A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental
Marcela Fernanda de Souza Ambrósio
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Am18p
[The psicomotricity and the literacy process of students in 2nd year of the primary education]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
79 f. : il.
Orientador: Gislene de Campos Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar nos alunos do 2º ano do ensino fundamental, uma provável relação entre o desenvolvimento psicomotor e o seu desempenho escolar no processo de alfabetização. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o desenvolvimento psicomotor...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar nos alunos do 2º ano do ensino fundamental, uma provável relação entre o desenvolvimento psicomotor e o seu desempenho escolar no processo de alfabetização. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o desenvolvimento psicomotor dos alunos, no início do processo de alfabetização; comparar o nível de desempenho escolar no processo de alfabetização observando os níveis de desenvolvimento psicomotor em habilidades específicas de esquema corporal, lateralidade, orientação espaçotemporal e coordenação visomotora; analisar os diferentes níveis do desempenho escolar e do desenvolvimento psicomotor de acordo com o gênero (feminino e masculino). Compuseram a pesquisa 40 alunos de escola pública do município de Jundiaí/SP. Realizaram-se uma avaliação inicial e outra final através dos seguintes instrumentos: Exame Psicomotor; Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de pontuação gradual B-SPG; Teste de Inteligência Não Verbal R-2; Provinha Brasil e Adape. Os resultados revelaram que alunos com atraso no desenvolvimento psicomotor apresentam níveis de desempenho escolar insatisfatório e defasagens na maturidade viso-motora.
Ver menos
Abstract: This study aimed to determine in students from 2nd year of elementary school a probable relationship between the psychomotor development and school performance as per their literacy process. The specific objectives were: to know the psychomotor development of students, early in the process...
Ver mais
Abstract: This study aimed to determine in students from 2nd year of elementary school a probable relationship between the psychomotor development and school performance as per their literacy process. The specific objectives were: to know the psychomotor development of students, early in the process of literacy; compare the level of academic performance in the process of observing the literacy levels of psychomotor skills in specific body scheme, laterality, spatial-temporal orientation and visual motor coordination; analyze the different levels of school performance and psychomotor development according to gender (female and male). Forty students from a public school in the town Jundiaí, state of São Paulo, composed the research. The initial and final assessments were conducted by the following instruments: Psychometric Assessment; Bender Visual Motor Gestalt Test - Gradual scoring system B-SPG; Nonverbal Intelligence Test R-2; Provinha Brasil and Adape. The results showed that students with inadequate psychomotor development have poor school performance and discrepancies in the visual motor maturity.
Ver menos
Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Orientador
Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Avaliador
Boruchovitch, Evely, 1961-
Avaliador
A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental
Marcela Fernanda de Souza Ambrósio
A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental
Marcela Fernanda de Souza Ambrósio
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra