Letramentos de reexistencia = culturas e identidades no movimento hip hop
Ana Lucia Silva Souza
TESE
Português
T/UNICAMP So89L
[Literacies of reexistence ]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
219 p. : il.
Orientador: Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese caracteriza o movimento cultural hip hop como uma agência de letramento e seus ativistas, em suas comunidades de pertença e naquelas em que estão em contato, como agentes de letramento. Tomando por base uma perspectiva sócio-histórica, as análises dos dados explicitam que os...
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Resumo: Esta tese caracteriza o movimento cultural hip hop como uma agência de letramento e seus ativistas, em suas comunidades de pertença e naquelas em que estão em contato, como agentes de letramento. Tomando por base uma perspectiva sócio-histórica, as análises dos dados explicitam que os letramentos singulares praticados pelo grupo de participantes da pesquisa têm lhes permitido redimensionar suas identidades, ressignificando papéis e lugares sociais a eles atribuídos por uma sociedade ainda marcada por desigualdades raciais e sociais. Os aportes teóricos que embasam esta tese ancoram-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem; nas abordagens sobre letramentos múltiplos e heterogêneos (STREET, 1984; GEE, 1990; KLEIMAN 1995, 2006a; BARTON e HAMILTON, 2000; ROJO, 2009); nas contribuições dos estudos culturais, no tocante às concepções de cultura e identidades (HALL, 2000, 2003; GILROY, 2001; CANCLINI, 2005); nos aportes sobre os estudos de práticas cotidianas (CERTEAU, 1994); bem como em estudos sobre educação da população negra no
Brasil (BARROS, 2005; FONSECA, 2005; ARAUJO e SILVA, 2005; CUNHA, 2005;
CARDOSO, 2005 e CRUZ, 2005). A metodologia assumida na pesquisa contou com dados gerados por meio de questionários, "rodas de conversa", entrevistas individuais e autobiografias, além de materiais produzidos pelo grupo, tais como DVDs, CDs, fanzines, letras de rap, projetos e roteiros de palestras e oficinas. As análises evidenciaram uma reinvenção de práticas de uso da linguagem que os sujeitos realizam levando em conta as experiências educativas - de que compartilham na esfera escolar, como estudantes - as produzidas na esfera do cotidiano e as engendradas pelos movimentos sociais negros, tornando-as próprias, o que pode contribuir para repensar os múltiplos letramentos dentro e fora da escola. A configuração desse conjunto de práticas sociais da língua escrita
e oral mostra-se não linear, multimodal, heterogênea e crítica, o que na tese nomeio como letramentos de reexistência, uma vez que responsivamente questionam,contestam, criam e propõem alterações nos moldes e nos espaços já ratificados e socialmente legitimados em relação aos usos da linguagem em sociedade.
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Brasil (BARROS, 2005; FONSECA, 2005; ARAUJO e SILVA, 2005; CUNHA, 2005;
CARDOSO, 2005 e CRUZ, 2005). A metodologia assumida na pesquisa contou com dados gerados por meio de questionários, "rodas de conversa", entrevistas individuais e autobiografias, além de materiais produzidos pelo grupo, tais como DVDs, CDs, fanzines, letras de rap, projetos e roteiros de palestras e oficinas. As análises evidenciaram uma reinvenção de práticas de uso da linguagem que os sujeitos realizam levando em conta as experiências educativas - de que compartilham na esfera escolar, como estudantes - as produzidas na esfera do cotidiano e as engendradas pelos movimentos sociais negros, tornando-as próprias, o que pode contribuir para repensar os múltiplos letramentos dentro e fora da escola. A configuração desse conjunto de práticas sociais da língua escrita
e oral mostra-se não linear, multimodal, heterogênea e crítica, o que na tese nomeio como letramentos de reexistência, uma vez que responsivamente questionam,contestam, criam e propõem alterações nos moldes e nos espaços já ratificados e socialmente legitimados em relação aos usos da linguagem em sociedade.
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Abstract: This study characterizes the hip hop cultural movement as a literacy agency and its activists, the belonging communities and those which are related to it, as literacy agents. The study shows, from sociol-historical perspective that the unique literacies used by the young participants of...
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Abstract: This study characterizes the hip hop cultural movement as a literacy agency and its activists, the belonging communities and those which are related to it, as literacy agents. The study shows, from sociol-historical perspective that the unique literacies used by the young participants of this research have allowed them to redimension their identities, obtaining new meanings for their social roles and places, as established by a society still marked by tense and uneven racial and social relationships. The basic theoretical framework of this study is given by the Bakhtinian-perspective on language (Voloshinov, Bakhtin, etc) ; the multiple and heterogeneous literacy approach of the New Studies of Literacyi (Kleiman, 1995; 2006a, Barton and Hamilton, 2000; Rojo, 2009), the Cultural Studies contributions for the study of identity (Hall, 2000, 2003; Gilroy, 2001; Canclini, 2005 and the studies about education among Afro-descendants in Brazil (Barros, 2005; Fonseca, 2005; Araujo e Silva, 2005; Cunha, 2005; Cardoso, 2005 e Cruz, 2005, entre outros). The data for the study was obtained from questionnaires, open-talk meetings, individual interviews and autobiographies, and from materials produced and socialized by the participants, such as DVDs, CDs, fanzines, rap lyrics, projects, guides for lectures and workshops. The analysis pointed out a reinvention
of the language practices by these subjects, in dialogue with school literacies, their
daily routine literacy practices and with those practices made by black movement. The configuration of this set of written and oral language non-linear, multimodal, heterogeneous and creative practices is called in this study literacies of reexistence, literacies since they responsively contest, create, propose changes in language uses that have already been socially ratified and valorized.
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of the language practices by these subjects, in dialogue with school literacies, their
daily routine literacy practices and with those practices made by black movement. The configuration of this set of written and oral language non-linear, multimodal, heterogeneous and creative practices is called in this study literacies of reexistence, literacies since they responsively contest, create, propose changes in language uses that have already been socially ratified and valorized.
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Kleiman, Angela, 1945-
Orientador
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Avaliador
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Avaliador
Barbosa, Lucia Maria de Assunção
Avaliador
Lima, Maria Nazaré Mota de
Avaliador
Letramentos de reexistencia = culturas e identidades no movimento hip hop
Ana Lucia Silva Souza
Letramentos de reexistencia = culturas e identidades no movimento hip hop
Ana Lucia Silva Souza
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Nº de exemplares: 2
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