"De volta para onde nunca estive" [recurso eletrônico] : arte africana e diáspora na Bienal de Dacar (1992-2012)
TESE
Português
T/UNICAMP M865d
["Back to where I've never been"]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (333 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Omar Ribeiro Thomaz
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: "Seria possível retornar a um lugar onde nunca estive antes?", perguntava a artista cubana Maria Magdalena Campos-Pons ao narrar a realização de sua primeira exposição em solo africano — parte integrante da programação da sexta bienal de Dacar (Senegal, 2004). O paradoxo latente à questão...
Resumo: "Seria possível retornar a um lugar onde nunca estive antes?", perguntava a artista cubana Maria Magdalena Campos-Pons ao narrar a realização de sua primeira exposição em solo africano — parte integrante da programação da sexta bienal de Dacar (Senegal, 2004). O paradoxo latente à questão enunciada por Campos-Pons dá nome a esta tese, e abre caminho para uma investigação sobre a presença dos artistas da diáspora africana na bienal de Dacar — também conhecida como Dak’art —, ao longo de suas dez primeiras edições (1992-2012). Expoente cultural da África do Oeste, a cidade de Dacar é tomada aqui como um terreno privilegiado na gestação de imagens e narrativas dos sujeitos em diáspora, tanto no campo das artes, quanto da política ou da produção intelectual. Guiados por pautas heterogêneas, tais sujeitos projetam na África diferentes temporalidades. Do retorno desejado a uma terra ancestral ao olhar futurista e cosmopolita que desvincula o continente do legado colonial, tais projetos acompanham as distinções entre as dispersões históricas e contemporâneas, sem desconsiderar o horizonte global de pertencimento e solidariedade que questiona a racialização do "ser negro" face ao privilégio social da "brancura". Muitas vezes oscilantes, as narrativas de pertencimento associadas ao campo da arte contemporânea africana estão diretamentes relacionadas a esse contexto, e posicionam os artistas entre a adesão e a recusa de identidades essencializadas no campo da história da arte. Longe de indicar uma contradição, tais posicionamentos são estrategicamente mobilizados pelos artistas que os enunciam, lhes permitindo afirmar sua coetaneidade e negociar ativamente sua entrada no mundo da arte contemporânea. Ora, que visões de mundo, experiências sociais, dimensões simbólicas e políticas o termo "diáspora africana" engloba? E, como repercutem no campo da arte contemporânea? Que imagens os artistas da diáspora mobilizam ao expor seus trabalhos no continente africano? E, por outro lado, o que representa para a cena dakaroise a presença dos artistas da diáspora? Essas são algumas das questões que esta tese se propõe a responder
Abstract: "Would it be possible to return to a place where I have never been before?", asked the Cuban artist Maria Magdalena Campos-Pons as she narrated her first exhibition on African soil — part of the sixth Dakar Biennial (Senegal, 2004). The paradox underlying the question enunciated by...
Abstract: "Would it be possible to return to a place where I have never been before?", asked the Cuban artist Maria Magdalena Campos-Pons as she narrated her first exhibition on African soil — part of the sixth Dakar Biennial (Senegal, 2004). The paradox underlying the question enunciated by Campos-Pons gives name to this thesis, and opens the path for an enquiry on the presence of African Diaspora artists at the Dakar Biennale — also known as Dak'art — throughout its first ten editions (1992-2012). A cultural exponent of West Africa, the city of Dakar is taken here as a privileged site for the development of images and narratives of the individuals in diaspora, whether in the arts, in politics or intellectual production. Spanning heterogeneous agendas, these individuals ascribe distinct temporalities to the African continent. From the longed-for return to an ancestral land to the futuristic and cosmopolitan gaze that unbinds the continent from the colonial legacy, such projects encompass the distinctions between historical and contemporary dispersions — ultimately aware of the global horizon of kinship and solidarity that questions the racialization of the "black being" vis à vis the social privilege of "whiteness". The narratives of belonging associated with the field of contemporary African art are directly related to this context, and are often grounded in oscillating positions that place artists between the adherence to and the denial of essentialized identities in the field of art history. Far from a contradiction, such positions are strategically mobilized by the artists who enunciate them, allowing the assertion of coevalness and the active negotiation of their entry into the contemporary art world. Which worldviews, social experiences, symbolic and political dimensions does the term "African Diaspora" encompass? How does it resonate in the field of contemporary art? What images do Diaspora artists mobilize when exhibiting their work on the African continent? And, on the other hand, what does the presence of Diaspora artists represent for the Dakaroise art scene? These are some of the questions that this dissertation intends to address
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