A produção do conhecimento em educação física : análise epistemológica das dissertações e teses dos programas de pós-graduação nas universidades públicas da Região Sul do Brasil (2000-2010)
TESE
Português
T/UNICAMP Sa59p
[The production of knowledge in physical education]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
175 p. : il.
Orientador: Silvio Ancizár Sánchez Gamboa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo se refere à produção do conhecimento em Educação Física nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil. A pesquisa Epistemológica busca captar as mudanças ocorridas, os avanços, e as fragilidades em determinada área do conhecimento. Nessa perspectiva, considera-se importante...
Resumo: Este estudo se refere à produção do conhecimento em Educação Física nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil. A pesquisa Epistemológica busca captar as mudanças ocorridas, os avanços, e as fragilidades em determinada área do conhecimento. Nessa perspectiva, considera-se importante analisar as questões epistemológicas na produção do conhecimento (dissertações e teses) nas Universidades Públicas nos Estados do Sul do Brasil. A carência de pesquisas que investigam as questões epistemológicas em Educação Física e a busca da consolidação da produção científica, instigou este estudo sobre a produção dos Programas de Pós-Graduação nas Universidades Públicas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no período de (2000-2010). O desenvolvimento desta pesquisa parte de estudos realizados sobre a produção do conhecimento na área da Educação Física, e tem como antecedentes de investigação as análises epistemológicas das pesquisas efetuadas em outros programas de Educação e Educação Física no País e em outras regiões, particularmente, no sul, sudeste e no nordeste. Nesta investigação, a temática está voltada para análise da produção científica em Educação Física nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil, e espera-se, dessa forma complementar estudos anteriores, visando um balanço da produção nacional. Foram mapeadas as características e principais tendências dessa forma de produção ao longo dos últimos 11 anos. Com base nas argumentações iniciais, apresenta-se a problemática da pesquisa, sintetizada na seguinte questão: Quais as abordagens metodológicas e epistemológicas orientaram as dissertações e teses dos programas de Pós-Graduação em Educação Física das Universidades Públicas da Região Sul do Brasil, durante o período de 2000 a 2010? Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa do tipo bibliográfica, tomando como fontes as versões defendidas nos referidos programas. Como resultado na produção do conhecimento na região Sul, identificamos a presença de quatro abordagens teórico-metodológicas: Empírico-Analítica, Pesquisa Fenomenológico-Hermenêutica, Pós-Moderna e abordagem Crítico-Dialética. Ficou evidenciada nas análises realizadas a hegemonia das tendências Empírico-Analíticas em todos os programas pesquisados. Enfim, esperamos que a presente investigação estimule, futuramente, outros estudos, para aprofundar as polêmicas, identificar as limitações e estimular a vigilância epistemológica nas demais regiões do Brasil, que não foram aqui abordadas, fortalecendo, dessa forma, a produção de conhecimento.
Abstract: This study refers to the production of knowledge in Physical Education in Public Universities in the South of Brazil. The Epistemological research seeks to capture the changes, advancements, and weakness in a particular area of knowledge. From this perspective, it is important to analyze...
Abstract: This study refers to the production of knowledge in Physical Education in Public Universities in the South of Brazil. The Epistemological research seeks to capture the changes, advancements, and weakness in a particular area of knowledge. From this perspective, it is important to analyze the epistemological issues in knowledge production (theses and dissertations) in Public Universities in the South of Brazil. The lack of studies investigating the epistemological issues in physical education and the pursuit of consolidation of scientific production prompted this study on the production of the Graduate Programs in Public Universities in the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná, in the period of (2000-2010). The development of this part of research studies on the production of knowledge in the area of Physical Education, and has a history of research as epistemological analysis of research conducted in other programs in Education and Physical Education in the country and in other regions, particularly in southern , southeast and northeast. In this investigation, the theme is focused on analysis of scientific production in Physical Education in Public Universities in the South of Brazil, and is expected, thus complementing previous studies, seeking a balance of national production. We mapped the main trends and characteristics of this form of production over the last 11 years. Based on the initial arguments, presents the problem of research, summarized in the following question: What approaches guided the methodological and epistemological theses and dissertations of Graduate Programs in Physical Education Public Universities in the South of Brazil, during the period 2000 to 2010? This research is characterized as a type of research literature, using as sources defended the versions in those programs. As a result in knowledge production in the southern region, we identified the presence of four theoretical and methodological approaches: Empirical-analytical, the Hermeneutic-Phenomenological Research, Postmodern and Critical-dialectical approach. It was evident in the analyses of trends hegemony Empiric-analytic in all programs surveyed. Anyway, we hope that this research will stimulate further research and to serve as input for other studies that investigate and deepen the controversies and limitations and encourage epistemological vigilance, which promotes and strengthens the production of knowledge particularly in other regions of Brazil, where even were not objects of research.
A produção do conhecimento em educação física : análise epistemológica das dissertações e teses dos programas de pós-graduação nas universidades públicas da Região Sul do Brasil (2000-2010)
A produção do conhecimento em educação física : análise epistemológica das dissertações e teses dos programas de pós-graduação nas universidades públicas da Região Sul do Brasil (2000-2010)
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