A literatura nativa e o ensino das relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M865L
[Native literature and teaching of ethnic-racial relations in elementary school]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho visa a discutir, no âmbito do ensino das relações étnico-raciais, o papel desempenhado pela leitura de narrativas indígenas na formação das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar as práticas pedagógicas com a literatura sobre a cultura...
Resumo: Este trabalho visa a discutir, no âmbito do ensino das relações étnico-raciais, o papel desempenhado pela leitura de narrativas indígenas na formação das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar as práticas pedagógicas com a literatura sobre a cultura indígena, desenvolvidas após a aprovação da Lei Federal 11.645/08, e analisar as possíveis contribuições das narrativas escritas por autores indígenas indicadas para essa faixa etária. Trata-se de pesquisa bibliográfica, que inclui o levantamento e a análise de livros paradidáticos sobre essa temática, listados no PNLD e encontrados no acervo da biblioteca escolar da EMEF "Júlio de Mesquita Filho" de Campinas/SP. Apresentam-se, também, sugestões didáticas com alguns desses livros, aplicadas, no ciclo II, ao ensino de relações étnico-raciais
Abstract: This research intends to discuss the potential of Native Literature on teaching ethnic-racial relations for children in elementary school. The main purposes are to identify educational practices embracing literature about indigenous cultures after federal law 11.645/08. Another intention...
Abstract: This research intends to discuss the potential of Native Literature on teaching ethnic-racial relations for children in elementary school. The main purposes are to identify educational practices embracing literature about indigenous cultures after federal law 11.645/08. Another intention is to study the contributions of narratives written by indigenous authors recommended to this age. A bibliographic research counting on a data survey and the analysis of Reading books about this theme -indigenous peoples – listed by PNLD and located in EMEF Júlio de Mesquita Filho 's library, in Campinas, SP. It's also presented didactic suggestions with some of these books recommended to the teaching of ethnic-racial relations to children in the end of elementary school
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF