Teatro e tensões culturais em São Paulo nos anos 1950 e 1960 [recurso eletrônico] : os primeiros anos do Teatro Oficina e a censura
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ar14t
[Theater and cultural tensions in São Paulo in the 1950 and 1960]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (146 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rodrigo Camargo de Godoi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho propõe um estudo da trajetória do grupo Teatro Oficina a partir da sua relação com a censura, consecutivamente, é traçada uma análise da cena teatral na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1960. Desse modo, a pesquisa busca compreender a formação do grupo Oficina,...
Resumo: Este trabalho propõe um estudo da trajetória do grupo Teatro Oficina a partir da sua relação com a censura, consecutivamente, é traçada uma análise da cena teatral na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1960. Desse modo, a pesquisa busca compreender a formação do grupo Oficina, ainda no período democrático, e o seu desenvolvimento na cena teatral paulista concomitante ao processo de renovação do teatro, quando a cena amadora e profissional era estimulada por meio das políticas de incentivo ao teatro. O trabalho também visa refletir sobre a censura aplicada nas produções do Oficina, para tanto, estabelece-se uma leitura etnográfica da censura ao realizar um estudo de caso em torno da peça Os Inimigos, de Gorki, encenada em 1966 pela companhia teatral estudada. Neste quadro marcado por tensões culturais, a companhia de José Celso criou mecanismos estéticos, teóricos e artísticos para responder aos atos censórios, rompendo com o teatro tradicional e assumindo uma posição engajada em diálogo com a realidade nacional do período. As fontes que possibilitaram a análise foram os documentos da censura do fundo Miroel Silveira no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a imprensa do período, bem como a documentação do fundo Teatro Oficina depositada no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Abstract: The fallowing work proposes a study about the Teatro Oficina group and its relation with censorship, consecutively, it is traced an analysis of the theater scene in the city of São Paulo between the decades of 1950 and 1960. Thereby this research tries to understand the formation of the...
Abstract: The fallowing work proposes a study about the Teatro Oficina group and its relation with censorship, consecutively, it is traced an analysis of the theater scene in the city of São Paulo between the decades of 1950 and 1960. Thereby this research tries to understand the formation of the Oficina group, yet in democratic period, and its development in the theater scene at the same time of the process of theater renovation, when the amateurs and professionals were stimulated by incentive policies. For that reason, the work also seems to reflects the censorship forced in the productions made by Oficina, therefore, establishes an ethnographic reading of censorship by doing a study around the play: Os Inimigos, by Gorki, staged in 1966 at the hands of Oficina. This period was marked by cultural tensions, and the Teatro Oficina created an aesthetic mechanism, theoretical and artistics to respond to the censorship at the period, breaking the traditional by dialoguing with reality. The fonts that made this research possible were the censorship documents from Miroel Silveira at Arquivo Público do Estado de São Paulo, the press of the period, as well the documentation of Teatro Oficina who are deposited in the Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), in Unicamp
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