Histórias de vidas que se unem : a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores
Willian Lazaretti da Conceição
TESE
Português
T/UNICAMP C744h
[Stories of lives the come together]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Áurea Maria Guimarães
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação escolar tem enfrentado desafios cada vez mais difíceis de serem vencidos e pelo menos dois deles têm relação com esta pesquisa, sendo o primeiro a dificuldade, principalmente na área de humanas, em se conseguir aulas para preenchimento completo da jornada docente nas escolas da...
Ver mais
Resumo: A educação escolar tem enfrentado desafios cada vez mais difíceis de serem vencidos e pelo menos dois deles têm relação com esta pesquisa, sendo o primeiro a dificuldade, principalmente na área de humanas, em se conseguir aulas para preenchimento completo da jornada docente nas escolas da rede pública estadual, e o segundo a falta de condições para o exercício da profissão em muitas dessas escolas, colaborando para que os professores busquem alternativas no sistema de ensino da Fundação CASA. O objetivo deste trabalho é analisar as histórias de vidas dos/as professores/as, buscando identificar fragmentos que os/as aproximem e/ou distanciem dos/as adolescentes/as em conflito com a lei. Para tanto, utilizamos a metodologia da história oral proposta pelo Núcleo de Estudos em História Oral ¿ NEHO/USP, que pressupõe além da entrevista, a transcrição, textualização e transcriação na passagem do oral para o escrito. Foram entrevistados/as nove professoras e três professores que lecionaram para jovens em privação de liberdade. A análise se deu tecendo um entrelaçamento entre as histórias das professoras e professores perpassando temas como família, preconceito, trabalho, raça e evidenciou que as experiências de vida das/os professoras/es não apresentam relação direta com o ingresso na docência em classes da escola da Fundação CASA, mas contribuem para a permanência e tentativa de ensinar aos jovens marginalizados mantendo acesa uma esperança de que com ajuda os jovens consigam fazer outras escolhas
Ver menos
Abstract: School education has faced challenges increasingly difficult to overcome and, at least two of them, are related to this research, the first being the difficulty, mainly in the humanities, in the assignment of classes to fill out the teacher¿s workhours in public schools from the federal...
Ver mais
Abstract: School education has faced challenges increasingly difficult to overcome and, at least two of them, are related to this research, the first being the difficulty, mainly in the humanities, in the assignment of classes to fill out the teacher¿s workhours in public schools from the federal and state governments, and the second being the lack of conditions for the practice of the profession in many of these schools, leading teachers to seek alternatives in the "Fundação Casa" teaching system. This work aimed to analyze such teachers¿ life stories, searching for fragments which link/or distance them from adolescents in conflict with the law. To do so, we used the oral history methodology proposed by the Center for Oral History Studies ¿ NEHO / USP, which presupposes, besides the interview, the transcription, textualization and "transcreation" in the passage from oral to written. Nine female teachers and three male teachers who taught young people in deprivation of liberty were interviewed. The analysis was based on an interweaving between the teachers' life stories covering themes such as family, prejudice, work and race, and showed that the life experiences of the teachers do not present any relation to their admission to teaching in Fundação CASA, but they contribute to the teachers' permanence and their attempt to teach the marginalized young people, while maintaining hope that, with help, youngsters will be able to make other choices
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Orientador
Sanches Neto, Luiz
Avaliador
Holanda, Fabíola
Avaliador
Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Avaliador
Roble, Odilon José, 1970-
Avaliador
Histórias de vidas que se unem : a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores
Willian Lazaretti da Conceição
Histórias de vidas que se unem : a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores
Willian Lazaretti da Conceição