Língua inglesa na BNCC para os anos finais do fundamental : percepções docentes sobre linguagem e políticas educacionais linguísticas
Eduardo Fernando Francini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F846L
[English language component in the Brazilian National Common Core for the middle years]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Claudia Hilsdorf Rocha, Guilherme Jotto Kawachi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta competências e habilidades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) para os Anos Finais do Ensino Fundamental que derivam de pressupostos ideológicos e teóricos acerca do papel que o inglês assume nas sociedades atuais e sua...
Ver mais
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta competências e habilidades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) para os Anos Finais do Ensino Fundamental que derivam de pressupostos ideológicos e teóricos acerca do papel que o inglês assume nas sociedades atuais e sua importância para os alunos no mundo globalizado (DUBOC, 2019). Trabalhando em encontros formativos com um grupo de professores de LI da rede estadual paulista, a escuta ativa demandou interesse para investigar de que modo tais pressupostos explicitados pela/na Base são percebidos por eles em suas práticas pedagógicas. Ao considerarmos estas duas instâncias – BNCC e o fazer docente, as formações em serviço indicam clara ruptura ou falta de diálogo entre ambas e, sem o peso institucional, a voz do professor é silenciada (FREITAS, 2014; LIBERALI, 2018). Ainda, os conceitos e princípios oferecidos e parametrizados pela Base são pouco problematizados metodologicamente; não há muita discussão ou espaços formais para a recontextualização didática desses princípios e parâmetros. Além da análise documental-bibliogra?fica que irá situar a BNCC como instrumento de política pública educacional linguística proveniente de uma ideologia sobre língua/linguagem, a pesquisa de caráter interpretativista pretende apontar como o discurso vigente no documento é percebido, explicitado e relocalizado (SANTOS, 2021), de modo menos dicotômico e mais situado, pelos professores de uma comunidade de prática (HARASIM, 2012). Dados da pesquisa indicaram que a maioria dos docentes entende a Base como sendo uma normativa construída com representatividade, sendo ela um norteador para o que devem ensinar. Há, no entanto, uma divergência grande sobre a visão de língua do documento e aquela(s) dos participantes. Tais incoerências surgem, principalmente, em momentos que os professores buscam confrontar a BNCC com suas realidades. Em resposta aos dados, a pesquisa propõe uma análise de possíveis fatores que desencadeiam as divergências e apresenta abordagens críticas transdisciplinares como possibilidades de relocalização e (re)criação das pro-postas de LI (BIESTA, 2017; SHOHAMY, 2006; COPE e KALANTZIS, 2000; SANTOS, 2021)
Ver menos
Abstract: The Brazilian National Common Core (BNCC) presents skills and abilities related to English language teaching and learning for the Middle Year (grades 6 to 9) that de-rive from ideological and theoretical assumptions about the role that English assumes in today's societies and its...
Ver mais
Abstract: The Brazilian National Common Core (BNCC) presents skills and abilities related to English language teaching and learning for the Middle Year (grades 6 to 9) that de-rive from ideological and theoretical assumptions about the role that English assumes in today's societies and its importance for students in the globalized world (DUBOC, 2019). Working in formative meetings with a group of teachers from the state of São Paulo, active listening demanded an interest in investigating how such assumptions made explicit by/in the BNCC are perceived by them in their pedagog-ical practices. When we consider these two instances - BNCC and teaching, in-service training indicates a clear rupture or lack of dialogue between both and, without institutional power, the teacher's voice is silenced (FREITAS, 2014; LIBERALI, 2018). Still, the concepts and principles offered and parameterized by the Base are little methodologically problematized; there is not much discussion or formal spaces for the didactic recontextualization of these principles and parameters. In addition to the documental-bibliographical analysis that will place the BNCC as an instrument of linguistic educational public policy arising from an ideology about language/languaging, the interpretative research intends to point out how the current discourse in the document is relocated (SANTOS, 2021), in a less dichotomous and more situated way, by the teachers from a community of practices (HARASIM, 2012). Data from the research indicated that most teachers understand the BNCC as being a policy made with representation, being a guide for what they should teach. There is, however, a great divergence regarding the language vision of the document and that of the participants. Such inconsistencies arise, mainly, at times when teachers seek to confront the BNCC with their realities. In response to the data, the research proposes an analysis of possible factors that trigger divergences and presents transdisciplinary critical approaches as possibilities for relocation and (re)creation of English language proposals (BIESTA, 2017; SHOHAMY, 2006; COPE and KALANTZIS, 2000; SANTOS, 2021)
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Língua inglesa na BNCC para os anos finais do fundamental : percepções docentes sobre linguagem e políticas educacionais linguísticas
Eduardo Fernando Francini
Língua inglesa na BNCC para os anos finais do fundamental : percepções docentes sobre linguagem e políticas educacionais linguísticas
Eduardo Fernando Francini