Desmontagem em Pacific e Doméstica [recurso eletrônico] : um estudo sobre uso da edição no documentário pernambucano
TESE
Português
T/UNICAMP Sa31d
[Disassembly in Pacific and Housemaids]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (202 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Francisco Elinaldo Teixeira, Virginia Osorio Flôres
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A pesquisa observa como a montagem foi reinterpretada, e suas consequências, com a passagem do sistema de edição analógico para o digital, com atenção para duas obras em especial, os documentários Pacific (2009), realizado por Marcelo Pedroso, e Doméstica (2012), realizado por Gabriel...
Resumo: A pesquisa observa como a montagem foi reinterpretada, e suas consequências, com a passagem do sistema de edição analógico para o digital, com atenção para duas obras em especial, os documentários Pacific (2009), realizado por Marcelo Pedroso, e Doméstica (2012), realizado por Gabriel Mascaro. Para isso, é dado um panorama da filmografia dos cineastas pernambucanos, a fim de apontar suas influências e preferências plásticas e temáticas na definição de uma estilística. Após a análise fílmica que privilegia a decupagem por sequências, como metodologia de construção da narrativa, são localizadas cenas de interesse para a discussão que atravessa a teoria documentária, endereçada à termos como, dispositivo, ética, representação, filme de montagem, filme de arquivo e, por fim, encenação no documentário. De posse deste arranjo técnico, amparado pela herança estética da cultura videográfica, em que a imagem amadora adquire status de obra, libertando assim o cinema para indefinição de um domínio ou, à chegada ao espaço do híbrido, localiza-se o debate sobre a influência do ensaio na montagem documentária contemporânea virtualizada. Com isso, identifica-se que a montagem oriunda da edição não linear se transforma em uma ativadora de corpos, garantindo um sentido mimético aos arquivos de terceiros. Logo, acaba por oferecer um desafio ao audiovisual do século XXI quando se pensa na chave entre edição e reciclagem
Abstract: The research observes how the edition was reinterpreted and its consequences, their transition from the analogical to the digital editing system, paying attention to the two masterpieces in particular, the documentaries Pacific (2009), Marcelo Pedroso, and Housemaids (2012), Gabriel...
Abstract: The research observes how the edition was reinterpreted and its consequences, their transition from the analogical to the digital editing system, paying attention to the two masterpieces in particular, the documentaries Pacific (2009), Marcelo Pedroso, and Housemaids (2012), Gabriel Mascaro. For this, an overview of the filmography of Pernambuco filmmakers is done, in order to point out their influences and their plastic and thematic preferences in the definition of a style. After the film analysis that privileges the decoupage by sequences, as a methodology for the construction of the narrative, scenes of interest are located for the discussion that crosses the documentar theory, addressed to terms such as device, ethics, representation, edition, archival film and, finally, mise en scène in the documentary. In possession of this technical arrangement, supported by the aesthetic heritage of videographic culture, in which the amateur image acquires the status of a work, freeing the cinema to define a domain or, upon arrival at the hybrid space, taking place the debate on the influence of the essay in the virtualized contemporary documentary edition. With this, it is identified that the non-linear edition becomes an activator of bodies, guaranteeing a mimetic sense to the files of others. Therefore, it ends up offering a challenge to the audiovisual of the 21st century when we think about the aspect between editing and recycling