Espaços de conhecimento e inovação [recurso eletrônico] : articulação do traçado urbano do HIDS com o seu entorno
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C398e
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (59 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Maria Gabriela Caffarena Celani, Robson Canuto da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) é um espaço de fomento ao conhecimento e à inovação que se encontra em fase de planejamento, na cidade de Campinas. Além do antigo Polo de Alta Tecnologia da cidade, o HIDS engloba os campi da Universidade Estadual de Campinas...
Resumo: O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) é um espaço de fomento ao conhecimento e à inovação que se encontra em fase de planejamento, na cidade de Campinas. Além do antigo Polo de Alta Tecnologia da cidade, o HIDS engloba os campi da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), compreendendo uma área de 11,3 milhões de m2 que será significativamente transformada nas próximas décadas. Atualmente, boa parte deste território possui áreas potenciais à ocupação com algumas áreas remanescentes de atividades rurais, pouco articulado ao contexto urbano circundante. Visando o desenvolvimento dessa área para alcançar a vitalidade social e econômica, é preciso criar condições estruturais para facilitar sua acessibilidade espacial, tanto local como regional. No entanto, um dos desafios do desenho urbano do HIDS é promover a articulação com seu entorno imediato e a cidade, preservando o legado ambiental local de rios, córregos, fragmentos de matas, corredores ecológicos e outras áreas de preservação ambiental existentes. Assim, é preciso estabelecer premissas e diretrizes de desenho que proporcionem conexão com o entorno, respeitando as pré existências e condicionantes ambientais. Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de integração do território do HIDS ao tecido urbano existente a seu redor, identificando os principais pontos de conexão, os potenciais conflitos com a rede existente e as propostas de corredores ecológicos e APPs. A metodologia adotada foi o tipo analítico-propositivo por meio de estudo de alternativas de articulação do HIDS com o contexto circundante baseado na Sintaxe Espacial também conhecida como teoria da Lógica Social do Espaço (HILLIER; HANSON, 1984). Houve um comparativo dos desenhos urbanos elaborados para o local em quatro momentos: a rede viária existente, o que já foi planejado e não executado na área (por Jaime Lerner, 2009), o traçado proposto atualmente pelo plano municipal (2018) e, por fim, a proposta para o HIDS desenvolvida pelos alunos da Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil (AUEC da FECFAU, turma 2020/2021). Também procurou identificar pontos estratégicos de intersecção entre corredores ecológicos e sistema viário visando a conexão com o entorno. Os resultados incluem uma análise de traçados para a integração do HIDS com a cidade, por meio de mapas sintáticos sobre potenciais de integração, facilidades de deslocamento e acesso. Os resultados podem auxiliar no processo de projeto urbano para a área ao considerar os sistemas de mobilidade e estrutura ecológica
Abstract: The International Hub for Sustainable Development (HIDS) is a space for fostering knowledge and innovation that is currently being planned in the city of Campinas, Brazil. In addition to the city's former High Technology Hub, it includes the campuses of the State University of Campinas...
Abstract: The International Hub for Sustainable Development (HIDS) is a space for fostering knowledge and innovation that is currently being planned in the city of Campinas, Brazil. In addition to the city's former High Technology Hub, it includes the campuses of the State University of Campinas (UNICAMP) and the Pontifical Catholic University of Campinas (PUC-Campinas), covering an area of 11.3 million m² that will be significantly transformed through coming decades. Currently, much of this territory is composed of areas with occupational potential, including areas of remaining rural activities, poorly articulated with the surrounding urban context. Aiming at the development of this area to achieve social and economic vitality, it is necessary to create structural conditions to facilitate its spatial accessibility, both locally and regionally. However, one of HIDS's urban design challenges is to promote articulation with its immediate surroundings and the city, preserving the local environmental legacy of rivers, streams, forest fragments, ecological corridors, and other existing environmental preservation areas. Thus, it is necessary to establish design principles and guidelines that provide a connection with the surroundings, respecting pre-existing and environmental conditions. This work aims to analyze the possibilities of integrating the HIDS territory into the urban fabric around it, identifying the main connection points and potential conflicts between the existing network and the proposal of ecological corridors and APPs. The methodology adopted was the analytical-propositive type based on the study of alternatives for the articulation of HIDS with the adjacent context, based on the Space Syntax also known as the Social Logic of Space's Theory (HILLIER; HANSON, 1984). There was a comparison among the urban designs proposed for the site in four moments: the existing road network, what has already been planned but was not implemented in the area, the currently proposed layout by the municipal plan and, finally, the proposal developed by the students of the Architecture, Urban Design and Civil Engineering Specialization (FECFAU's AUEC class 2020/2021). It was also aimed to define the strategic points of intersection on ecological corridors and the road system, targeting to connect them with the surroundings. The results include a proposition of ideal routes for the integration of HIDS with the city, through syntactic maps on integration potentials, ease of movement and access. Accomplished results may assist the urban design process for the area by considering systems of mobility and ecological structure
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