O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
ARTIGO
Português
Resumo: Este artigo configura-se como uma proposta de ensino interdisciplinar em que professores de química, geografia e biologia articulam intervenções didáticas junto a um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio técnico em química de uma escola pública do Estado de São Paulo. As atividades que...
Resumo: Este artigo configura-se como uma proposta de ensino interdisciplinar em que professores de química, geografia e biologia articulam intervenções didáticas junto a um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio técnico em química de uma escola pública do Estado de São Paulo. As atividades que compõem esta articulação são baseadas em pesquisas elaboradas pelos estudantes, a partir de materiais, informações e dados obtidos em visitas de campo a três diferentes áreas do município e da região da escola. Os resultados desta proposta interdisciplinar foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando a construção de importantes compreensões e interações entre conteúdos e conceitos pelos estudantes, demonstrados pelo desenvolvimento de pesquisas, seguido da apresentação dos materiais, dados e informações investigados junto aos docentes e à comunidade, culminando na produção de uma mostra científica permanente sobre aspectos químicos, geográficos e biológicos presentes no município da escola, para compor o acervo do museu histórico e pedagógico da própria cidade
Abstract: The natural environment as a resource for promoting interdisciplinary teaching. This article is a proposal of interdisciplinary teaching in which chemistry, geography and biology teachers articulate a didactic intervention with a group of 1st-year students of a public, technical chemistry...
Abstract: The natural environment as a resource for promoting interdisciplinary teaching. This article is a proposal of interdisciplinary teaching in which chemistry, geography and biology teachers articulate a didactic intervention with a group of 1st-year students of a public, technical chemistry high school from São Paulo State (Brasil). The proposed activities are based on research developed by the students on materials, information and data obtained in field visits to three different areas of the school municipality and neighbor counties. Important understandings and interactions between content and concepts among students, evidenced by the development of researches and the presentation of the results to teachers and the community, culminated in the production of a permanent scientific exhibition on chemical, geographic and biological aspects present in the school municipality, offered to the collection of the local historical and pedagogical museum
Aberto
O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
Fontes
Química nova na escola Vol. 41, n. 4 (abr., 2019), p. 369-376 |