A arte de formar palhaços e palhaças no Brasil [recurso eletrônico]
Felipe Braccialli
TESE
Português
T/UNICAMP B721a
[The art of clowns training in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O Palhaço, emblemática figura com presença notável nas mais diferentes culturas, ele desafia o tempo e reafirma sua importância social em pleno século XXI. A contemporaneidade revela múltiplos caminhos formativos para o oficio de palhaço, buscando a composição de um artista que possa ocupar...
Ver mais
Resumo: O Palhaço, emblemática figura com presença notável nas mais diferentes culturas, ele desafia o tempo e reafirma sua importância social em pleno século XXI. A contemporaneidade revela múltiplos caminhos formativos para o oficio de palhaço, buscando a composição de um artista que possa ocupar os diferentes espaços públicos e privados (teatros, circos, ruas, hospitais, entre outros), além de entrelaçar elementos tradicionais e contemporâneos nas construções estéticas, artísticas e formativas. A presente pesquisa analisa os múltiplos processos de formação de palhaços e palhaças no Brasil, considerando particularidades sociais como as diferentes áreas de atuação e a geografia nacional. Este estudo foi realizado em três fases: iniciando por um exaustivo levantamento sobre a arte da palhaçaria, a pedagogia do palhaço e da palhaça e aspectos metodológicos da formação artística; prosseguindo com a aplicação de um questionário online visando mapear os formadores de palhaço em atividade no contexto nacional; e, por fim, com um conjunto de entrevistas com os formadores e formadoras selecionados a partir do reconhecimento dos pares. Ao analisar esse conjunto de dados obtidos nas três fases da pesquisa, foi possível compreender que existe uma multiplicidade de processos para aprender a palhaçaria, como, também, que essas diversas possibilidades de formação se cruzam e se influenciam constantemente. Além disso, esse aprendizado é contínuo e constante, ampliando-se a partir da relação com diversos artistas e públicos. Embora não pretendamos apresentar uma proposta de formação, parece-nos que os elementos emergentes podem contribuir para esse campo do conhecimento, cujo reconhecimento social e acadêmico vem mostrando substancial expansão nas últimas décadas
Ver menos
Abstract: Clown, an emblematic figure with a notable presence in the most different cultures, defies time and reaffirms its social importance in the 21st century. Contemporaneity reveals multiple formative paths for teaching clowns, seeking the composition of an artist who can work in different...
Ver mais
Abstract: Clown, an emblematic figure with a notable presence in the most different cultures, defies time and reaffirms its social importance in the 21st century. Contemporaneity reveals multiple formative paths for teaching clowns, seeking the composition of an artist who can work in different public and private spaces (theatres, circuses, streets, hospitals, among others), in addition to intertwining traditional and contemporary elements in aesthetic, artistic and formative constructions. The present research analyzes the multiple processes of teaching clowns in Brazil, considering social particularities such as the different areas of activity and the national geography. The study was carried out in three phases: starting with an exhaustive survey on the art of clowns, clown pedagogy and methodological aspects of artistic training; the application of an online questionnaire aimed at mapping clown teachers in activity in the national context; and, finally, a set of interviews with teachers selected from peer recognition. By analyzing this set of data obtained in the three phases of the research, it was possible to understand that there is a multiplicity of processes to learn clowning, as well as that these diverse possibilities of learning intersect and constantly influence each other. In addition, this learning is continuous and constant, expanding with the relationship with various artists and audiences. Although we do not intend to present a training proposal, it seems to us that the emerging elements can contribute to this field of knowledge, whose social and academic recognition has shown substantial expansion in recent decades
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Orientador
Colla, Ana Cristina, 1971-
Avaliador
Wuo, Ana Elvira, 1964-
Avaliador
Martins, Elisabete Vitoria Dorgam
Avaliador
Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos
Avaliador
A arte de formar palhaços e palhaças no Brasil [recurso eletrônico]
Felipe Braccialli
A arte de formar palhaços e palhaças no Brasil [recurso eletrônico]
Felipe Braccialli