Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova = três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf
TESE
Português
T/UNICAMP G585s
[Samba-Jazz beneath and beyond Bossa Nova]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
213 p. : il.
Orientadores: Antonio Rafael Carvalho dos Santos, José Roberto Zan
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho consiste da criação, realização, análise e reflexão de três arranjos para a peça "Céu e Mar", de Johnny Alf (1929-2010). Inicialmente, faz-se uma revisão do Samba-Jazz e de suas relações com a Bossa Nova, por meio de critérios harmônicos, melódicos, rítmicos e outras...
Resumo: Este trabalho consiste da criação, realização, análise e reflexão de três arranjos para a peça "Céu e Mar", de Johnny Alf (1929-2010). Inicialmente, faz-se uma revisão do Samba-Jazz e de suas relações com a Bossa Nova, por meio de critérios harmônicos, melódicos, rítmicos e outras características particulares desses conteúdos sonoros. Em seguida, verifica-se de que maneira certo grupo de músicos brasileiros, no período de 1952 a 1967, reinventa o samba instrumental, na medida em que se encontra exposto à presença marcante do jazz e da produção cultural norte-americana da época. A partir daí, o autor inicia um diálogo criativo com os resultados obtidos até então, e assim são concebidos três arranjos para "Céu e Mar", distintos nas técnicas empregadas e em seu grau de intervenção nos modos de execução. Finalmente, as gravações são analisadas, considerando suas inserções num plano cartesiano especificamente criado para tal, e cuja proposta é matizar, em cada um dos arranjos e nas relações que estabelecem entre si, articulações entre concepção e performance
Abstract: This work consists of the creation, implementation, analysis and discussion about three arrangements of the song "Céu e Mar", Johnny Alf (1929-2010). Initially, it is a review of Samba-Jazz and its relations with bossa nova, using harmonic, melodic, rhythmic as criteria, besides other...
Abstract: This work consists of the creation, implementation, analysis and discussion about three arrangements of the song "Céu e Mar", Johnny Alf (1929-2010). Initially, it is a review of Samba-Jazz and its relations with bossa nova, using harmonic, melodic, rhythmic as criteria, besides other particular characteristics of these sound contents. Just following that, this work shows how certain group of Brazilian musicians, from 1952 to 1967, reinvents instrumental samba, as it is exposed to the strong presence of jazz and American cultural production of the time. From there, the author starts a creative dialogue with the results obtained so far, and then he conceives three arrangements for "Céu e Mar", using different techniques and intervention in the ways of musical playing. Finally, the recordings are analyzed, considering their insertions in a Cartesian plane specifically created for that, and whose purpose is to measure how intense are the articulations between concepts and performances in each of the arrangements, and in the relations established among theirselvs
Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova = três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf
Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova = três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra