Digitalizando uma galeria de artes [recurso eletrônico] : processo de criação e avaliação da plataforma GAIA Virtual
Rogério Augusto Bordini
TESE
Português
T/UNICAMP B644d
[Digitizing an art gallery]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (208 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cesar Augusto Baio Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Nos anos 90 a combinação da tecnologia de imagens, dos bits e, efetivamente, da Internet, permitiu que espaços artísticos, simbólicos e expositivos – como museus e galerias – se tornassem acessíveis por meio de suportes digitais e suas interfaces, como computadores, headsets de realidade...
Ver mais
Resumo: Nos anos 90 a combinação da tecnologia de imagens, dos bits e, efetivamente, da Internet, permitiu que espaços artísticos, simbólicos e expositivos – como museus e galerias – se tornassem acessíveis por meio de suportes digitais e suas interfaces, como computadores, headsets de realidade virtual, navegadores web, etc. Contudo, quando pensamos na apropriação de tais recursos como forma de construir e promover espaços expositivos artísticos, quais são as condições visuais e interativas a serem consideradas para promover uma experiência singular de acesso a obras de arte? Ademais, o ato de visitar uma exposição virtual pode ser influenciado ou alterado de acordo com o tipo de dispositivo tecnológico utilizado para tal finalidade, como formatos imersivos ou não-imersivos? É a partir dessas indagações que a presente pesquisa promoveu uma investigação acerca do processo de criação e avaliação da plataforma GAIA Virtual – versão digital da Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – tanto no seu formato imersivo em realidade virtual (RV) quanto não-imersivo (Web). Além de analisar o processo de montagem de cinco exposições executadas no âmbito da galeria virtual sob o ponto de vista expográfico e curatorial, experimentos com pessoas de diferentes contextos e perfis (N = 23) foram realizados para avaliar suas interações com a GAIA Virtual em ambos os formatos oferecidos, com escalas métricas para análise da experiência estética, senso de presença e usabilidade. Os resultados mostraram que, de forma geral, a plataforma oferece as condições visuais e interativas necessárias para permitir que artistas e o grande público se apropriem do espaço virtual para acessar e realizar exposições online, com uma aprovação de uso um pouco maior da versão Web em relação à RV. As análises também indicaram uma tendência de maior uso da plataforma por pessoas mais jovens e/ou que possuíam maior conhecimento/interesse por tecnologias digitais, sugerindo que o sistema deve adotar estratégias de usabilidade e navegação mais acessíveis, de modo a atrair públicos de todas as idades e perfis
Ver menos
Abstract: In the 1990s the combination of image technology, bits and, effectively, the Internet, allowed artistic, symbolic and exhibition spaces – such as museums and galleries – to become accessible through digital devices and their interfaces, such as computers, virtual reality headsets, web...
Ver mais
Abstract: In the 1990s the combination of image technology, bits and, effectively, the Internet, allowed artistic, symbolic and exhibition spaces – such as museums and galleries – to become accessible through digital devices and their interfaces, such as computers, virtual reality headsets, web browsers, etc. However, when we think about the appropriation of such resources as a way to build and promote art exhibition spaces, what are the visual and interactive conditions to be considered to promote effective access to artists and visitors? Moreover, can the act of visiting a virtual exhibition be influenced or changed according to the type of system used for such a purpose, such as the use of immersive or non-immersive formats? It is from these questions that the present research promoted an investigation about the process of creation and evaluation of the GAIA Virtual platform – a digital version of the Art Gallery of the Art Institute (GAIA) from the University of Campinas (UNICAMP) – both in its immersive format in virtual reality (VR) and non-immersive (Web). Besides analysing the mounting process of five exhibitions executed within the virtual gallery under expographic and curatorial points of view, experiments with people from different contexts and profiles (N = 23) were carried out to evaluate their interactions with GAIA Virtual in both formats offered, with aesthetic experience, sense of presence and usability metric scales. Results showed that, in general, the platform offers the necessary visual and interactive conditions to allow artists and the general public to appropriate the virtual space for online exhibitions and visits, with a slightly higher approval of use of the Web version in relation to VR. The analyses also indicated a trend towards greater use of the platform by younger people and/or those with greater knowledge/interest in digital technologies, suggesting that the system should adopt usability and navigation strategies capable of attracting audiences of all ages and profiles
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Santos, Cesar Augusto Baio, 1978-
Orientador
Braga, Isis Fernandes
Avaliador
Zuanon, Rachel, 1974-
Avaliador
Hildebrand, Hermes Renato, 1954-
Avaliador
Beiguelman, Giselle, 1962-
Avaliador
Digitalizando uma galeria de artes [recurso eletrônico] : processo de criação e avaliação da plataforma GAIA Virtual
Rogério Augusto Bordini
Digitalizando uma galeria de artes [recurso eletrônico] : processo de criação e avaliação da plataforma GAIA Virtual
Rogério Augusto Bordini