As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
Rogério Gomes Neto
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G585r
[Social relations among teenagers in high school]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
93 p. : il.
Orientador: Roberta Gurgel Azzi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as relações sociais no Ensino Médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram deste estudo 219 alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de...
Resumo: O presente estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as relações sociais no Ensino Médio por meio da identificação, descrição e análise das habilidades sociais dos jovens alunos. Participaram deste estudo 219 alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Campinas (SP) e Pedreira (SP). Os dados foram coletados presencialmente, nas escolas, com dois instrumentos: Questionário de Caracterização do Participante e Escala MESSY de Habilidades Sociais. Os dados foram estatisticamente analisados utilizando-se das técnicas descritiva e inferencial que têm como objetivo medir, explicar e prever o grau de relacionamento entre as variáveis. A escala MESSY, que passou por um pequeno processo de adaptação para este estudo, foi submetida a diversas análises estatísticas. Após análise fatorial, chegou-se a quatro fatores que se assemelham aos apontados pela literatura, que são Habilidades Sociais/Assertividade, Agressividade/ Comportamento Antissocial, Vaidade/Arrogância e Solidão/Ansiedade Social. Os resultados mostraram diferença significativa no fator Habilidades Sociais/Assertividade, com maior escore na faixa etária 16-17 anos e maior escore no gênero feminino. No fator Agressividade/Comportamento Antissocial, também foram encontradas diferenças significativas, com maior escore no período noturno e maior escore para os alunos do 2º ano do ensino médio. De modo geral, os resultados indicaram valores altos para a amostra como um todo quanto ao fator Habilidades Sociais/Assertividade e valores baixos para o fator Agressividade/Comportamento Antissocial.
Abstract: The objective of the present study was to deepen the understanding of social relations in high school through the identification, description and analysis of students' social skills. 219 high school students took part in this study. They are from public schools in Campinas and Pedreira,...
Abstract: The objective of the present study was to deepen the understanding of social relations in high school through the identification, description and analysis of students' social skills. 219 high school students took part in this study. They are from public schools in Campinas and Pedreira, cities in the interior of São Paulo state. Data was personally collected through two instruments: Participant Characterization Questionnaire, and MESSY Social Skills Scale. Data was statiscally analyzed using the descriptive and inferential techniques with the purpose of measuring, explaining and anticipating the level of relationship among the variables. The MESSY Scale, which had a small adaptation for this study, was submitted to several statistic analysis. After the factorial analysis, four factors came up which are similar to the ones presented in the literature, namely: Social Skills/Assertiveness, Aggressiveness/Anti-social behavior, Conceit/Haughtiness and Loneliness/Social Anxiety. Results show a significant difference for the Social Skills/Assertiveness: higher score for 16-17 year-old range, and higher score for females. For the Aggressiveness/Anti-social behavior factor, significant differences were found as well: higher score for the evening students, and higher score for the students of the 2nd year. In general, the results indicate high scores for the sample as a whole as to Social Skills/Assertiveness factor, and low scores for Aggressiveness/Anti-social behavior.
As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
Rogério Gomes Neto
As relações sociais entre os jovens no ensino médio : um olhar através das habilidades sociais
Rogério Gomes Neto