O breaking e sua relação com a educação física e o esporte [recurso eletrônico] : uma revisão bibliográfica na perspectiva dos estudos culturais
Gustavo José de Santana
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sa59b
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mário Luiz Ferrari Nunes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O Breaking enquanto dança e um dos quatro elementos da cultura Hip-Hop, recentemente foi considerado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como esporte olímpico. Sendo assim, este trabalho objetiva identificar quais são as produções acadêmicas que relacionam o Breaking com a Educação...
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Resumo: O Breaking enquanto dança e um dos quatro elementos da cultura Hip-Hop, recentemente foi considerado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como esporte olímpico. Sendo assim, este trabalho objetiva identificar quais são as produções acadêmicas que relacionam o Breaking com a Educação Física, Esporte e os Jogos Olímpicos/Olimpíadas, a partir da revisão de literatura, como foco principal em estudos a partir de 2018, ano em que ocorreu o primeiro evento oficial organizado pelo COI em que esta dança aparece como modalidade esportiva olímpica (Jogos Olímpicos da Juventude - JOJ, Buenos Aires, 2018). Os trabalhos foram pesquisados nas plataformas Lilacs, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Google Scholar e Scielo, convergindo em resultados apenas nas três primeiras. De um total de 121 trabalhos encontrados, foram objeto de análise 12 que tinham como foco central o Breaking na relação direta com a Educação Física e com o Esporte, com destaque para Salviano (2018) – "Breaking e desenvolvimento motor: processo de ensino e maturação do movimento especializado freeze"; Dias (2018) – "Por uma pedagogia hip-hop: o uso da linguagem do corpo e do movimento para a construção da identidade negra e periférica" e Correia; Da Silva; Ferreira (2017) – "Do racha na rua à batalha no palco: cenas das danças urbanas". Sendo assim, esta revisão de literatura também visa discutir quais são os saberes produzidos sobre o Breaking nessas 12 produções, e analisá-los a partir da perspectiva dos Estudos Culturais (EC), campo acadêmico interdisciplinar, composto por pensadores que dialogam com os referenciais pós-estruturalistas, pós-modernos e pós-críticos. Consideramos que este recorte de pesquisa refletiu uma heterogeneidade de discursos, identidades e finalidades acerca do Breaking, entre elas o reforço de uma prática desportiva para o desenvolvimento físico e intelectual de seus praticantes, numa perspectiva biopsicossocial de formação de sujeito, bem como produções que se debruçaram em perspectivas estéticas, reflexivas e de representação para as culturas juvenis, sejam elas tensionadas por bases epistemológicas críticas, com características de estabelecer um "resgate" cultural e permanência de suas características, ou aquelas que se propõem a entender os percursos e influências concretas e simbólicas que permeiam os praticantes dessa dança, aqui categorizada como "visão pós-crítica"
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Abstract: Breaking while dancing and one of the four elements of Hip-Hop culture, was recently considered by the International Olympic Committee (IOC) as an Olympic sport. Therefore, this work aims to identify which are the academic productions that relate Breaking with Physical Education, Sport and...
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Abstract: Breaking while dancing and one of the four elements of Hip-Hop culture, was recently considered by the International Olympic Committee (IOC) as an Olympic sport. Therefore, this work aims to identify which are the academic productions that relate Breaking with Physical Education, Sport and the Olympic Games/Olympics, from the literature review, as the main focus in studies from 2018, the year in which it occurred. the first official event organized by the IOC in which this dance appears as an Olympic sport (Youth Olympic Games - JOJ, Buenos Aires, 2018). The works were searched on the platforms Lilacs, Catalog of CAPES Theses and Dissertations, Google Scholar and Scielo, converging in results only in the first three. Of a total of 121 works found, 12 were the object of analysis that focused on Breaking in the direct relationship with Physical Education and Sport, with emphasis on Salviano (2018) - "Breaking and motor development: teaching and learning process". maturation of the specialized freeze movement"; Dias (2018) – "For a hip-hop pedagogy: the use of body language and movement for the construction of black and peripheral identity" and Correia; Da Silva; Ferreira (2017) – "From the street split to the stage battle: urban dance scenes". Therefore, this literature review also aims to discuss the knowledge produced about Breaking in these 12 productions, and to analyze them from the perspective of Cultural Studies (EC), an interdisciplinary academic field, composed of thinkers who dialogue with post-graduate references. -structuralist, post-modern and post-critical. We consider that this research cut reflected a heterogeneity of discourses, identities and purposes about Breaking, among them the reinforcement of a sport practice for the physical and intellectual development of its practitioners, in a biopsychosocial perspective of subject formation, as well as productions that focused on aesthetic, reflective and representational perspectives for youth cultures, whether they are tensioned by critical epistemological bases, with characteristics of establishing a cultural "rescue" and permanence of its characteristics, or those that propose to understand the paths and concrete influences and symbols that permeate the practitioners of this dance, here categorized as "post-critical vision"
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O breaking e sua relação com a educação física e o esporte [recurso eletrônico] : uma revisão bibliográfica na perspectiva dos estudos culturais
Gustavo José de Santana
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