Cultura escolarizante e o ensino híbrido [recurso eletrônico] : que veio para ficar
Laura Maria Rodrigues Oliveira Kretly
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP K885c
[Schooling culture and blended learning]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Considerando a pandemia não apenas sob o ponto de vista sanitário (isto é, um desastre), mas, também, considerando-a como ocasião de experiências pedagógicas, este estudo/pesquisa buscou produzir e registrar material e reflexão para contribuir para uma reestruturação da escolarização; neste...
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Resumo: Considerando a pandemia não apenas sob o ponto de vista sanitário (isto é, um desastre), mas, também, considerando-a como ocasião de experiências pedagógicas, este estudo/pesquisa buscou produzir e registrar material e reflexão para contribuir para uma reestruturação da escolarização; neste aspecto, especificamente, considerou também as metodologias ativas e o ensino híbrido como possibilidade. As promessas desse novo recurso pedagógico envolvem uma restruturação da cultura escolar, que vamos classificar aqui como escolarizante, considerada como o modelo escolar de encaixotamento, padronização, industrial e bancária, termo cunhado por Paulo Freire. Por conta da necessidade de reorganização das bases escolares, para o real acolhimento dessa nova metodologia, as mistificações e equívocos que envolvem o ensino híbrido aumentaram. O que é o ensino híbrido? Qual sua real mudança potencial na educação básica? Partindo da experiência da pesquisadora com o uso de tecnologia e gestão escolar, o objetivo é desmistificar e aprofundar os estudos e saberes sobre o ensino híbrido, destrinchando a sua história, até culminar no contexto pandêmico e explorar seu impacto na educação básica, propondo espaço dialógico sobre a prática de professores no ensino básico. O inevitável e irremediável avanço do ensino híbrido, aqui considerado sob o enfoque de metodologias ativas e, também, considerando as experiências pedagógicas durante a pandemia, propiciou investigar condições e possibilidades de produzir material suficiente para uma reestruturação cultural da/na escolarização. A pesquisa será conduzida através de revisão bibliográfica e de relatos de docentes da educação básica, fornecidos por interações através de formulários on-line. As narrativas dos docentes vão direcionar questionamentos e construir uma reestruturação possível dentro de contextos nos quais a prática docente assume a experiência tecnológica da virtualidade como potencializadora de aprendizagens
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Abstract: Considering the pandemic not only from a health point of view, that is, as a disaster, but also considering it as an occasion for pedagogical experiences, this study/research sought to produce and register material and reflection to contribute to a restructuring of schooling; in this...
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Abstract: Considering the pandemic not only from a health point of view, that is, as a disaster, but also considering it as an occasion for pedagogical experiences, this study/research sought to produce and register material and reflection to contribute to a restructuring of schooling; in this aspect, specifically, it also considered active methodologies and hybrid teaching as a possibility. The promises of this new pedagogical resource involve a restructuring of school culture, which we will classify here as schooling, considered as the school model of boxing, standardization, industrial and banking, a term coined by Paulo Freire. Due to the need to reorganize the school bases for the real reception of this new methodology, the mystifications and misunderstandings involving hybrid teaching have increased. What is blended learning? What is its real potential of change in basic education? Based on the researcher's experience with the use of technology and school management, the objective is to demystify and deepen the studies and knowledge about blended learning, unraveling its history until it culminates in the pandemic context and exploring its impact on basic education, proposing a dialogic space on the practice of teachers in basic education. The inevitable and irremediable advance of hybrid education, here considered from the perspective of active methodologies and also considering the pedagogical experiences during the pandemic, led to the investigation of conditions and possibilities of producing sufficient material for a cultural restructuring of/in schooling. The research will be conducted through bibliographic review and basic education teachers' reports provided by interactions through online forms. The teachers' narratives will direct questions and build a possible restructuring within contexts in which the teaching practice assumes the technological experience of virtuality as a potentiator of learning
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Cultura escolarizante e o ensino híbrido [recurso eletrônico] : que veio para ficar
Laura Maria Rodrigues Oliveira Kretly
Cultura escolarizante e o ensino híbrido [recurso eletrônico] : que veio para ficar
Laura Maria Rodrigues Oliveira Kretly