Estado da arte da produção acadêmica sobre ensino de evolução biológica no Brasil (1991-2020) [recurso eletrônico] : análise da influência religiosa na educação científica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59e
[State of the art of academic production on biological evolution teaching in Brazil (1991-2020)]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (391 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A pesquisa se caracteriza como um estudo do tipo Estado da Arte e foi desenvolvida com o objetivo de mapear e descrever a produção acadêmica brasileira referente ao Ensino de Evolução Biológica, defendida entre 1991-2020, além de inventariar e analisar o conjunto de documentos nesse tema que...
Resumo: A pesquisa se caracteriza como um estudo do tipo Estado da Arte e foi desenvolvida com o objetivo de mapear e descrever a produção acadêmica brasileira referente ao Ensino de Evolução Biológica, defendida entre 1991-2020, além de inventariar e analisar o conjunto de documentos nesse tema que focalizam a influência religiosa nos processos de ensino e de aprendizagem. Por meio do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, foram identificados 216 trabalhos constituídos por 170 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado. Para a análise dessa produção foi estabelecida a subdivisão da investigação em duas partes: a primeira delas, analisando a base institucional e as características temáticas e metodológicas dos trabalhos, tendo por base dez descritores (Autor, Orientador, Ano de Defesa, Grau Acadêmico, Instituição de Origem, Distribuição Geográfica, Nível Educacional e Modalidade de Ensino, Área de Conhecimento, Foco Temático, Objeto de Análise) e a segunda parte, analisando aspectos ligados à influência religiosa no ensino de evolução por meio de quatro descritores específicos (Relações entre Ciência e Religião, Concepções sobre Origem e Evolução da Vida, Fatores Interferentes Subjetivos no Ensino e na Aprendizagem de Evolução Biológica, Fatores Interferentes Objetivos no Ensino e na Aprendizagem de Evolução Biológica). Os resultados apresentam dados quantitativos e qualitativos que evidenciam a evolução histórica da produção acadêmica nacional sobre o Ensino de Evolução Biológica; a distribuição dessa produção com base: em suas instituições produtoras, nas regiões em que foram produzidas e nos principais graus acadêmicos que investigam o tema; além de dados que explicitam quais são as áreas de conteúdo, níveis educacionais, temas e objetos de análise têm sido privilegiados pela comunidade de pesquisadores que compõem o conjunto de trabalhos examinados. A pesquisa também identifica e discute as diferentes interações entre Ciência e Religião, as concepções sobre origem e evolução da vida e os principais fatores subjetivos e objetivos que impactam os processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos evolutivos em 45 dos 216 trabalhos encontrados. Tais discussões resgatam a meta de melhoria da educação científica no contexto brasileiro, uma vez que as dificuldades nos processos educativos que envolvem os conteúdos evolutivos ainda não estão superadas
Abstract: The research is characterized as a State of the Art study and was developed with the objective of mapping and describing the Brazilian academic production related to the Teaching of Biological Evolution, defended between 1991-2020, as well as inventorying and analyzing the set of documents...
Abstract: The research is characterized as a State of the Art study and was developed with the objective of mapping and describing the Brazilian academic production related to the Teaching of Biological Evolution, defended between 1991-2020, as well as inventorying and analyzing the set of documents on this theme that focus on religious influence on teaching and learning processes. Through the Center for Documentation in Science Teaching (CEDOC), the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and CAPES' Theses and Dissertations Database, 216 works were identified, consisting of 170 master's theses and 46 doctoral dissertations. To analyze this production, the research was subdivided into two parts: the first of them, analyzing the institutional base and the thematic and methodological characteristics of the works, based on ten descriptors (Author, Advisor, Year of Defense, Academic Degree, Institution of Origin, Geographical Distribution, Educational Level and Teaching Modality, Knowledge Area, Thematic Focus, Object of Analysis) and the second part, analyzing aspects related to religious influence on the teaching of evolution through four specific descriptors (Relations between Science and Religion, Conceptions on the Origin and Evolution of Life, Subjective Interfering Factors in the Teaching and Learning of Biological Evolution, Objective Interfering Factors in the Teaching and Learning of Biological Evolution). The results present quantitative and qualitative data that show the historical evolution of the national academic production on the Teaching of Biological Evolution; the distribution of this production based on: its producing institutions, the regions in which it was produced and the main academic degrees that investigate the subject; in addition to data that explain the content areas, educational levels, themes and objects of analysis have been privileged by the community of researchers that make up the set of works examined. The research also identifies and discusses the different interactions between Science and Religion, the conceptions about the origin and evolution of life and the main subjective and objective factors that impact the teaching and learning processes of evolutionary contents in 45 of the 216 studies found. Such discussions rescue the goal of improving scientific education in the Brazilian context, since the difficulties in educational processes that involve evolutionary content are not yet overcome
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF