Ataques de violência extrema às escolas no Brasil : mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento
Cleone Aparecida Garcia
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G165a
[Extreme violence attacks on schools in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (29 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Episódios de manifestações extremamente violentas direcionadas a instituições de ensino, os quais denominaremos no presente estudo de "Ataques de Violência Extrema Às Escolas", resultando em fatalidades e lesões, têm sido registrados com maior frequência no cenário brasileiro, especialmente...
Ver mais
Resumo: Episódios de manifestações extremamente violentas direcionadas a instituições de ensino, os quais denominaremos no presente estudo de "Ataques de Violência Extrema Às Escolas", resultando em fatalidades e lesões, têm sido registrados com maior frequência no cenário brasileiro, especialmente a partir de 2022. Esse tipo de ocorrência, embora atípico para o país, é há muito reconhecido em âmbito global, tendo sido historicamente associado, em grande parte, aos Estados Unidos. Tais incidentes têm instigado um clima de apreensão, comoção e debates intensos em diversos setores da sociedade, que buscam compreender de forma abrangente a natureza desse fenômeno, suas dinâmicas subjacentes, origens e desdobramentos. Trata-se de um fenômeno com características próprias, diferenciado de outras formas de violência, principalmente por ocorrer em um local considerado seguro e perpetrado por um membro da comunidade escolar, o que potencializa seus impactos negativos. O presente estudo tem como objetivos: 1) realizar um mapeamento dos ataques de violência extrema ocorridos no Brasil e suas características; 2) analisar fatores associados à ocorrência desses ataques no país; 3) descrever ações que têm sido desenvolvidas visando à prevenção e mitigação da ocorrência de novos ataques, além de apresentar propostas que contribuam com o alcance desse fim. Para isso, utilizamos como método a pesquisa documental, com análise quantitativa e qualitativa, concentrando-se nos incidentes em que os perpetradores são identificados como estudantes ou ex-estudantes das instituições-alvo, que planejaram e executaram tais atos com a intenção deliberada de causar mortes em escolas brasileiras. Foram identificados 40 episódios até julho de 2024, sendo o primeiro registro no país em agosto de 2001. Do total, 25 casos ocorreram entre março de 2022 e julho de 2024, resultando em 111 feridos e 35 vítimas fatais. Além do mapeamento dos ataques ocorridos, apresentamos a tipologia das instituições afetadas, traçamos características predominantes dos agressores e exploramos possíveis causas subjacentes ao aumento dessa forma de violência. Delineamos ainda ações que têm sido desenvolvidas visando à prevenção e mitigação na ocorrência de novos ataques e apresentamos propostas que contribuam para o alcance desse fim
Ver menos
Abstract: Episodes of extremely violent manifestations targeting educational institutions, which we will refer to in this study as "Extreme Violence Attacks on Schools," resulting in fatalities and injuries, have been increasingly recorded in the Brazilian context, especially since 2022. Although...
Ver mais
Abstract: Episodes of extremely violent manifestations targeting educational institutions, which we will refer to in this study as "Extreme Violence Attacks on Schools," resulting in fatalities and injuries, have been increasingly recorded in the Brazilian context, especially since 2022. Although such occurrences are atypical for the country, they have long been recognized globally, having historically been associated primarily with the United States. These incidents have instigated a climate of apprehension, distress, and intense debates across various sectors of society, which seek to comprehensively understand the nature of this phenomenon, its underlying dynamics, origins, and ramifications. This phenomenon is characterized by distinct features, differentiating it from other forms of violence, primarily because it occurs in a place considered safe and is perpetrated by a member of the school community, which amplifies its negative impacts. The present study aims to: 1) map the extreme violence attacks that have occurred in Brazil and their characteristics; 2) analyze factors associated with the occurrence of these attacks in the country; 3) describe actions that have been developed to prevent and mitigate the occurrence of new attacks, and present proposals that contribute to achieving this goal. To this end, we employ a documentary research method, incorporating both quantitative and qualitative analysis, focusing on incidents in which the perpetrators are identified as students or former students of the targeted institutions, who planned and executed these acts with the deliberate intention of causing deaths in Brazilian schools. A total of forty episodes were identified up to July 2024, with the first recorded incident in the country occurring in August 2001. Of these, 25 cases occurred between March 2022 and July 2024, resulting in 111 injured and 35 fatalities. In addition to mapping the attacks, we present a typology of the affected institutions, outline the predominant characteristics of the perpetrators, and explore potential underlying causes for the increase in this form of violence. We also delineate actions that have been developed to prevent and mitigate new attacks and present proposals to contribute to achieving this goal
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Orientador
Tognetta, Luciene Regina Paulino, 1969-
Avaliador
Vivaldi, Flávia Maria de Campos, 1963-
Avaliador
Grampa, Victor Henrique
Avaliador
Durão, Susana, 1969-
Avaliador
Ataques de violência extrema às escolas no Brasil : mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento
Cleone Aparecida Garcia
Ataques de violência extrema às escolas no Brasil : mapeamento, fatores associados e caminhos de prevenção e enfrentamento
Cleone Aparecida Garcia