Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Artur Oriel Pereira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P414a
[Amigues]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (146 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente dissertação de mestrado é resultado de uma etnografia realizada com vinte três crianças de cinco anos de idade num Centro Municipal de Educação Infantil, fazendo o registro em caderno de campo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as crianças pequenas negras e brancas...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação de mestrado é resultado de uma etnografia realizada com vinte três crianças de cinco anos de idade num Centro Municipal de Educação Infantil, fazendo o registro em caderno de campo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as crianças pequenas negras e brancas articulam as suas práticas de amizade interseccionadas por raça, gênero, classe e idade no espaço da pré-escola. Busca-se contribuir com os estudos referentes a amizade na infância e a produção de culturas infantis. O referencial teórico apoia-se na pedagogia da infância e na sociologia da infância em interlocução com a interseccionalidade dos estudos feministas negros, de forma a aproximar-se do ponto de vista das crianças pequenas aqui tomadas como atrizes sociais ativas e construtoras de culturas infantis. Nas pesquisas que discutem sobre a amizade na infância, ela surge como as formas pelas quais as crianças brincam assim como pelas exigências contextuais do espaço social em que elas se inserem. Denominei de práticas de amizade as ações que as crianças pequenas realizam para manter diversos contatos entre elas e, entre elas e as pessoas adultas, tendo em vista as situações experienciadas na pré-escola. Reconhecendo os seus chamamentos, escutando-as e lançando-se ao brincar, as crianças da turma se tornaram companheiras de pesquisa. A análise interseccional revelou que, as relações entre as crianças pequenas e pequenininhas e a percepção que elas têm sob suas identidades étnico-raciais e de gênero se constituem no contato com as diferenças, quando estão nos banheiros sem divisão por sexo, no parque, entre outros. Também foi identificado que, para construir e manter as suas amizades as crianças negras e brancas articulam a proteção, os interesses em comum, afeto, corpo, raça, gênero, classe e idade. As demonstrações da amizade têm uma intensidade variável conforme a presença adulta e a organização do trabalho educativo. Na convivência cotidiana as crianças construíam sentidos com a realidade, transformavam os sentidos propostos a cada momento em que brincavam juntas, praticavam a amizade e dinamizavam culturas infantis
Ver menos
Abstract: This master's dissertation is the result of an ethnography carried out with twenty three five-year-old children at a Municipal Center for Early Childhood Education, registering it in a field notebook. This research aims to understand how young children black and white articulate their...
Ver mais
Abstract: This master's dissertation is the result of an ethnography carried out with twenty three five-year-old children at a Municipal Center for Early Childhood Education, registering it in a field notebook. This research aims to understand how young children black and white articulate their friendship practices intersected by race, gendersocial class and age in the preschool space. We seek to contribute to studies related to childhood friendship and the production of peer culture.The theoretical framework is based on Pedagogy of Childhood and Sociology of Childhood in dialogue with the intersectionality of black feminists studies, in order to approach the point of view of young children, taken here as active social authors of peer cultures. In researches that discuss about childhood friendship, it emerges by the ways in which children play as well as the contextual demands of the social space in which they are inserted. I called friendship practices the actions that young children take to maintain various contacts between themselves and, between them and adults, in view of the situations experienced in preschool. Recognizing when they call, listening to them and giving myself to them while playing, the children in the class became research companions. The intersectional analysis revealed that the relationships between young and tiny children and the perception they have under their ethnic-racial and gender identities is constituted by the contact with the differences, when they are in the bathrooms without gender division, in the park, among others. It was also identified that, in order to build and maintain their friendships black and white children articulate protection, shared interest, affinity, body, race, gender, social class and age. The demonstrations of friendship vary in intensity depending on the adult presence and the organization of the educational work. In their daily coexistence the children built meanings with reality, transformed the meanings proposed at each moment they played together, practiced friendship and boosted peer cultures
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Artur Oriel Pereira
Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Artur Oriel Pereira