Território bucal da população LGBTQIA+ [recurso eletrônico] : a odontologia em interface com corpos socialmente estigmatizados e negligenciados
Luiz Eduardo de Almeida
TESE
Português
T/UNICAMP AL64t
[Oral territory of the LGBTQIA+ population]
Piracicaba, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (165 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fábio Luiz Mialhe
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: O objetivo geral desse trabalho de tese foi o de prover uma compreensão mais ampliada do território bucal da população LGBTQIA+. Para tal, atravessado pela certeza do não esgotamento da complexa temática aqui levantada, emergiram cinco artigos científicos. Os dois primeiros estudos, duas...
Ver mais
Resumo: O objetivo geral desse trabalho de tese foi o de prover uma compreensão mais ampliada do território bucal da população LGBTQIA+. Para tal, atravessado pela certeza do não esgotamento da complexa temática aqui levantada, emergiram cinco artigos científicos. Os dois primeiros estudos, duas revisões – uma narrativa e outra de escopo -, consubstanciaram o estado da arte da produção científica em saúde em interface com a população LGBTQIA+. E desse percurso, pautado na análise crítica e reflexiva do conteúdo da literatura científica, evidenciou-se o caráter estigmatizador para o HIV-Aids junto a esse grupo populacional. Uma realidade intrínseca e prevalentemente relacionada à dificuldade no acesso a serviços de saúde e/ou a desfechos sorofóbicos, que se desdobram na invisibilidade, por parte dos profissionais de saúde, incluindo o dentista, das especificidades, necessidades e demandas em saúde, inclusive a bucal, de pessoas LGBTQIA+. Em seguida, por meio de um ensaio teórico, demonstraram-se o potencial e o papel da boca, entendida como um território biopsicossociocultural, como um possível caminho dialético para se compreender o percurso histórico-social das inúmeras identidades do ser LGBTQIA+. Os dois últimos artigos, estudos transversais, analisaram o impacto do estado de saúde bucal na qualidade de vida, QVRSB, de pessoas adultas LGBTQIA+ e os fatores atrelados à curricularização de atividades pedagógicas voltadas à qualificação do futuro cirurgião-dentista quanto ao cuidado em saúde bucal de pacientes LGBTQIA+. Desses estudos desprenderam-se: a QVRSB teve associação significativa entre os indivíduos com autopercepção negativa quanto ao estado de saúde bucal e com dificuldade no acesso a serviços odontológicos; os cursos de Odontologia, cujos gestores pedagógicos atribuíam alta relevância ao tema saúde bucal da população LGBTQIA+, demonstraram, de forma significativa, maior probabilidade em prover estratégias de qualificação profissional que contemplassem a saúde bucal da população LGBTQIA+. De tudo, considerando-se as informações encontradas, apresentadas e discutidas nessa tese, não para concluir e sim para desafiar, espera-se que este trabalho não se encerre em sua autossuficiência produtivo-acadêmica, que seja ele, a curto, médio e longo prazos, agente ativo de transformação de realidades, portanto, que permeie a idealização, a implementação e, principalmente, a consolidação de políticas públicas, de saúde e/ou educacionais, que reduzam as iniquidades existenciais atreladas às vidas LGBTQIA+
Ver menos
Abstract: The overall objective of this thesis work was to provide a greater understanding of the oral territory of the LGBTQIA+ population. Thus, certain of the non-exhaustion of the complex theme raised here, five scientific articles emerged. The first two studies, two reviews - one narrative and...
Ver mais
Abstract: The overall objective of this thesis work was to provide a greater understanding of the oral territory of the LGBTQIA+ population. Thus, certain of the non-exhaustion of the complex theme raised here, five scientific articles emerged. The first two studies, two reviews - one narrative and the other scope -, substantiated the state of the art of scientific production in health in interface with the LGBTQIA+ population. From this path, from the critical and reflective analysis of the content of the scientific literature, the stigmatizing character of HIV-AIDS in this population group became evident. A reality that is intrinsically and prevalently related to the difficulty in accessing health services and/or serophobic outcomes, which unfolds in the invisibility, on the part of health professionals, including the dentist, of the specificities, needs and demands in health, including the oral health , by LGBTQIA+ people. Then, through a theoretical essay, the potential and role of the mouth were demonstrated, understood as a biopsychosociocultural territory, as a possible dialectical way to understand the historical-social path of the countless identities of the LGBTQIA+ being. The last two articles, cross-sectional studies, analyzed the impact of the state of oral health-relatade quality of life, OHRQoL, of LGBTQIA+ adults and the factors linked to the curricularization of pedagogical activities aimed at the qualification of the future dentist regarding oral health care of LGBTQIA+ patients. From these studies, the following emerged: OHRQoL had a significant association between individuals with a negative self-perception regarding their oral health status and with difficulties in accessing dental services; Dentistry courses, whose pedagogical managers attributed high relevance to the oral health of the LGBTQIA+ population, demonstrated a significantly greater probability of providing professional qualification strategies that contemplated the oral health of the LGBTQIA+ population. Finally, considering the information found, presented and discussed in this thesis, not to conclude but to challenge, it is expected that this work does not end in its productive-academic self-sufficiency, that it be, in the short, medium and long term deadlines, an active agent of transformation of realities, therefore, that permeates the idealization, implementation and, mainly, the consolidation of public, health and/or educational policies, which reduce the existential inequities linked to LGBTQIA+ lives
Ver menos
Mialhe, Fabio Luiz, 1972-
Orientador
Bonato, Letícia Ladeira
Avaliador
Gomes, Viviane Elisangela
Avaliador
Pecorari, Vanessa Gallego Arias, 1976-
Avaliador
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
Avaliador
Território bucal da população LGBTQIA+ [recurso eletrônico] : a odontologia em interface com corpos socialmente estigmatizados e negligenciados
Luiz Eduardo de Almeida
Território bucal da população LGBTQIA+ [recurso eletrônico] : a odontologia em interface com corpos socialmente estigmatizados e negligenciados
Luiz Eduardo de Almeida