O documentário de divulgação científica e a discussão de aspectos da física moderna e contemporânea na formação inicial de professores de Física [recurso eletrônico]
TESE
T/UNICAMP P414d
[Science documentaries and the discussion of aspects of modern and contemporary physics with undergraduates in a teacher education course in physics]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Existe uma preocupação crescente, tanto em âmbito acadêmico e educacional, quanto político e social, sobre a inserção de aspectos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Dentre as possíveis estratégias de ensino com objetivos de inserção da FMC no EM, está o...
Resumo: Existe uma preocupação crescente, tanto em âmbito acadêmico e educacional, quanto político e social, sobre a inserção de aspectos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Dentre as possíveis estratégias de ensino com objetivos de inserção da FMC no EM, está o desenvolvimento de atividades na formação inicial de professores. Neste trabalho, desenvolvemos um conjunto de atividades com estudantes de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública do Estado de São Paulo, utilizando como principal estratégia de ensino, Documentários de Divulgação Científica (DDC). A coleta de informações se deu por meio das gravações em vídeo das principais atividades realizadas e da produção escrita dos licenciandos, que se constituiu na elaboração de questionários sobre os assuntos tratados nos documentários. Nestas atividades procuramos responder duas questões principais que nortearam esta investigação: como os futuros professores de física produzem sentidos sobre a discussão de aspectos da inserção de assuntos de FMC no EM por meio de DDC? E de que forma o trabalho com determinados DDC em sala de aula pode contribuir para a discussão destes aspectos? A análise das informações foi realizada a partir de noções da Análise do Discurso (AD) principalmente a partir de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Procuramos compreender como determinado discurso foi formulado, tendo em conta a historicidade dos dizeres, o valor da memória, e principalmente tendo em conta as condições de produção imediatas, materializadas nas atividades desenvolvidas com os licenciandos. Pudemos notar que no imaginário dos licenciandos o uso de DDC em sala de aula estava associado à ideia de visualização, reforço, complemento de conteúdos e ilustração. No entanto, as atividades realizadas durante o semestre contribuíram para produzir outros sentidos e usos de DDC. Entre estes destacamos a problematização das imagens e da narrativa dos DDC usados, assim como o uso de elementos da História e da Natureza da Ciência e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade para a discussão de assuntos relacionados à FMC contidos nestes DDC
Abstract: There is an increasing concern both in academic and educational level, and political and social level, on the inclusion of aspects of Modern and Contemporary Physics (MCP) at High School (HS). Among the possible teaching strategies using MCP at HS, is the development of activities in the...
Abstract: There is an increasing concern both in academic and educational level, and political and social level, on the inclusion of aspects of Modern and Contemporary Physics (MCP) at High School (HS). Among the possible teaching strategies using MCP at HS, is the development of activities in the Teacher training with pre-Teachers. In this study, we developed a set of activities with four undergraduates from the 6th semester of a teacher education course in Physics of a public University at the State of São Paulo, using as primary teaching strategy Science Documentaries (SD). Data collection was made by video recordings of the activities and written production of the undergraduates, which consisted in the development of questionnaires from the elements of MCP covered in the documentaries. In these activities we intended to answer two main questions that guided this research: How does future physics teachers produce meanings about the discussion of MCP at HS using SD? And how activities using SD in classroom can contribute to the discussion of MCP? The analysis of information was made using notions and principles of Discourse Analysis (DA), developed by Eni Orlandi in her texts published in Brazil. We intended to understand how certain discourse was formulated, taking into account the historicity of the wording, the value of memory, and the influences of the immediate production conditions, materialized in the activities with the undergraduates. We noted that in the imaginary of undergraduate students of our research, the use of SD in the classroom was associated with the idea of visualization, review contents, complementation and illustration. However, the activities carried out during the semester contributed to broad this imaginary, producing other meanings and SD uses. Among these we highlighted the questioning of images and narrative of DDC used, as well as the use of elements of History and Nature of Science and Science Technology and Society approach to discuss the aspects related to MCP contained in these SD
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF