Corpo [recurso eletrônico] : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP AL64c
[Body]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo se dedicou a investigar as conceituações acerca do corpo atribuídas pelas educadoras da Educação Infantil. Foram trazidas à reflexão as concepções que objetificavam o corpo e as implicações que essa referência origina no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Tendo delineado o...
Resumo: Este estudo se dedicou a investigar as conceituações acerca do corpo atribuídas pelas educadoras da Educação Infantil. Foram trazidas à reflexão as concepções que objetificavam o corpo e as implicações que essa referência origina no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Tendo delineado o contexto e as motivações que sustentam o ideário de corpo-objeto, verificou-se que a educação transmissiva encontra fundamentos para sua manutenção nessa perspectiva. Assim, o trabalho propõe uma revisão conceitual no intuito de recolocar o corpo na existência e, ao fazê-lo, reflete sobre práticas educativas que reconhecem o ser humano em sua integralidade. Para compreender o corpo que somos, a pesquisa se empenhou na revisão bibliográfica da obra "A fenomenologia da percepção" de Maurice Merleau-Ponty e para fundamentar as investigações no campo da pedagogia as obras de Paulo Freire foram o território por onde se caminhou no intuito de alcançar uma educação humanizadora e libertadora
Abstract: This study tries to investigate the conceptualizations of the body attributed by early childhood educators. The conceptions that objectified the body and the implications that this reference has on the development of pedagogical work were brought into reflection. Having outlined the...
Abstract: This study tries to investigate the conceptualizations of the body attributed by early childhood educators. The conceptions that objectified the body and the implications that this reference has on the development of pedagogical work were brought into reflection. Having outlined the context and motivations that support the ideology of the body as an object, it was found that transmissive education finds foundations for its maintenance in this perspective. Thus, the work proposes a conceptual revision with the aim of repositioning the body in existence and, in doing so, reflects on educational practices that recognize the human being in its entirety. In order to understand the body that we are, the research was engaged in a bibliographic review of Maurice Merleau-Ponty's work "Phenomenology of Perception" (2018), and to support the investigations in the field of pedagogy, the works of Paulo Freire (1967, 1987, 2022) served as the territory through which we walked in order to achieve a humanizing and liberating education
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF