então. Nesse contexto e fruto...
Resumo
Resumo: As pesquisas sobre Educação Ambiental ganharam notoriedade nos anos 1980 e vêm crescendo consideravelmente desde então. Nesse contexto e fruto da nossa inquietude destacamos a questão de pesquisa: que práticas pedagógicas de Educação Ambiental escolar no Ensino Fundamental II são relatadas em pesquisas acadêmicas e quais Macrotendências de Educação Ambiental orientam teórico-metodologicamente essas práticas? Os objetivos específicos são: Identificar no Banco de Teses do EArte teses e dissertações sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas no Ensino Fundamental II; Analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental; identificar os referenciais teórico-metodológicos utilizados e as perspectivas conceituais que esses trabalhos se basearam; Caracterizar as Macrotendências de Educação Ambiental de acordo com Layrargues e Lima (2014) que apontam três macrotendências: conservacionista, pragmática e crítica. O corpus documental foi identificado a partir do Banco de Teses do Projeto EArte, no qual localizamos 17 pesquisas que trataram de Práticas de Educação Ambiental no EFII. Os trabalhos foram lidos na íntegra e analisados segundo os descritores: Dados Bibliográficos (Autor; Orientador; Instituição; Estado; Grau de Titulação Acadêmica; Ano de defesa); Características da Pesquisa (Tipo de Pesquisa; Proposta de Trabalho; Público Alvo; Temas de Estudo); Descritores das Práticas Pedagógicas (Nível escolar; Disciplinas abrangidas; Temas abordados; Métodos e Estratégias de Ensino; Recursos e Materiais Didáticos; Avaliação da prática pedagógica); Indicadores das Macrotendências de Educação Ambiental (Perspectivas Conceituais; Referenciais teórico-metodológicos; Macrotendências de Educação Ambiental). Como principais resultados encontramos: 1- Das 17 pesquisas, 15 são dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado sendo que 12 trabalhos foram defendidos em programas de Pós-Graduação na área da Educação; 2- as pesquisas que investigam tais práticas pedagógicas estão concentradas na região Sudeste com 50% da produção e 47% têm como público-alvo os professores e gestores do EFII. 3-Em relação ao tema de estudo, 12 pesquisas tratam de Currículo, Programas e Projetos, e 8 delas concentradas nas disciplinas de Geologia, Geografia, Biologia, trabalhando com temas relacionados aos aspectos físicos do meio ambiente e a sociedade. 4- Os métodos e estratégias de ensino utilizados foram mostra de filmes e documentários, trabalho de campo, visitas técnicas e caminhadas. Os autores das pesquisas analisadas indicaram que as escolas vêm desenvolvendo ações e projetos interdisciplinares em EA, que apesar de tímidas, elas desencadeiam mudanças e perspectivas positivas na comunidade escolar. Por meio da análise dos trabalhos selecionados, identificamos dificuldades de implementação da EA nas escolas, devido à falta de condições materiais, distanciamento entre ensino e pesquisa e a necessidade de formação dos professores com vistas a uma EA crítica e transformadora.5- Em relação às macrotendências de EA, 6 pesquisas embasaram conceitualmente suas práticas de acordo com a EA crítica; no entanto, constatamos que a ideia de educação para o desenvolvimento sustentável, com características pragmáticas e conservacionistas ainda é hegemônica no campo investigado, e consideramos pertinente uma maior divulgação da EA crítica para os professores da escola básica. Consideramos que as pesquisas de Estado Arte cumprem um papel importante nos trabalhos acadêmicos em que é possível situar a pesquisa na grande área de estudo e contextualizá-la de modo a ampliar o olhar sobre o saber e fazer educação ambiental, contribuindo com teorias e metodologias que favorecem o surgimento de novas pesquisas e caminhos futuros dentro da EA
Análise das contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de geociências no ensino médio
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Análise das contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de geociências no ensino médio [recurso eletrônico]

TESE - Português

Número de chamada: T/UNICAMP T235a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2021.

Assunto: Jogos educativos

Resumo: Os conteúdos de Geociências na Educação Básica podem ser abordados de forma interdisciplinar, por meio do diálogo entre a Geografia e a...
Resumo
Resumo: Os conteúdos de Geociências na Educação Básica podem ser abordados de forma interdisciplinar, por meio do diálogo entre a Geografia e a Ciências da Natureza. Todavia, o que se observa na literatura científica é uma carência grande em publicações que apresentem propostas relacionadas a esta área de conhecimento. Um dos motivos apontados para esta lacuna é a necessidade de uma linguagem que se aproxime da escola, ou seja, propostas elaboradas e implementadas por professores, e que sirvam de modelos para aplicação em sala de aula. Torna-se possível sugerir que, o uso de tais metodologias para o estudo de conceitos de Geociências apresenta uma importante contribuição para o Ensino de Ciências. Uma das metodologias de ensino-aprendizagem que vem ganhando espaço na comunidade científica, principalmente na última década, são as Atividades Lúdicas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições de uma proposta lúdica para o estudo de conceitos de Geociências, em disciplinas de Ciências da Natureza, para o Ensino Médio. O local escolhido para a aplicação da pesquisa foi o Centro de Ensino em Período Integral Argemiro Antônio de Araújo, CEPI Argemiro, localizado na cidade de Posse/GO. A pesquisa foi realizada em três etapas, a saber: 1) Levantamento Bibliográfico; 2) Levantamento do perfil dos sujeitos da pesquisa; 3) Intervenção em sala de aula. É possível concluir que existe viabilidade em utilizar recursos lúdicos para o estudo de conceitos de Geociências, principalmente no que diz respeito aos Biocombustíveis. A prática se tornará mais eficaz se for pensanda de forma interdisciplinar, e se os professores conseguirem perceber a necessidade das Geociências em sala de aula
Análise de atividades de geoturismo do proposto "Geoparque do Corumbataí"
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Análise de atividades de geoturismo do proposto "Geoparque do Corumbataí" [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP Z13a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Geoparques

Resumo: O proposto projeto do Geoparque Corumbataí, delimitado pela Bacia Hidrogra?fica do Rio Corumbataí, situado no centro-leste do estado de São...
Resumo
Resumo: O proposto projeto do Geoparque Corumbataí, delimitado pela Bacia Hidrogra?fica do Rio Corumbataí, situado no centro-leste do estado de São Paulo é uma região de notável geodiversidade. O presente trabalho teve o objetivo de contribuir para a adoção de estratégias de geoconservação, com base nos fundamentos do geoturismo, foram selecionados sete locais na região para a avaliação de capacidade de carga usando e comparando dois métodos qualitativos e quantitativos: método Visitor Impact Management (VIM) e o método de José Bernardo Rodrigues Brilha, proposto em 2016. Com esse levantamento da geodiversidade, inventariação e quantificação do geopatrimônio dos geossítios estudados, define-se potencialidades e prioridades de uso e proteção do geopatrimônio. As Cuestas Basálticas, bem como o Morro do Cuscuzeiro e Camelo, constituem pontos de observação, onde é possível identificar feições e compartimentações geomorfológicas associadas à borda leste da Bacia do Paraná., com baixo-médio impacto ambiental. O Paleodeserto Piramboia é um afloramento no qual é possível ver todos os elementos que caracterizam a formação geológica, além de feições de intemperismo biológico e químico, com alto impacto ambiental. A Caverna do Fazendão é uma caverna arenítica (Formação Botucatu), com presença de diversas feições geológicas, espeleotemas e biodiversidade típicas, mas com influência antrópica, impacto para muito alto. Já a Pedreira dos Mesossaurídeos foi a única que apresentou relevância internacional, com médio-alto impacto, ponderada pela relevância geológica e área particular de mineração sem acordos legais de preservação. Um afloramento bem conhecido da comunidade científica, mas pouco preservado, o Afloramento Três Eras, apresenta médio-alto impacto. Por fim, a Gruta do Índio, com feições arqueológicas mal preservadas, mas com relevância científica nacional e baixo-moderado impacto ambiental. As etapas de inventariação dos geossítios visitados indicaram que todos podem ser considerados como tais, sendo que geoturismo nessas áreas, bem aplicado, poderá promover a geoconservação do patrimônio geológico
Análise do tema solos na disciplina geografia na nova base nacional comum curricular
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Análise do tema solos na disciplina geografia na nova base nacional comum curricular [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP L628a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2022.

Assunto: Ciência do solo

Resumo: A educação vem sofrendo crescentes mudanças desde as práticas docentes, aos conteúdos e propostas curriculares. Nesse sentido, a Base Nacional...
Resumo
Resumo: A educação vem sofrendo crescentes mudanças desde as práticas docentes, aos conteúdos e propostas curriculares. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta um direcionamento curricular para formulação dos currículos mínimos e seus conteúdos. Entretanto, atualmente o que está em discussão priorização de determinados conteúdos em detrimento de outros. Partindo desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é diagnosticar e compreender como a BNCC aborda o tema solo na geografia, utilizando este tema como um dos elementos essenciais para a construção do raciocínio geográfico, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de compreender o mundo em que vivem. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo a partir do documento da BNCC, que evidenciou que atualmente o conteúdo solo ainda ocupa um lugar de pouco destaque em relação a outros conteúdos na geografia, porém, as perspectivas podem ser positivas a partir da capacitação e conscientização e disseminação da importância dos solos para a natureza e a sociedade, assim como, a geografia
Aprendendo com os dinossauros : análise da exposição "Dinossauros (?) no IG"
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Aprendendo com os dinossauros [recurso eletrônico] : análise da exposição "Dinossauros (?) no IG"

DISSERTAÇÃO - Português

Número de chamada: T/UNICAMP R354a

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2020.

Assunto: Educação não formal

Resumo: Vários autores argumentam sobre como as exposições dos museus contribuem com a divulgação científica e a aprendizagem das pessoas. Salientam...
Resumo
Resumo: Vários autores argumentam sobre como as exposições dos museus contribuem com a divulgação científica e a aprendizagem das pessoas. Salientam também a importância de se entender melhor como a aprendizagem ocorre nesses espaços, de modo a se encontrar maneiras de potencializá-la. Algumas áreas de conhecimento que quase não são abordadas na educação básica, como a paleontologia, dependem dos meios não-formais de educação (cinema, internet, museus, televisão etc.) para chegar à sociedade. Nesse sentido, o principal objetivo do presente trabalho foi investigar, a partir da análise de visitas de grupos escolares do ensino fundamental I, ''se'' e ''como'' a exposição "Dinossauros (?) no IG", realizada no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, contribuiu para promover em seus visitantes a aprendizagem sobre conhecimentos relacionados às ciências naturais, especialmente paleontologia. Adotou-se como referencial teórico um conjunto de autores que tratam a aprendizagem em museus sob uma perspectiva sociocultural. A metodologia utilizada teve caráter predominantemente qualitativo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação direta do processo de organização da exposição e o acompanhamento das visitas mediadas; filmagem das visitas e transcrição das falas dos sujeitos envolvidos; aplicação de questionários aos mediadores da exposição. As falas dos sujeitos durante a visita foram classificadas e analisadas com base em conjuntos de categorias elaboradas para o estudo de conversas de aprendizagem em museus. Nas visitas analisadas, as conversas do tipo conceitual simples foram as mais frequentes, sugerindo que o processo de aprendizagem dos visitantes se concentrou em aspectos conceituais. Os resultados apontam que o tipo de conversa de aprendizagem iniciado pelos visitantes é fortemente influenciado pela presença e pelos questionamentos dos mediadores, o que indica a importância do treinamento destes para que os objetivos dos organizadores da exposição possam ser de fato explorados e apreendidos pelos visitantes. Destacam-se entre as estratégias utilizadas na exposição para atrair a atenção dos visitantes durante a visita: a relação dos dinossauros com as mídias (cinema e televisão), o uso de perguntas abertas e a exposição de objetos reais. Por fim, reitera-se a necessidade e a importância da avaliação continuada das exposições para que o conhecimento gerado durante sua elaboração e execução possa ser compartilhado e que possa contribuir para o desenvolvimento de outras exposições científicas
A produção cerâmica local como fonte de articulação entre Química e Geociências no Ensino Médio
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A produção cerâmica local como fonte de articulação entre Química e Geociências no Ensino Médio [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP L628p

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2015.

Assunto: Química - Ensino

Resumo: A presente dissertação tem seu olhar voltado para a contextualização do ensino de Química de nível médio a partir do ambiente circunvizinho da...
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem seu olhar voltado para a contextualização do ensino de Química de nível médio a partir do ambiente circunvizinho da escola. O tema da pesquisa teve o propósito de articular conteúdos em Química do currículo oficial para o ensino médio público do Estado de São Paulo por meio de conteúdos em Geociências. A escolha de um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio de uma instituição pública paulista, foi devido à baixa participação e interação dos alunos, evidenciada pelo professor durante as abordagens nas aulas de Química. A pesquisa utilizou de alguns pressupostos da pesquisa-ação, proposta por James McKernan, na qual o professor atuou ao mesmo tempo como pesquisador de suas práticas, utilizando da fabricação cerâmica para contextualizar conteúdos do currículo oficial, desde a explotação da argila na lavra até o beneficiamento pela fabricação de tijolos cerâmicos por uma das indústrias da circunvizinhança da instituição de ensino participante da pesquisa. Explorou-se abordagens investigativas e problematizadoras que utilizaram de visitas de campo, atividades práticas experimentais e não experimentais, discussões e a elaboração de uma Feira de Ciências. Revelaram-se significativos avanços na aprendizagem, participação e interesse dos alunos, passando de sujeitos passivos para sujeitos coadjuvantes, evidenciado pelo desenvolvimento de atividades entre alunos e professor em vários momentos durante as abordagens ao longo da pesquisa
A revista Terrae Didática como veículo de difusão do conhecimento de geociências no ensino
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A revista Terrae Didática como veículo de difusão do conhecimento de geociências no ensino [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP L649r

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: Geociências - Estudo e ensino

Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a utilização, no ambiente escolar, de artigos publicados pela revista Terræ Didatica, o periódico...
Resumo
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a utilização, no ambiente escolar, de artigos publicados pela revista Terræ Didatica, o periódico educacional do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2005 o periódico publica resultados de pesquisas e recursos educativos, tendo sido amplamente aceita pela comunidade. Pretende-se avaliar em que medida a revista desempenha seu papel de ferramenta de divulgação do conhecimento geocientífico na escola ou fora dela, e se o faz com eficiência e eficácia. As características únicas fortalecem a imagem de veículo estratégico para divulgação de resultados de pesquisas, propostas educativas e materiais didáticos de Geociências para a comunidade nacional e do exterior
As ciências da terra no exame vestibular Unicamp
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As ciências da terra no exame vestibular Unicamp [recurso eletrônico]

DISSERTAÇÃO

Número de chamada: T/UNICAMP P777c

Publicação: Campinas, SP : [s.n.], 2017.

Assunto: Universidades e faculdades - Vestibular

Resumo: As Ciências da Terra estudam os fenômenos e característica do meio físico que vivemos e os sistemas que o compõe, como a Atmosfera, a...
Resumo
Resumo: As Ciências da Terra estudam os fenômenos e característica do meio físico que vivemos e os sistemas que o compõe, como a Atmosfera, a Hidrosfera, a Biosfera e a Geosfera, bem como a interação entre eles. Nessas ciências, embora seu conteúdo seja predominantemente ministrado, no ensino básico, em Geografia, se enquadram também alguns outros componentes curriculares do ensino brasileiro, como a Física, a Química e a Biologia. No Brasil, a ponte que une o ensino médio ao ensino superior é o vestibular. O vestibular é uma prova, comumente não obrigatória, que permite aos candidatos serem classificados para as vagas disponíveis no Ensino Superior. Para realizar as questões, as bancas elaboradoras contam com recursos diversos, como o uso de imagens e textos de apoio, contextualização das questões e criam questões que trazem temas e eventos recentemente ocorridos. Neste trabalho, foram analisadas as questões de Ciências da Terra do vestibular da UNICAMP no período 1987-2015. Ao todo, 206 questões foram analisadas e classificadas de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos, como a presença e tipo de imagem, presença e tipo de texto de apoio, se as questões eram contextualizadas, se traziam no enunciado um tema ou evento recentemente ocorrido e quais os sistemas (atmosfera, biosfera, geosfera, hidrosfera) abordados em uma única questão. Como conclusão, podemos citar: devido aos formatos das provas, ainda há predominância das questões dissertativas nos exames vestibulares; os temas mais abordados nas questões são "Dinâmicas geológica, geomorfológica e pedológica" e "Dinâmicas atmosférica e zoneamento climático"; os tipos de imagens mais utilizadas nas questões são os mapas, as ilustrações e os gráficos; os tipos de texto de apoio mais utilizado foram os de jornais/revistas e livros didáticos/técnicos; não houve tendência de aumento na utilização de imagens nem de texto no período estudado; não houve tendência de aumento de número médio de sistemas utilizado por questão no período considerado; o tema que aborda mais sistemas é "Domínios Morfoclimáticos"