As necessidades psicológicas básicas e o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva em estudantes do ensino fundamental [recurso eletrônico]
Mariana Megale Luz
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L979n
[Basic psychological needs and the development of cognitive flexibility in elementary scholl students]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Selma de Cássia Martinelli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise descritivo-comparativa a fim de verificar se existiam diferenças entre grupos com níveis diferentes de flexibilidade cognitiva e a percepção de autonomia, competência, pertencimento (proposta pela Teoria da Autodeterminação - TAD),...
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Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise descritivo-comparativa a fim de verificar se existiam diferenças entre grupos com níveis diferentes de flexibilidade cognitiva e a percepção de autonomia, competência, pertencimento (proposta pela Teoria da Autodeterminação - TAD), idade, ano escolar, sexo e desempenho em português e matemática, na tentativa de melhor compreensão dos fatores que envolvem o desenvolvimento emocional e cognitivo de estudantes do ensino fundamental – séries finais. Na literatura especializada ainda há poucos estudos que apresentem dados empíricos que deem suporte as relações destes construtos, principalmente com foco nos estudantes pertencentes a este ciclo. A amostra foi constituída por 226 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 15 anos e que cursavam os 6º a 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o Inventário de percepção de autonomia, competência e pertencimento – IPACP (Martinelli et al., 2018) para medir a percepção das necessidades básicas; e o Teste de Trilhas (Montiel & Seabra, 2012) para avaliar a flexibilidade cognitiva. Utilizou-se ainda, para análise do desempenho escolar, as notas médias dos estudantes nas disciplinas de português e matemática no primeiro trimestre de 2022. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significantes em relação ao sexo, a idade, ao ano escolar e as necessidades psicológicas. Em relação ao desempenho escolar, os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes, ou seja, houve disparidade entre os grupos derivados da aplicação do Teste e Trilhas e as notas obtidas pelos estudantes nas disciplinas de português e matemática
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Abstract: The present study aimed to perform a descriptive-comparative analysis in order to verify if there were differences between groups with different levels of cognitive flexibility and the perception of autonomy, competence, relatedness (proposed by the Self-Determination Theory - SDT), age,...
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Abstract: The present study aimed to perform a descriptive-comparative analysis in order to verify if there were differences between groups with different levels of cognitive flexibility and the perception of autonomy, competence, relatedness (proposed by the Self-Determination Theory - SDT), age, school year , gender and performance in Portuguese and mathematics, in an attempt to better understand the factors that involve the emotional and cognitive development of elementary school students – final grades. In the specialized literature, there are still few studies that present empirical data that support the relationships of these constructs, mainly focusing on students belonging to this cycle. The sample consisted of 226 students of both sexes, aged between 10 and 15 years old, who attended the 6th to 9th grades of Elementary School, from a municipal school in a city in the interior of the state of São Paulo. The instruments used for data collection were the Inventory of Perceived Autonomy, Competence and Belonging – IPACP (Martinelli et al., 2018) to measure the perception of basic needs; and the Trail Test (Montiel & Seabra, 2012) to assess cognitive flexibility. For the analysis of school performance, the average grades of students in Portuguese and mathematics in the first quarter of 2022 were also used. The results did not point to statistically significant differences in relation to sex, age, school year and psychological needs. In relation to school performance, the results revealed statistically significant differences, that is, there was a disparity between the groups derived from the application of the Test and Trails and the grades obtained by the students in the subjects of Portuguese and Mathematics
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