Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
Ana Cláudia Piau Candido
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C161e
[Exploring some ancient concepts of babylonian mathematics and applying them in contemporary education]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Lucio Tunes dos Santos
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos da Matemática Babilônica, de forma que seja possível compreender, em parte, como eles pensavam culturalmente Matemática e como esses conceitos podem ser aplicados no ensino contemporâneo da Matemática. Para ser possível o...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos da Matemática Babilônica, de forma que seja possível compreender, em parte, como eles pensavam culturalmente Matemática e como esses conceitos podem ser aplicados no ensino contemporâneo da Matemática. Para ser possível o entendimento dos materiais a serem analisados o trabalho se inicia com a proposta de estudo do sistema de numeração sexagesimal e então se segue para o estudo de alguns conceitos, como algoritmos para fatoração e para o cálculo de raízes quadradas, e tabletes matemáticos, como YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 e Plimpton 322 (códigos referentes aos documentos). A análise e compreensão destes será baseada em questões culturais dessa civilização, a partir das análises e algumas referências bibliográficas que colaboram com a compreensão de alguns algoritmos babilônios, sempre buscando a possibilidade de aplicação no ensino dos conceitos estudados. Como parte final do desenvolvimento teórico, será possível compreender a construção do tablete Plimpton 322, que pode ser classificado como um material mais complexo, se comparado aos demais e será realizada uma comparação baseada na precisão de cálculos trigonométricos do tablete Plimpton 322 com a tabela de senos de Madhava. Para finalizar este trabalho, duas atividades didáticas serão apresentadas, uma para o Ensino Fundamental Anos Finais e outra para o Ensino Médio. A primeira consiste na compreensão de diferentes bases numéricas, com um foco especial no sistema de numeração sexagesimal e decimal, e aplicação da mudança de base à situações relacionadas a nossa contagem de tempo. A segunda consiste na percepção e consideração da precisão dos cálculos realizados pelos babilônios, através de seus tabletes, aplicados aos conceitos de trigonometria e também aos erros absoluto e relativo. Este trabalho contribui pelo fato de ser um material em Português e que traz uma organização sequenciada de conceitos da Matemática Babilônica, de forma que o leitor encontre informações relevantes em um único documento. Além disso, muitos outros aspectos abordados no trabalho e não necessariamente nos dois planos de aula, trazem contribuições e também podem ser aplicados em sala de aula
Ver menos
Abstract: This work aims to present some concepts of Babylonian Mathematics, so that it is possible to understand, in some measure, how they thought Mathematics culturally and how these concepts can be applied in contemporary Mathematics teaching. In order to understand the materials to be analyzed,...
Ver mais
Abstract: This work aims to present some concepts of Babylonian Mathematics, so that it is possible to understand, in some measure, how they thought Mathematics culturally and how these concepts can be applied in contemporary Mathematics teaching. In order to understand the materials to be analyzed, the work begins with the proposal to study the sexagesimal numbering system and then proceeds to the study of some concepts, such as algorithms for factoring and for square roots calculation, and mathematical tablets, such as YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 and Plimpton 322 (document codes). The analysis and understanding of these will be based on cultural matters of this civilization, based on the analysis of some bibliographical references that collaborate with the understanding of some Babylonian algorithms, always looking for the possibility of application in the teaching of the studied concepts. As a final part of the theoretical development, it will be possible to understand the construction of the Plimpton 322 tablet, which can be classified as a more complex material, if compared to others, and a comparison will be made based on the accuracy of trigonometric calculations of the Plimpton 322 tablet with the Madhava's sines table. To finalize this work, two didactic activities will be presented, one for Elementary School and another for High School. The first consists of understanding different numerical bases, with a special focus on the sexagesimal and decimal numbering system, and applying the change of base to situations related to our way of counting time. The second consists of the perception and consideration of the precision of the calculations performed by the Babylonians, through their tablets, applied to the concepts of trigonometry and also to the absolute and relative errors. This work contributes to the fact that it is a material in Portuguese and that brings a sequenced organization of concepts of Babylonian Mathematics, so that the reader can find relevant information in a single document. In addition, many other aspects addressed in the work and not necessarily in the two lesson plans, bring contributions and can also be applied in the classroom
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Santos, Lucio Tunes dos, 1962-
Orientador
Guimarães, Rita Santos
Avaliador
Castro, Suzana Lima de Campos
Avaliador
Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
Ana Cláudia Piau Candido
Explorando alguns conceitos antigos da matemática babilônica e aplicando na educação escolar contemporânea
Ana Cláudia Piau Candido