Entre o absurdo e a revolta [recurso eletrônico] : por uma proposta filosófica para o ensino de filosofia pensada a partir de Albert Camus
Danilo Rodrigues Pimenta
TESE
T/UNICAMP P649e
[Between absurd and revolt]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online ( 104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roberto Akira Goto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Com o propósito de estabelecer um diálogo entre filosofia da existência e ensino de filosofia, foca-se atenção nos escritos de Albert Camus, mais precisamente em O mito de Sísifo e O homem revoltado. Camus não possui uma obra específica sobre ensino de filosofia, e não é intenção forçar uma...
Ver mais
Resumo: Com o propósito de estabelecer um diálogo entre filosofia da existência e ensino de filosofia, foca-se atenção nos escritos de Albert Camus, mais precisamente em O mito de Sísifo e O homem revoltado. Camus não possui uma obra específica sobre ensino de filosofia, e não é intenção forçar uma leitura a fim de fazê-lo um filósofo do ensino de filosofia, mas alargar os conceitos de absurdo, revolta, suicídio e assassinato, para pensar o ensino de filosofia no ensino superior no Brasil. Desse modo, a primeira e a segunda parte da tese buscam a compreensão dos conceitos camusianos do ciclo do absurdo e da revolta; e a terceira parte alarga tais conceitos e pensar uma proposta para o ensino de filosofia que não culmine no suicídio ou heterocídio filosófico, mas na tradição de criticar a tradição e na criação filosófica
Ver menos
Abstract: Embodying the purpose of establishing a dialogue between philosophy of existence and teaching philosophy, my thesis focuses on writings from Albert Camus, more specifically on The Myth of Sisyphus and The Rebel. Camus never wrote any work on philosophy of education and it is not my...
Ver mais
Abstract: Embodying the purpose of establishing a dialogue between philosophy of existence and teaching philosophy, my thesis focuses on writings from Albert Camus, more specifically on The Myth of Sisyphus and The Rebel. Camus never wrote any work on philosophy of education and it is not my intention to force a reading so to characterize him as a philosopher concerned with how to teach Philosophy. I rather distend concepts such as absurd, revolt, suicide and murder to reflect upon teaching philosophy in Higher Education in Brazil. Therefore, the first and second sections aim towards comprehending the Camusian concepts of the cycle of absurd and revolt; while the third part extends these concepts and proposes a reflection on how to teach philosophy without falling into philosophical suicide or heterocide, but instead, pointing toward the tradition of criticizing tradition and toward philosophical creation
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Goto, Roberto Akira, 1954-
Orientador
Amitrano, Georgia Cristina
Avaliador
Lima Júnior, José
Avaliador
Mariguela, Adriana Duarte Bonini
Avaliador
Entre o absurdo e a revolta [recurso eletrônico] : por uma proposta filosófica para o ensino de filosofia pensada a partir de Albert Camus
Danilo Rodrigues Pimenta
Entre o absurdo e a revolta [recurso eletrônico] : por uma proposta filosófica para o ensino de filosofia pensada a partir de Albert Camus
Danilo Rodrigues Pimenta