Caminhada e Partilha : XXXV Vertov's e uma câmera à mão e os processos emancipatórios nas oficinas de audiovisual do PROVA
Sílvia Cipriano
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C495c
[Walking and Sharing]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Paulo César da Silva Teles, Marciel Aparecido Consani
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre os pontos de intersecções entre as áreas de intervenção: Arte-educação; Educomunicação e Divulgação Científica e Cultural. Tendo como ponto de partida a experiência XXXV Vertov's e uma câmera à mão, que marcou a 4o edição do Projeto de Vivência...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre os pontos de intersecções entre as áreas de intervenção: Arte-educação; Educomunicação e Divulgação Científica e Cultural. Tendo como ponto de partida a experiência XXXV Vertov's e uma câmera à mão, que marcou a 4o edição do Projeto de Vivência Audiovisual: PROVA. Trata-se de uma proposta educacional baseada em oficinas, desenvolvidas pelo Grupo Ggnoski, na região metropolitana de Campinas (SP). O presente estudo visa sistematizar o conhecimento que emergiu da experiência prática e à luz da epistemologia compreender como a partilha de conhecimento gerou apropriação dos mesmos, ampliação da criticidade, consciência do empoderamento e, em alguns casos, emancipação. A questão central que nos guiou nesse percurso consistiu em discernir o quanto a divulgação científica e cultural viabiliza a ampliação do olhar crítico, de forma a contribuir com a construção de uma identidade pessoal e social dos participantes, vindo a potencializar processos emancipatórios, à luz da Educomunicação em interface com a abordagem triangular desenvolvida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa (2010)
Ver menos
Abstract: This dissertation presents a reflection on the points of intersection between the areas of intervention: art education; educommunication and scientific and cultural dissemination. Taking as a starting point the experience of XXXV Vertov's and a camera at hand, which marked the 4th edition...
Ver mais
Abstract: This dissertation presents a reflection on the points of intersection between the areas of intervention: art education; educommunication and scientific and cultural dissemination. Taking as a starting point the experience of XXXV Vertov's and a camera at hand, which marked the 4th edition of the Audiovisual Experience Project: PROVA. This is an educational proposal based on workshops, developed by the Ggnoski Group, in the metropolitan region of Campinas (SP). The aim of this study is to systematize the knowledge that emerged from the practical experience and, in the light of epistemology, to understand how the sharing of knowledge generated appropriation, increased criticality, awareness of empowerment and, in some cases, emancipation. The central question that guided us along this path was to discern how much scientific and cultural dissemination makes it possible to broaden the critical eye, in a way that contributes to the construction of a personal and social identity for the participants, enhancing emancipatory processes, in the light of the insertion of educommunicative actions in interface with the triangular approach developed by art educator Ana Mae Barbosa
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Teles, Paulo Cesar da Silva, 1965-
Orientador
Consani, Marciel Aparecido, 1966-
Coorientador
Carvalho, Noel dos Santos, 1962-
Avaliador
Simão, Selma Machado, 1959-
Avaliador
Caminhada e Partilha : XXXV Vertov's e uma câmera à mão e os processos emancipatórios nas oficinas de audiovisual do PROVA
Sílvia Cipriano
Caminhada e Partilha : XXXV Vertov's e uma câmera à mão e os processos emancipatórios nas oficinas de audiovisual do PROVA
Sílvia Cipriano