"Tuas ideias não correspondem aos fatos" [recurso eletrônico] : o ensino de História e o revisionismo ideológico em difusão na atualidade
Pedro Zarotti Moreira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Z191t
["Your ideas don't match the facts"]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristina Meneguello
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta pesquisa alocou como objeto de estudo uma situação problemática relacionada a chegada às salas de aula da Educação Básica de um determinado repertório de informações sobre o passado. Como aporte teórico, utilizou-se a tipologia negacionismo, revisionismo historiográfico e ideológico...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa alocou como objeto de estudo uma situação problemática relacionada a chegada às salas de aula da Educação Básica de um determinado repertório de informações sobre o passado. Como aporte teórico, utilizou-se a tipologia negacionismo, revisionismo historiográfico e ideológico (NAPOLITANO & JUNQUEIRA, 2019) e o conceito de apropriação conservadora sobre o passado (MENEZES, 2019) para compreender esta situação problemática e uma série de apontamentos sobre a formação continuada docente (IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1992) para orientar a elaboração de uma intervenção sobre tal situação. Deste modo, o objetivo geral desta investigação foi o de confeccionar uma proposta formação continuada sobre o revisionismo ideológico destinado, especialmente, aos professores de História de Educação Básica. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as características do processo de formação continuada de professores, caracterizar o revisionismo ideológico à direita a partir da literatura científica especializada e analisar determinadas características relacionadas às experiências de docentes da Educação Básica com o revisionismo ideológico. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada (GATTI, 2009) com finalidade exploratória e descritiva (GIL, 2002) e com uma abordagem quantitativa de variáveis qualitativas (BRACARENSE, 2018) haja vista a necessidade de tornar mais explícita a situação problemática gerada pela chegada do revisionismo ideológico às salas de aula. Então, operacionalizou-se o levantamento como procedimento técnico, utilizando-se do questionário como instrumento para a coleta dos dados, aplicado, de forma on-line, entre elementos que compõem a população formada por docentes mestres ou mestrandos em Ensino de História. Os dados obtidos a partir da amostra, constituída de forma voluntária por 85 participantes, foram submetidos à Análise Exploratória de Dados (BARBARETTA, 2002) e à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram uma alta ocorrência de manifestações de revisionismo ideológico em relação aos tópicos curriculares ministrados, com destaque para o Regime Militar Brasileiro, e a autoridade docente a partir do 9º ano do Ensino Fundamental
Ver menos
Abstract: This research allocated as object of study a problematic situation related to the arrival in Basic Education classrooms of a certain repertoire of information about the past. As a theoretical contribution, the typology negationism, historiographical and ideological revisionism (NAPOLITAN &...
Ver mais
Abstract: This research allocated as object of study a problematic situation related to the arrival in Basic Education classrooms of a certain repertoire of information about the past. As a theoretical contribution, the typology negationism, historiographical and ideological revisionism (NAPOLITAN & JUNQUEIRA, 2019) and the concept of conservative appropriation of the past (MENEZES, 2019) were used to understand this problematic situation and a series of notes on continuing education teacher (IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1992) to guide the elaboration of an intervention on this situation. Thus, the general objective of this investigation was to make a proposal for continuing education on ideological revisionism, especially for teachers of History of Basic Education. As specific objectives, we sought to identify the characteristics of the process of continuing teacher education, characterize the ideological revisionism on the right from the specialized scientific literature and analyze certain characteristics related to the experiences of Basic Education teachers with ideological revisionism. To this end, an applied research was developed (GATTI, 2009) with an exploratory and descriptive purpose (GIL, 2002) and with a quantitative approach of qualitative variables (BRACARENSE, 2018) given the need to make the problem situation generated more explicit by the arrival of ideological revisionism in classrooms. Then, the survey was operationalized as a technical procedure, using the questionnaire as an instrument for data collection, applied online, among elements that make up the population formed by masters or masters in History Teaching. The data obtained from the sample, made up voluntarily by 85 participants, were submitted to Exploratory Data Analysis (BARBARETTA, 2002) and Content Analysis (BARDIN, 2011). The results indicated a high occurrence of manifestations of ideological revisionism in relation to the curricular topics taught, with emphasis on the Brazilian Military Regime, and the teaching authority from the 9th year of Elementary School onwards
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
"Tuas ideias não correspondem aos fatos" [recurso eletrônico] : o ensino de História e o revisionismo ideológico em difusão na atualidade
Pedro Zarotti Moreira
"Tuas ideias não correspondem aos fatos" [recurso eletrônico] : o ensino de História e o revisionismo ideológico em difusão na atualidade
Pedro Zarotti Moreira