A filosofia da educação grega na constituição histórica da Paideia Cristã [recurso eletrônico] : matrizes conceituais comuns, teorias pedagógicas distintas e contradições epistemológicas e políticas
Charles Lamartine de Sousa Freitas
TESE
Português
T/UNICAMP F884f
[The philosophy of greek education in the historical constitution of Christian Paideia]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: César Aparecido Nunes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa PAIDEIA, da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, insere-se na linha de pesquisa Ética, Política e Educação e tem por objetivo investigar a relação entre a Paideia Grega e a Paideia Cristã. A temática central do...
Ver mais
Resumo: Este trabalho, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa PAIDEIA, da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, insere-se na linha de pesquisa Ética, Política e Educação e tem por objetivo investigar a relação entre a Paideia Grega e a Paideia Cristã. A temática central do estudo circunscreve-se ao redor dos questionamentos: como se integram estas Paideias em seus ideais educativos-estruturais no mundo grego e cristão? Há entre elas uma oposição? Uma supera a outra? Existem construções históricas, epistemológicas e políticas, assim como distinções, contradições, confrontos assinóticos ou ambas representam diferentes sínteses culturais operadas pelas trajetórias dos grupos e sociedades humanas? O escopo das questões é identificar os fundamentos políticos e filosóficos do processo cultural que engendraram a emergência e reconhecimento da Paideia Cristã, além de procurar esclarecer sua originalidade no confronto com as filosofias universalistas do antigo mundo grego. É preciso conhecer os processos de sincronia, bem como os embates e incongruências que se efetivam no confronto das teses e das premissas de natureza cristã, com as ressonâncias e afirmações próprias da clássica proposta educacional helênica. Isto exigiu caracterizá-las singularmente. A inspiração metodológica desse caminho investigativo foi, portanto, crítico-dialética e histórico-filosófica, uma vez que buscou, mediante uma diacronia histórica, recuperar o sentido e as práticas sociais que configuram a conceituação basilar do estudo. A pesquisa, quanto à sua natureza, é de cunho bibliográfico e histórico, fundamentada numa perspectiva qualitativa que se traduz em pelo menos dois aspectos: um balanço crítico e uma recuperação da literatura sobre o tema. Sua realização empreendeu uma interpretação ressignificada e inovadora da tradição epistemológica e política da pedagogia do Cristianismo em um aporte hermenêutico, a partir da filosofia e considerando, ainda, algumas disposições próprias do pensamento teológico, de modo a oferecer um arranjo crítico, verossímil e honesto das trajetórias do projeto educativo cristão, muitas vezes descurados nos tratados de Filosofia e História da Educação. Os resultados institucionais demonstram a riqueza conceitual e categórica da Paideia Grega e, ao mesmo tempo, a amplitude peremptória da Paideia Cristã. Diante disto, direcionamos nossos esforços para identificar em ambas o elã, o leitmotiv do humanismo que elas invocam, no intuito de retomar a premissa da necessidade filosófico-antropológica para formação de novos agentes sociais e políticos em uma compreensão ontológica que traga luzes, com objetivo de estruturar um "novo humanismo", ético e pedagógico, frente às realidades trágicas encontradas no mundo de hoje
Ver menos
Abstract: This work, linked to the PAIDEIA Study and Research Group, from the Faculty of Education of the State University of Campinas, is part of the line of Ethics, Politics and Education, and aims to investigate the relationship between the Greek Paideia and the Christian Paideia. The central...
Ver mais
Abstract: This work, linked to the PAIDEIA Study and Research Group, from the Faculty of Education of the State University of Campinas, is part of the line of Ethics, Politics and Education, and aims to investigate the relationship between the Greek Paideia and the Christian Paideia. The central theme of the study is centered around the questions: how are these Paideias integrated into their educational-structural ideals in the Greek and Christian world? Is there an opposition between them? Does one surpass the other? Are there historical, epistemological and political constructions, as well as distinctions, contradictions, asymptotic confrontations, or do both represent different cultural syntheses operated by the trajectories of human groups and societies? The scope of the questions is to identify the political and philosophical foundations of the cultural process that engendered the emergence and recognition of the Christian Paideia, in addition to seeking to clarify its originality in the confrontation with the universalist philosophies of the ancient Greek world. It is necessary to know the processes of synchrony, as well as the clashes and inconsistencies that take place in the confrontation of theses and premises of a Christian nature, with the resonances and affirmations proper to the classical Hellenic educational proposal. This required characterizing them uniquely. The methodological inspiration of this investigative path was, therefore, critical-dialectical and historical-philosophical, since it sought, through a historical diachrony, to recover the meaning and social practices that configure the basic conceptualization of the study. The research, in terms of its nature, is bibliographic and historical, based on a qualitative perspective that translates into at least two aspects: a critical balance and a recovery of the literature on the subject. Its accomplishment undertook a resignified and innovative interpretation of the epistemological and political tradition of the pedagogy of Christianity in a hermeneutic contribution, from the philosophy and (also considering) some dispositions of the theological thought, in order to offer a critical, credible and of the trajectories of the Christian educational project, often neglected in the treatises on Philosophy and History of Education. The institutional results demonstrate the conceptual and categorical richness of the Greek Paideia and, at the same time, the peremptory amplitude of the Christian Paideia. In view of this, we direct our efforts to identify in both the elan, the leitmotiv of humanism that they invoke, in order to resume the premise of the philosophical-anthropological need for the formation of new social and political agents in an ontological understanding that sheds light, with the objective of structuring a "new humanism", ethical and pedagogical, in the face of the tragic realities found in today's world
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Orientador
Polli, José Renato, 1962-
Avaliador
Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
Avaliador
Silva, Maria Cristiani Gonçalves, 1971-
Avaliador
Arthus, Reginaldo
Avaliador
A filosofia da educação grega na constituição histórica da Paideia Cristã [recurso eletrônico] : matrizes conceituais comuns, teorias pedagógicas distintas e contradições epistemológicas e políticas
Charles Lamartine de Sousa Freitas
A filosofia da educação grega na constituição histórica da Paideia Cristã [recurso eletrônico] : matrizes conceituais comuns, teorias pedagógicas distintas e contradições epistemológicas e políticas
Charles Lamartine de Sousa Freitas