Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Dermeval Saviani
ARTIGO
Português
[Pedagogía histórico-crítica y pedagogía de la liberación]
[Historical-critical pedagogy and pedagogy of liberation ]
Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista...
Ver mais
Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas
Ver menos
Resumen: Este artículo aborda la relación entre la pedagogía histórico-crítica y la pedagogía de Paulo Freire, mostrando, en un primer momento, sus convergencias en la medida en que ambas se sitúan en la perspectiva de los intereses de la mayoría de la población constituida por la clase obrera con...
Ver mais
Resumen: Este artículo aborda la relación entre la pedagogía histórico-crítica y la pedagogía de Paulo Freire, mostrando, en un primer momento, sus convergencias en la medida en que ambas se sitúan en la perspectiva de los intereses de la mayoría de la población constituida por la clase obrera con miras a articulación de la educación con la transformación estructural de la sociedad capitalista. En el segundo momento, se discuten las diferencias entre las dos pedagogías, tomando como referencia el fundamento filosófico y las formulaciones pedagógicas
Ver menos
Abstract: This article deals with the relationship between the historical-critical pedagogy and Paulo Freire's pedagogy, showing, at first, their convergences insofar as both are placed in the perspective of the interests of the majority of the population constituted by the working class with a view...
Ver mais
Abstract: This article deals with the relationship between the historical-critical pedagogy and Paulo Freire's pedagogy, showing, at first, their convergences insofar as both are placed in the perspective of the interests of the majority of the population constituted by the working class with a view to articulating of education with the structural transformation of capitalist society. In the second moment, the differences between the two pedagogies are discussed, taking as reference the philosophical foundation and the pedagogical formulations
Ver menos
Aberto
Saviani, Dermeval, 1944-
Autor
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Dermeval Saviani
Fontes
Germinal: marxismo e educação em debate (Fonte avulsa) |