A formação do som do documentário [recurso eletrônico] : do cinema mudo ao afloramento do eu-realizador
TESE
Português
T/UNICAMP C398f
[The formation of sound in documentary film]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (506 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A tese aborda a teoria e história do som e música na tradição documentária, com foco no período entre a década de 1920 e 1980. Através de cue sheets, partituras, roteiros, diários, cartas, textos de realizadores, documentos de produções fílmicas, entrevistas, manuais de equipamentos,...
Resumo: A tese aborda a teoria e história do som e música na tradição documentária, com foco no período entre a década de 1920 e 1980. Através de cue sheets, partituras, roteiros, diários, cartas, textos de realizadores, documentos de produções fílmicas, entrevistas, manuais de equipamentos, materiais de arquivos, textos acadêmicos e dos filmes em si, a pesquisa se debruça sobre a formação dos aspectos éticos e estilísticos que nortearam o fazer sonoro documentário ao longo do século XX. Sob uma perspectiva diacrônica, são discutidas as transformações e os aspectos contingentes dentro de uma filmografia mundial representativa. O primeiro capítulo aborda os primeiros paradigmas sonoros dos filmes não ficcionais do período mudo. O segundo capítulo se debruça sobre a conformação dos aspectos sonoros da produção documentária da década de 1930 a 1950 indicando os elementos herdados do período mudo e aqueles que nascem com a estabilização do formato sonoro-visual do documentário. O terceiro capítulo se dedica ao documentário moderno – abordando uma filmografia dos anos 1950 aos 1990 – apontando para os elementos sonoros das décadas anteriores que são reapropriados e transformados nos novos contextos éticos, estilísticos e tecnológicos que começam a brotar no pós Segunda Guerra. Os resultados apontam para uma história do som no documentário que se caracteriza mais por seus aspectos perenes que por eventuais rupturas: o novo não se sustenta – nem epistemologicamente, nem na práxis – sem aquilo que lhe precedeu. A tese, ao final, busca contribuir com o nascente campo dos estudos do som do documentário, através de um texto que se pretende panorâmico e introdutório
Abstract: The thesis addresses the theory and history of sound and music in the documentary film tradition, focusing on the period between the 1920s and 1980s. Through cue sheets, scores, scripts, diaries, letters, texts by filmmakers, film production documents, interviews, equipment manuals,...
Abstract: The thesis addresses the theory and history of sound and music in the documentary film tradition, focusing on the period between the 1920s and 1980s. Through cue sheets, scores, scripts, diaries, letters, texts by filmmakers, film production documents, interviews, equipment manuals, archival materials, academic texts and the films themselves, the research focuses on the formation of the ethical and stylistic aspects that guided the sound documentary making throughout the 20th century. From a diachronic perspective, transformations and contingent aspects within a representative world filmography are discussed. The first chapter addresses the first sound paradigms of non-fiction films from the silent period. The second chapter focuses on the conformation of the sound aspects of documentary production from the 1930s to the 1950s, indicating the elements inherited from the silent period and those that were born with the stabilization of the sound-visual format of the documentary film. The third chapter is dedicated to modern documentary – covering filmography from the 1950s to the 1990s – pointing to the sound elements of previous decades that are reappropriated and transformed in the new ethical, stylistic and technological contexts that began to emerge after the Second World War. The results point to a history of sound in documentary that is more characterized by its perennial aspects than by eventual ruptures: the new cannot be sustained – neither epistemologically nor in praxis – without what preceded it. The thesis, in the end, seeks to contribute to the emerging field of studies of documentary sound, through a text that intends to be panoramic and introductory.
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