Educação patrimonial e ensino de história [recurso eletrônico] : os bens culturais de Guaxupé / MG na sala de aula
Inácio Walacy de Souza Abrantes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ab84e
[Heritage education and history teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Tognon
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho aborda questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Guaxupé/MG, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial. Numa primeira parte, encontram-se as discussões teórico-metodológicas acerca de alguns conceitos básicos, tais como: patrimônio...
Ver mais
Resumo: Este trabalho aborda questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Guaxupé/MG, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial. Numa primeira parte, encontram-se as discussões teórico-metodológicas acerca de alguns conceitos básicos, tais como: patrimônio cultural, educação patrimonial, cultura, memória, tombamento, registro e inventário. Em seguida, apresento os bens culturais tombados, registrados e inventariados de Guaxupé, bem como uma sequência didática acerca dos mesmos. O objetivo foi transformar toda a política municipal de proteção ao patrimônio cultural – desenvolvida desde 1997 pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé (CDMPHC) –, em um material didático (com textos; imagens; exercícios de múltipla escolha; questões abertas; palavras-cruzadas etc) a ser utilizado como ferramenta de educação patrimonial nos 9os anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, o meu produto final no Profhistória contribuirá para a valorização e difusão do patrimônio cultural local
Ver menos
Abstract: This report addresses issues related to the historical and cultural heritage in Guaxupé/MG township, from a perspective focused on heritage educational background. Firstly, there are theoretical and methodological discussions about some basic concepts, such as: cultural heritage, heritage...
Ver mais
Abstract: This report addresses issues related to the historical and cultural heritage in Guaxupé/MG township, from a perspective focused on heritage educational background. Firstly, there are theoretical and methodological discussions about some basic concepts, such as: cultural heritage, heritage education, culture, memory, educational background, registration and inventory. Afterward, showing up Guaxupé's tumbled, registered and listed cultural assets, as well as a following teaching about them. The objective was to transform the entire township policy for the preservation in a cultural heritage - developed since 1997 by the Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé (CDMPHC) -, in a courseware (with texts; images; multiple choice exercises; open questions; crosswords etc.) to be used as a heritage education instrument in the 9th grade of junior high school and high school. Therefore, my final product in Profhistória will contribute to the appreciation and dissemination of the local cultural heritage
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Educação patrimonial e ensino de história [recurso eletrônico] : os bens culturais de Guaxupé / MG na sala de aula
Inácio Walacy de Souza Abrantes
Educação patrimonial e ensino de história [recurso eletrônico] : os bens culturais de Guaxupé / MG na sala de aula
Inácio Walacy de Souza Abrantes